Saiba quais tipos de caminhões podem fazer alongamento de chassis
Em certos casos, alongamento de chassi é um procedimento importante para a operação do caminhão. Uma das vantagens disso é que se pode transportar mais carga sem o risco de ultrapassar o máximo permitido pelo veículo. Por consequência, as receitas advindas do transporte de mercadorias tendem a ser maiores, mostrando que o alongamento de chassis é um bom investimento.
Mas quais modelos de caminhão permitem o alongamento de chassis? O que diz a lei a respeito? Nos tópicos seguintes vamos explicar essas questões, destacando também alguns cuidados essenciais na hora de alongar o chassi e usufruir dos seus benefícios. Continue a leitura até o final e saiba mais!
Como funciona o alongamento de chassis?
Basicamente, a ideia de alongar o chassi é permitir que o caminhão transporte mais carga em uma única viagem. O procedimento não é tão simples, sendo preciso fazer alterações em peças como:
- suspensão e freios;
- eixo cardan;
- inclusão ou deslocamento de eixos.
Dito isso, o alongamento de chassis não pode ser feito por profissional de pouca qualificação. Dadas as alterações citadas, se o procedimento for feito de qualquer forma, ele tende a trazer mais dor de cabeça do que benefício. A própria legislação é clara nesse sentido, mostrando a importância de alongar o chassi com uma empresa especializada.
Hoje em dia, muitos caminhões são vendidos com a possibilidade de terem o chassi alongado. Isso dá mais segurança e credibilidade, caso o motorista, visando aumentar as suas receitas, opte por fazer o procedimento. Na prática, o fabricante já coloca no manual as especificações para que tudo saia conforme o esperado. Inclusive, se o condutor quiser alongar o chassi, o caminhão não perderá a garantia.
Quais modelos de caminhão admitem esse alongamento?
A legislação não impõe nenhuma restrição de modelo a ter o chassi alongado. Contudo, como falado, a lei deixa claro que o procedimento precisa ser feito por alguém de competência na área. O que o condutor precisa estar atento é ao fato de que é preciso a autorização de autoridade competente para que o chassi seja alongado, conforme é dito no art. 98 do CTB, o Código de Trânsito Brasileiro.
Quais os cuidados antes de alongar o chassi do caminhão?
Um ponto que merece atenção é o art. 106, que é bem claro ao dizer que, se houver modificações, o caminhão só será licenciado mediante a emissão de um certificado de segurança. Este é um documento obtido junto a uma instituição de metrologia em conformidade com o Contran, ou Conselho Nacional de Trânsito. Uma resolução do Contran que ajuda a entender melhor essas questões é a 292, que especifica todas as alterações permitidas pelo órgão, inclusive o alongamento, rebaixamento ou encurtamento de chassi.
Além de conhecer a legislação, é importante consultar o manual do caminhão e saber quais as especificações sobre alongamento de chassi. A empresa credenciada, para fazer o procedimento, precisa ter registro junto ao Detran — este é outro cuidado que você deve ter antes de alongar o chassi.
Como vimos, o alongamento de chassis é um procedimento indicado a qualquer modelo de caminhão. Contudo, é preciso verificar alguns pormenores da legislação e procurar uma empresa credenciada e especializada para fazer o procedimento. Assim, o motorista opera com segurança e maior rentabilidade no transporte de cargas.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir nossas 6 dicas de como comprar um caminhão!