Caminhoneiro: saiba como fazer seu planejamento de rotas

8 minutos para ler
quiz - Você sabe cuidar das suas finanças como caminhoneiro autônomo?

Existem vários custos durante o transporte que, se não forem bem planejados e controlados, podem prejudicar o seu lucro. O maior, e mais importante, é o gasto com combustível, o que torna necessário fazer um planejamento de rotas para escolher o melhor caminho entre a origem e o destino da carga.

Pensando nisso, resolvemos escrever o artigo de hoje para oferecer algumas dicas de como esse planejamento pode ser feito e por que ele é tão importante. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a gente e confira agora mesmo!

A importância do planejamento de rotas

Toda rota tem partes agradáveis e partes consideradas ruins. Isso quer dizer que em boas estradas pode haver um fluxo muito intenso de veículos, ou as estradas com condições inferiores serem mais curtas (e rápidas).

Assim, você precisa ter em mente que nem sempre será possível obter apenas os ganhos. Existem alguns pontos em que será necessário abrir mão de algum benefício — conforto e acessibilidade, por exemplo — em prol do resultado geral. Entretanto, há dois aspectos que devem ser sempre considerados nessa decisão: segurança e os prazos de entrega.

Sendo assim, busque informações sobre o percurso na internet, peça a opinião de outros caminhoneiros, use aplicativos para ajudar na orientação e tente reunir dados sobre as características da rota. Só assim é possível tomar a melhor decisão possível.

Ainda vale lembrar que a rota escolhida pode afetar o valor do frete, a segurança da carga e as características podem entrar em uma questão chamada cálculo de generalidades. Nesses casos, estão incluídas:

  • taxa de estadia;
  • cobrança de diárias;
  • taxa de dificuldade na entrega;
  • necessidade de escolta armada.

Tudo isso deve ser negociado previamente com o cliente, de acordo com as necessidades da rota.

Isso é importante pois ajuda na gestão do seu lucro, reduzindo gastos com combustível e impactando também no tempo de duração da viagem.

Dicas para fazer um planejamento de rotas efetivo

Elencamos a seguir algumas dicas que vão ajudar no planejamento da sua rota de viagem, ajudando não só na redução de gastos com combustível, mas também na otimização do tempo da sua viagem e na entrega das mercadorias com maior segurança. Confira!

Planeje com antecedência

Mesmo que você saiba de onde está saindo e para onde vai, é importante fazer um certo planejamento, pensando em quanto tempo a viagem deve ser concluída e se vai pegar outro trabalho logo em sequência — coisa que a maioria dos caminhoneiros já deve fazer.

Mas o ideal é ir além disso e pensar no trajeto que será percorrido e na qualidade das vias que serão utilizadas. Vale lembrar que nem sempre o melhor caminho é o mais conhecido ou o mais confortável.

Em muitos casos, usar uma rota diferenciada pode ser sinônimo de diminuição de desvios, de evitar estradas muito afetadas por ações de criminosos, entre outros pontos importantes. Dessa forma, você consegue obter as vantagens de viajar com mais segurança, economizando combustível ou gastando menos tempo, por exemplo.

Conheça as restrições do cliente

Você já deve ter passado por situações em que os clientes finais tinham exigências bem específicas para receber as mercadorias, como restrições de horário, condições para a descarga e não ter produto de outra empresa dentro do veículo, por exemplo. Além de deixar a entrega mais complicada, as restrições podem tornar algumas rotas inviáveis.

Sendo assim, saiba para quem você vai entregar, se existem condições especiais, se é necessário fazer algum agendamento prévio, entre outras questões. Dessa forma, você diminui o risco de sofrer com recusas, ficar retido no pátio ou ter que fazer alguma reentrega.

Tudo isso acaba consumindo o tempo que poderia ser aproveitado em outras atividades, ou mesmo já pegando outra viagem para fazer, ou seja, são questões que podem gerar prejuízos para você no final do mês.

Identifique pedágios

É importante que o profissional conheça bem a rota que vai fazer, por isso ele deve identificar quais são os pedágios existentes no trecho. Além de garantir o acesso a informações sobre as despesas com essa taxa, isso também contribui para que ele saiba pontos onde podem ocorrer eventuais atrasos em razão do grande fluxo de veículos.

Trace rotas alternativas

É muito importante ter um “plano B”, desta forma, além da rota original, é interessante que você também considere uma ou duas rotas alternativas. Caso você tenha notícias de acidentes, greves ou eventuais problemas na estrada, é possível adotar a rota alternativa.

De forma geral, é pouco provável que isso aconteça, entretanto é sempre bom estar preparado para lidar com eventuais imprevistos.

Crie um padrão para a ordem das entregas

Quando o assunto é logística e entrega de mercadorias, é necessário estar atento à organização. Isso significa que o caminhoneiro deve criar um padrão para a ordem das entregas, já que isso vai ajudar a otimizar o tempo de viagem e evitar que ele tenha que andar mais, refazendo trechos e gastando combustível além do necessário.

Conte com a ajuda da tecnologia

O conhecimento que você adquiriu com a experiência e em conversas com outros caminhoneiros é muito importante para a realização de um bom serviço. É por meio dele que você sabe quais estradas são mais perigosas e quais atalhos podem ser pegos, por exemplo.

Porém, vale a pena contar com alguns recursos — como o GPS e aplicativos de monitoramento do trânsito — que ajudarão ainda mais no seu planejamento e na execução do trajeto. A grande vantagem disso é que alguns deles são gratuitos e, mesmo assim, têm qualidade e confiabilidade.

Invista no rastreamento do seu veículo

É muito comum que empresas invistam em tecnologias para rastrear os veículos e monitorar se os motoristas estão cumprindo o planejamento de rotas. Mas essa ferramenta pode ser muito útil para você, caminhoneiro, garantir a sua segurança.

Esse recurso permite que o trajeto seja acompanhado em tempo real e, no caso de furto, roubo ou mesmo sequestro do veículo, pode facilitar a denúncia e as investigações. Além disso, já existem contratantes que pedem que o rastreamento seja feito para manter os clientes informados sobre o status do transporte.

A importância da manutenção do seu veículo

Apesar de não ser uma questão diretamente relacionada ao planejamento de rotas, vale lembrar da importância de deixar a manutenção do veículo em dia.

Esse cuidado é necessário pois não adianta planejar uma rota com prazo curto se o caminhão quebrar ou apresentar defeito na estrada, não é mesmo? Pode parecer óbvio, mas é muito comum encontrar caminhões em manutenção ao longo das estradas.

Apesar de perder alguns dias na oficina durante a manutenção, você tem uma garantia maior de que vai viajar com segurança, com um baixo risco de sofrer com falha mecânica no meio do nada e sem prejudicar os seus clientes, que geralmente contam com prazos de entrega apertados.

Além disso, manter uma rotina de cuidados com o seu equipamento de trabalho ajuda a descobrir possíveis problemas com antecedência, o que torna o conserto mais barato e mais rápido do que lidar com a falha total — que é mais cara e demorada.

Como você pôde ver, o planejamento de rotas influencia diretamente na sua renda, já que reduz gastos com combustível e impacta também no tempo de duração da viagem e na eficiência das entregas.

Entre as boas práticas, recomenda-se que o profissional se planeje com antecedência, conhecendo todas as restrições do cliente atendido. Ainda, é importante identificar quais são os pedágios ao longo do trecho, traçando rotas alternativas caso surja necessidade e criando um padrão para a ordem das entregas.

Outra dica importante é investir no rastreamento do veículo e aproveitar as ferramentas tecnológicas disponíveis para tornar a viagem mais dinâmica. Por fim, outro cuidado fundamental e que todo caminhoneiro deve ter é com a manutenção preventiva do veículo.

Manter o caminhão revisado reduz o risco de problemas graves durante a viagem que podem prejudicar o cliente e os prazos de entrega com ele acordados.

Você gostou deste post sobre planejamento de rotas? As informações foram úteis para ajudar no planejamento e organização das suas viagens? Seguindo essas dica você vai agregar ainda mais qualidade aos serviços prestados.

Para mais informações a respeito de como gerir as suas frotas recomendamos que você aproveite para baixar o e-book “Guia completo: análise da desempenho na gestão de frotas” e aprofunde o seu conhecimento sobre estratégias e uso inteligente dos recursos.

Caminhão basculante: tudo o que você precisa saber antes de adquirir
Você também pode gostar

2 comentários em “Caminhoneiro: saiba como fazer seu planejamento de rotas

Deixe um comentário