Antes de viajar, fique atento a algumas peças no seu caminhão

peças de caminhão
7 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Antes de iniciar qualquer deslocamento com o caminhão, um dos cuidados mais básicos a serem adotados é avaliar as condições de manutenção do veículo. Isso porque existem peças que estão mais sujeitas a falhas entre uma viagem e outra e precisam ser conferidas com certa frequência.

Nesse sentido, realizar uma checagem mais detalhada antes de pegar a estrada, muitas vezes, é o que permite ao motorista identificar componentes avariados ou que estão prestes a apresentar algum defeito. Dessa forma, é possível antecipar os reparos e garantir tranquilidade durante o trajeto.

Como sabemos que tempo é dinheiro e que a sua segurança não tem preço, preparamos este artigo listando as principais peças de caminhão com as quais você deve se preocupar para realizar uma viagem segura e livre de acidentes, atrasos ou multas. Continue a leitura e confira!

5 peças de caminhão que precisam de maior atenção

Quem lida com o transporte de cargas sabe bem o quanto um caminhão sofre ao trafegar pelas estradas brasileiras. Muitos trechos da nossa malha rodoviária estão em condições precárias, o que prejudica diretamente a manutenção do veículo ao longo de uma viagem.

No entanto, o fato é que existem peças que acabam sofrendo mais durante os deslocamentos, merecendo ainda mais atenção por parte do motorista e dos gestores de frotas. Confira, a seguir, quais são elas!

1. Motor

O motor é o principal componente de um caminhão, além de ser também um dos mais caros. No decorrer de uma viagem, essa é a peça da qual mais se exige, especialmente quando o veículo está carregado. Por isso, é muito importante checar suas condições sempre que for viajar.

Por se tratar de uma peça mecânica, o uso contínuo do motor gera um desgaste natural, exigindo manutenções rotineiras. Há, por exemplo, necessidade de trocar o óleo, conferir o líquido de arrefecimento e avaliar uma série de outros sistemas que trabalham em conjunto com o motor, como é o caso da injeção.

Todas essas peças precisam ser vistoriadas por quem realmente entende. Por isso, é recomendado buscar auxílio especializado, como o oferecido por concessionárias e pelo grupo WLM.

2. Suspensão

Em razão da infraestrutura ruim das nossas estradas e da precariedade do asfalto em muitas localidades, a suspensão de um caminhão é, sem dúvida, um dos sistemas que mais apresenta falhas e avarias durante as viagens. Trincas em molas, vazamentos em amortecedores e desgaste de buchas são situações comuns e, por isso, essas peças devem ser sempre checadas.

Além disso, é importante lembrar que a suspensão do caminhão está diretamente associada à sua dirigibilidade e segurança. Assim, danos em qualquer dos seus componentes podem prejudicar a estabilidade em curvas, interferir na distribuição de peso entre os eixos e causar o desgaste irregular dos pneus, além de acidentes graves.

Por esses motivos, antes de viajar, é muito importante realizar uma avaliação técnica de todos os componentes da suspensão. Nesse ponto, o Grupo WLM está à disposição em diferentes pontos do país para cuidar do seu Scania da melhor maneira possível.

3. Faróis

A trepidação gerada pela cobertura asfáltica de má qualidade é um dos principais causadores de problemas com os faróis do caminhão. Com frequência, motoristas são obrigados a interromper suas viagens para substituir lâmpadas queimadas, faróis e lanternas quebradas e verificar a fiação do sistema de iluminação.

Sabendo disso, é essencial que você tenha o hábito de checar todas as lâmpadas e faróis do caminhão. Além de fundamentais para sua segurança na condução noturna, essas peças são de funcionamento obrigatório, o que significa que multas podem ser aplicadas caso o motorista seja pego trafegando com um farol ou uma lanterna queimada.

4. Pneus

Junto dos demais itens citados, os pneus também merecem muita atenção antes do início de uma viagem. É preciso conferir se todos eles estão com a pressão adequada, em bom estado de conservação e dentro das especificações impostas pela legislação. Também é preciso, é claro, adotar os mesmos cuidados com os estepes.

5. Freios

Por fim, chamamos a sua atenção para a importância de se conferir todos os componentes dos freios. Peças como lonas de freio, pastilhas e discos precisam passar por uma inspeção cuidadosa, já que a segurança na condução do caminhão depende do correto funcionamento dessa peça.

Mais uma vez, destacamos a importância de se procurar apoio especializado para realizar quaisquer serviços, afinal, existem questões mais técnicas e que exigem o conhecimento de um profissional.

A importância de manter a manutenção em dia

Estabelecer uma rotina de manutenções no caminhão é uma das práticas mais recomendadas para motoristas e frotistas. Os benefícios dessa prática se estendem por diferentes áreas, como demonstramos a seguir. Confira!

Redução de custos

A manutenção de caráter preventivo é uma grande aliada das empresas, especialmente do ponto de vista financeiro. Em vez de se gastar mais com a manutenção corretiva, que normalmente exige a substituição de peças e soluções mais demoradas, a prevenção por meio de avaliações frequentes — principalmente antes de viagens — permite que problemas sejam identificados no estágio inicial.

Dessa forma, torna-se mais fácil fazer reparos ou alterações que confiram longevidade à peça, além de mais segurança ao motorista, evitando despesas maiores no longo prazo. Além disso, torna-se possível administrar melhor a manutenção da frota, já que o gestor pode fazer correções e ajustes no tempo certo — o que é fundamental para controlar o orçamento.

Prolongamento da vida útil do caminhão

Um dos impactos positivos mais perceptíveis de se manter a manutenção do caminhão em dia é o prolongamento da sua vida útil. No caso de componentes mecânicos, como o motor, cuidados frequentes podem aumentar o seu tempo de uso e adiar procedimentos de retífica, por exemplo, os quais costumam ser caros e demorados.

Reforço na segurança

Com a manutenção em dia, o motorista e a transportadora têm a certeza de que os riscos existentes em uma viagem serão minimizados. Isso porque os principais sistemas do caminhão passam por uma checagem, o que reduz a probabilidade de falhas repentinas, além de acidentes e outras situações igualmente prejudiciais.

Por fim, como foi possível perceber, existem diferentes peças de caminhão que precisam ser conferidas antes do início de uma viagem. Essa postura é o que garante não só a conservação do veículo, mas a segurança do seu condutor e da carga transportada.

Sabendo disso, o Grupo WLM e todos os seus prestadores de serviços querem ajudar você, motorista ou frotista, a garantir a manutenção adequada dos caminhões Scania, oferecendo serviços especializados, peças genuínas e um atendimento personalizado.

Agora que você já sabe quais peças de caminhão merecem mais atenção antes de uma viagem, não pare por aqui: continue aprendendo mais sobre o universo dos caminhões. Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o tema em primeira mão!

checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-