Conheça o mercado dos caminhões semipesados e escolha o veículo ideal

Conheça o mercado dos caminhões semipesados e escolha o veículo ideal

Atualmente, quando se fala em mercado de caminhões, uma das características mais marcantes é a variedade de modelos e segmentos disponíveis para atender às necessidades de motoristas autônomos e frotistas. Cada vez mais as fabricantes se preocupam em compatibilizar os veículos com as diferentes necessidades do usuário, garantindo mais produtividade, versatilidade e melhores custos operacionais.

Nesse contexto, os caminhões semipesados ganham força. Essa categoria apresenta uma grande versatilidade em seu uso, atendendo com precisão às demandas de empresas e profissionais autônomos, especialmente em transportes específicos, mais curtos e de carga reduzida.

Sabendo da importância da escolha do caminhão certo para as necessidades de uma empresa, preparamos este artigo para apresentar de forma mais detalhada os caminhões semipesados e ajudar você a escolher aquele que mais se adapta às suas demandas. Acompanhe!

Quais tipos de carga podem ser transportados em um semipesado?

Ideais para operações de médias e longas distâncias, além de operações em centros urbanos — em que o tamanho do veículo é um facilitador da circulação —, os semipesados apresentam um diferencial bastante grande em termos de possibilidades de carga.

A depender da necessidade do seu negócio, diferentes configurações do conjunto mecânico e da carroceria podem ser empregadas em um semipesado. Na realidade, esse é um segmento bastante versátil em termos de cargas, podendo ter as aplicações listadas a seguir.

Baú

Se a necessidade do seu negócio é transportar eletroeletrônicos, eletrodomésticos, remédios e outras cargas que precisam estar protegidas por um baú, o semipesado pode atender bem a esse tipo de aplicação.

Focado na distribuição intermunicipal, em médias e longas distâncias, os caminhões semipesados da Scania apresentam o menor custo operacional, sobretudo em razão do baixo consumo de combustível e do reduzido custo de manutenção.

A opção de 6,3 metros, nesse caso, permite a operação com baú de 10,3 metros, o que é ideal para quem busca aumentar a capacidade de carga para produtos volumosos e leves.

Frigorífico

Os caminhões semipesados também podem ser aplicados em operações que exijam cabines frigoríficas acopladas ao conjunto mecânico para a manutenção de produtos perecíveis, comumente do gênero alimentício.

Nessa configuração, por exemplo, a Scania disponibiliza uma linha completa de veículos tanto 6×2 quanto 8×2. Na versão 8×2, inclusive, há o diferencial da maior capacidade de carga nos eixos dianteiros — o que é bastante útil, já que o equipamento de refrigeração da câmara frigorífica tem um peso elevado.

Sider

Bastante úteis no transporte de eletrodomésticos da linha branca e produtos industrializados, geralmente acomodados em pallets, os semipesados também atendem a esse tipo de necessidade.

Os siders, por sua maior abertura na carroceria, tornam a manipulação dos produtos uma ação bastante flexível, possibilitando cargas e descargas mais ágeis. A Scania, nesse tipo de aplicação, tem opção com entre eixo de 6,3 metros, que permite a instalação de baú de 10,3 metros — maior implemento da categoria — e que garante mais volume de carga e produtividade.

Tanque

Os semipesados são ideais para o transporte de combustíveis entre centros urbanos, de médias a longas distâncias, aliando produtividade, segurança e economia de maneira bastante eficiente.

Aqui, um dos grandes diferenciais do semipesado está nas suas dimensões. O porte médio facilita a circulação dos caminhões-tanque dentro de cidades, permitindo o abastecimento de postos e distribuidores em grandes regiões metropolitanas, por exemplo.

Vale lembrar que, devido às características peculiares do transporte de líquidos, é preciso escolher um caminhão adequado, já que a segurança é um dos pontos mais sensíveis nesse tipo de aplicação. Sabendo disso, a Scania coloca à disposição do motorista e frotista a linha P 8×2, cuja configuração é bastante indicada para esse tipo de carga.

Quais são os veículos semipesados mais recomendados?

Como dito, os caminhões semipesados são bastante versáteis, apresentando diversas configurações para diferentes aplicações. Assim, a depender sempre do tipo de transporte e da necessidade do usuário, é preciso definir quais características são essenciais para então escolher de maneira correta.

Lembramos que essa escolha está intimamente ligada não só aos custos operacionais dos transportes e da frota, mas à produtividade e à qualidade do trabalho do motorista, que terá à sua disposição uma máquina ajustada ao uso.

Para facilitar essa escolha, listamos os semipesados mais comuns e recomendados. Confira!

Caminhão 3/4

O caminhão 3/4, ou Veículo Urbano de Carga (VUC), suporta até 3 toneladas de carga, com comprimento que não excede os 6,3 metros. Essa é uma categoria bastante comum, utilizada principalmente em transporte urbanos e para circulação em grandes centros — especialmente aqueles em que há restrição de circulação de veículos de grande porte em pontos específicos da cidade.

Tomando como base as características citadas, caso o seu negócio tenha demandas compatíveis com as possibilidades do VUC, investir nesse modelo é uma alternativa interessante e que beneficiará principalmente os custos.

Caminhão toco

Essa é uma configuração básica, de porte médio, utilizada tanto para aplicações urbanas quanto para pequenos deslocamentos rodoviários. Em regra, o caminhão toco tem apenas dois eixos e um peso bruto máximo permitido de até 12 toneladas no eixo simples, ou de 16 toneladas no eixo duplo.

Devido à sua maior capacidade carga, é comum ver caminhões toco com diferentes configurações de carroceria, como baú sider, tanque e basculantes para cargas a granel. Além disso, as dimensões de porte médio facilitam a circulação em perímetro urbano e o acesso a pátios de empresas e armazéns sem qualquer dificuldade.

Como escolher os melhores caminhões semipesados?

A resposta para essa pergunta depende de uma análise interna do seu negócio, bem como das características mais básicas dos transportes que você necessita realizar. Como vimos, os semipesados apresentam configurações específicas, e embora versáteis, estratégicos e úteis no transporte de diferentes tipos de produtos, esses caminhões também têm suas limitações, principalmente relacionadas à capacidade de carga e volume.

Portanto, fica claro que para escolher caminhões semipesados é essencial ter em mente quais demandas é preciso cobrir com esse tipo de veículo. Para facilitar as coisas, a Scania montou uma linha completa para atender a cada necessidade de maneira precisa, garantindo toda segurança, economia e produtividade que o motorista busca no dia a dia.

Gostou de saber mais sobre os caminhões semipesados? Tem interesse em aprender mais sobre esse universo? Então assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos diretamente na sua caixa de e-mails!


About The Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe 10 materiais para maximizar o lucro do motorista

Newsletter

Receba dicas e novidades sobre caminhões, no seu email:

WhatsApp

Canal WLM

Play
Play
Play
Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
Slider

Aumentar seus rendimentos como caminhoneiro

Guia do controle de custos da frota

Guia do controle de custos da frota

Parceiro

Share This