Novas motorizações: conheça as novidades da Scania
Seguindo a proposta de evolução contínua da marca e de eficiência operacional, a Scania coloca à disposição do caminhoneiro e do frotista mais duas novas motorizações em sua linha “R”: uma de 450 hp e outra de 500 hp.
A ideia é oferecer opções ainda mais precisas e alinhadas com as necessidades no transporte rodoviário nacional, priorizando a máxima eficiência e economia, mas sem abrir mão da potência e desempenho típicos de um Scania.
A seguir, preparamos um material completo para apresentar a você os novos motores Scania, pontuado a respeito dos grandes diferenciais trazidos por essa atualização na linha “R”, especialmente o Scania R500 — um modelo que traz uma proposta ainda mais equilibrada entre potência e consumo de combustível.
Continue a leitura e entenda porque a Scania é sinônimo de inovação!
Quais as novas motorizações da Scania?
A Scania coloca à disposição do frotista e do motorista autônomo duas novas opções de motorização para a linha R. Estamos falando dos propulsores de 450 hp e 500 hp. Essa atualização na linha tem como objetivo encontrar um ponto de equilíbrio na relação entre potência e consumo, o que é uma demanda contínua de quem atua no segmento de transportes rodoviários.
Com a chegada dos novos propulsores, além das mudanças de potência, diversas outras inovações tecnológicas foram inseridas nos modelos atualizados, alinhando os veículos nacionais aos padrões já utilizados na Europa. Isso faz com que a linha de caminhões Scania seja ainda mais versátil, gerando ganhos em eficiência operacional nas mais diferentes aplicações de transporte.
Quais as principais inovações dos modelos?
As novas motorizações da Scania vieram para aperfeiçoar a geração anterior, oferecendo ao usuário tecnologias mais eficientes, sobretudo em termos de injeção de combustível, que agora passa a utilizar um sistema de alta pressão conhecido como XPI.
O XPI (Extra Point Injection), de maneira simplificada, atua aumentando a quantidade de ciclos de injeção de combustível que ocorre dentro da camisa. Assim, em vez de acontecer uma única injeção — como era nos motores da geração passada —, com o XPI, várias injeções são feitas, utilizando uma quantidade mínima e ideal de combustível, o que acaba otimizando o consumo e quantidade de ruído emitido.
Além desse quesito, outro ponto de destaque do R500 está na sua força. Com as atualizações, o motor chega a um torque de 2.550 Nm, um número bastante expressivo, considerada a sua potência. Na prática, isso significa uma maior capacidade de carga e desempenho ao trafegar, mas apresentando um menor consumo.
Quais os diferenciais trazidos pelas novas motorizações?
Quando falamos do modelo R500 de 13 litros, ele ficou posicionado de maneira estratégica dentro da linha, que agora conta com as opções de 410, 450, 500 e 540 cavalos. Assim, quem busca uma alternativa intermediária, tem no R500 uma excelente relação custo-benefício, visto que esse modelo atende bem operações rodoviárias de 7 e 9 eixos, ao entregar uma boa potência, torque e capacidade de carga.
Dessa forma, o R500 não chega a potência de um R540 — que já é uma opção de maior desempenho e de aplicações para cargas mais pesadas —, mas fica no segmento intermediário, entre o 450 e 540, atendendo com precisão usuários que necessitam de uma configuração com menor potência e consumo, mas que ainda assim ofereça um desempenho satisfatório.
Redução do consumo de combustível
Como citado, um dos grandes avanços da nova linha de motores Scania está no seu moderno sistema de injeção de combustível de alta pressão, chamado de XPI. A partir da utilização de injeção multiponto, segundo a própria Scania, há um ganho de performance para o motor, aumentando a velocidade média do caminhão com a oferta de maiores potências, o que resulta em uma economia de combustível de até 8%.
Diminuição do ruído e emissão de poluentes
Pensado para atender às exigências do Euro 6, os novos motores Scania também tiveram atualizações importantes no que se refere à emissão de poluentes e à geração de ruídos durante a operação.
Mais uma vez, o sistema de injeção XPI garante ao novo equipamento mais eficiência operacional no processo de injeção, queima e, consequentemente, de emissão de gases. A realização de múltiplas injeções na camisa — o que pode variar de acordo com a potência e torque do motor — tornam seu funcionamento mais preciso e fluido, eliminando, por exemplo, o estalo característico dos motores de injeção única.
Nesse ponto, a nova linha de propulsores chega ao mercado para atender não só as necessidades do frotista, mas também às exigências da legislação, como é o caso do Proconvi 8.
Melhor custo-benefício
Apesar das inúmeras possibilidades de configurações a que o R500 pode vir acompanhado, o que interfere no preço e performance final do veículo, esse motor apresenta uma excelente relação custo-benefício, sobretudo por se tratar de uma opção intermediária, que chega para atender a demandas ainda mais pontuais de peso x consumo.
Isso é confirmado pela fala do Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil:
“Queremos minimizar todos os possíveis gastos excedentes do cliente. As inovações em Serviços e os nossos caminhões com novas potências também serão mais um reforço no caminho por um sistema de transporte mais sustentável.”
As concessionárias da marca já estão preparadas para lidar com os novos modelos?
É preciso deixar claro que os prestadores de serviço da Scania, como é caso do Grupo WLM, já estão totalmente preparados e atualizados para lidar com as novas motorizações da marca. Isso significa que o frotista e o motorista terão à sua disposição total suporte para manutenções, sejam elas preventivas e corretivas, de maneira qualificada e ágil.
Nesse ponto, destacamos a importância de seguir o cronograma de manutenções do caminhão, conforme as orientações da montadora. Essa prática aumenta significativamente a durabilidade da máquina, além de garantir a sua usabilidade em condições ideias e performance, segurança e consumo de combustível, itens de extrema relevância para o transporte rodoviário.
Por fim, como vimos, as novas motorizações da Scania chegaram para somar à consagrada linha “R”, muito conhecida nas estradas do Brasil em razão do modelo R440, campeão de vendas no segmento. Agora, você, caminhoneiro ou frotista, conta com mais uma opção Scania para otimizar os transportes, garantindo assim ainda mais desempenho e economia.
Então, gostou deste artigo? Quer ter os diferenciais de um Scania trabalhando em favor do seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como o Grupo WLM pode ajudar você!
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Essa marca Scania liderança tive 111s ano 1980 tive 113 ano 1992 agora 113 1996 parabéns liderança
Olá Vanderlei. Obrigado por seu comentário. Continue acompanhando nosso blog!
Terceiro Mundo aqui um Caminhão custar meio Milhão de reais povo sem Cultura .
Scania é sempre Scania andei recentemente em Scania R450 6×2 da Série Especial muito econômico e gosto de dirigir ficou show lindo demais o Herói da Estrada tive o prazer de ir buscar em São Bernardo do Campo os 2 que foram vendidos para meu Estado do RN.
Olá Eufrasio. Ficamos felizes em ajudar, obrigado por seu comentário. Continue acompanhando nosso blog!