Lanterna de caminhão: saiba quais os tipos e como escolher!

lanterna para caminhão
7 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Tem dúvidas sobre como escolher uma lanterna para caminhão? Então você, não pode deixar de ler este post! Reunimos dicas e informações imprescindíveis para que você escolha a lanterna adequada e não enfrente problemas na estrada.

Como você sabe, um motorista profissional deve aprender muito mais do que boas práticas de direção. Afinal, tomando os devidos cuidados com o veículo, suas viagens serão tranquilas, seguras e produtivas.

Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre a lanterna de caminhão!

Por que escolher a lanterna para caminhão correta?

Um veículo de carga é formado por diversos componentes e cada um deles exerce um papel e garante o seu bom funcionamento. Por isso, todas as peças devem ser escolhidas com atenção e seguir as orientações do fabricante.

As lanternas de caminhão, entre outras funções, são essenciais para sinalização, iluminação e segurança do veículo, do caminhoneiro e de todos que cruzam o seu caminho na estrada, o que demonstra que não se pode deixá-las em segundo plano.

Aliás, vale a pena destacar que a Resolução 667 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) impõe algumas restrições, como o uso das chamadas “lanternas foguinho”. Elas são proibidas, pois modificam o sistema elétrico e a iluminação original do veículo e são de uma coloração diversa da exigida — são alaranjadas, enquanto a lei exige lanternas vermelhas na traseira do veículo.

A norma também proíbe a substituição das lâmpadas e dos circuitos de iluminação por outros que não tenham a mesma potência e tecnologia dos originais, bem como o uso de luzes estroboscópicas — que emitem flash contínuo e são comuns em viaturas policiais.

Portanto, escolher a lanterna correta garante viagens mais produtivas e, também, evita que você seja multado ou tenha o caminhão apreendido durante fiscalizações na estrada.

Por que a manutenção do veículo é importante?

Outro aspecto que deve ser ressaltado é a relação da manutenção do caminhão com as lanternas. Afinal, é durante esse processo que você consegue identificar falhas nos circuitos elétricos e lâmpadas queimadas.

Fazer manutenções periódicas em seu veículo é fundamental para a preservação dos componentes, ajuda a prever problemas e evita que você seja multado por falta ou defeito em alguma lanterna.

Dessa maneira, além de todos os benefícios proporcionados, cuidar do caminhão e submetê-lo a vistorias e manutenções constantes por profissionais capacitados garante mais alguns pontos a favor de suas viagens.

Quais os principais tipos de lanterna para caminhão?

Agora que você já compreendeu a importância de escolher adequadamente essas peças e como a manutenção periódica pode ajudá-lo a evitar problemas, é hora de conhecer melhor os diversos tipos de lanterna de caminhão.

A seguir, você poderá ampliar seus conhecimentos sobre o tema e se tornar um profissional ainda mais preparado e cuidadoso. Acompanhe!

Faróis principais

Os faróis principais são componentes de máxima importância para a segurança nas estradas, especialmente para quem dirige à noite. Inclusive, desde 2016, é obrigatório trafegar com farol baixo durante todo o dia em rodovias. Esses faróis devem ser de cor branca.

Faróis de neblina

Os faróis de neblina são elementos de segurança, já que aumentam a visibilidade em locais com cerração e neblina. Eles são classificados como faróis auxiliares e devem ser instalados na altura adequada — cerca de 80 cm do chão.

Faróis de longo alcance

Os faróis de longo alcance, também conhecidos como faróis de milha, tem uma lâmpada de alta potência e só devem ser acesos juntamente com o farol alto. Sua função, como o próprio nome sugere, é aumentar a visibilidade do motorista.

Lanterna de iluminação da placa traseira

A placa traseira do caminhão deve ser iluminada corretamente. A dica aqui é seguir as orientações do fabricante e substituir as lâmpadas sempre por outra de igual potência e tecnologia original, ou seja, não é permitido a troca por uma iluminação de LED.

Lanterna para para-choque

As lanternas para para-choque são instaladas na parte traseira do caminhão e devem ter coloração vermelha — a lanterna foguinho é proibida. Essa peça exerce a função de alerta ao motorista que está atrás do veículo e, portanto, é um elemento obrigatório de segurança.

Lanterna de freio

A lanterna de freio também é fabricada na coloração vermelha e se acende sempre que o motorista começa a frear o caminhão. É preciso muita atenção com esse peça e uma conferência constante das lâmpadas, já que a falta dessa sinalização pode aumentar os índices de acidentes.

Lanterna de marcha à ré

A lanterna de marcha à ré tem coloração branca e é acesa quando o motorista aciona a ré do veículo. Perceba que a ideia é sinalizar aos demais motoristas a manobra e chamar a atenção, por isso ela costuma ser acompanhada de um aviso sonoro.

Lanterna de seta

A lanterna de seta é amarela/alaranjada e deve ser instalada na parte dianteira e traseira do veículo. Elas são colocadas em pares (uma de cada lado) e têm a função de indicar uma mudança de direção ou ultrapassagem.

Como escolher corretamente as lanternas para caminhão?

Afinal, como escolher as lanternas para caminhão? Se você tem dúvidas sobre esse processo e quer tomar uma decisão correta, segura e vantajosa, precisa acompanhar as dicas que preparamos. Confira!

Observe o tipo de lâmpada

A primeira dica, obviamente, é observar o tipo de lâmpada que você precisa adquirir. Atualmente, existem muitas tecnologias no mercado, mas o Contran proíbe que sejam instalados itens diversos daqueles que são originais de fábrica.

Confira se o formato é adequado ao seu veículo

O formato da lanterna é outro fator a ser verificado com atenção, já que existem diversos produtos e modelos. O ideal é fazer a troca mantendo o padrão que o veículo já tem, evitando desperdício de dinheiro e o mal funcionamento da peça.

Adquira peças originais

Procure adquirir apenas peças originais. O uso de componentes paralelos pode danificar o sistema elétrico do caminhão e, ainda, gerar multas ao motorista. Por outro lado, quando você compra itens genuínos está tendo acesso a um componente desenvolvido e produzido pelo próprio fabricante do veículo e que, portanto, cumpre com todas as normas de segurança e qualidade.

Após concluir a leitura deste post, você é capaz de escolher corretamente a lanterna para caminhão? Todas as dicas e informações apresentadas serão úteis para que você tome a decisão certa e entenda um pouco mais sobre as peças essenciais para seguir viagem com segurança, tranquilidade e dentro da lei.

Gosta de se manter atualizado sobre as novidades do universo caminhoneiro? Siga a nossa página no Facebook!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-