Caminhões para bovinocultura: quais são os melhores modelos do Grupo WLM?

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A bovinocultura é uma atividade bastante tradicional no Brasil. É subdividida nas modalidades corte e leite, sendo que ambas demandam raças diferentes de bovinos. Não somente a demanda interna por carne, leite e derivados é atendida, mas a atividade também exporta bastante. A bovinocultura de leite do Brasil chegou a ser a terceira maior do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e Índia.

Dito isso, é preciso ter uma estrutura logística e de transporte que possibilite a distribuição desses produtos da bovinocultura. Para falar mais detalhes sobre o tema, entrevistamos João Gallo, que atua na WLM Itaipu. Continue a leitura até o final e fique atento a todas as informações dadas por esse especialista!

Quais são as peculiaridades de transporte na bovinocultura?

Gallo afirma que, antigamente, as cabeças de gado eram usadas para tracionar os veículos. No entanto, hoje isso mudou, visto que o gado de corte e leite agora são transportados em caminhões. Trata-se, portanto, de uma gama muito grande de produtos oriundos dessa atividade, sendo que alguns exemplos são:

  • peles e vísceras de animais;
  • queijo;
  • iogurte;
  • doces que tenham leite em sua composição.

Quais são os pontos aos quais o cliente precisa estar atento na hora de escolher um caminhão para atender a bovinocultura?

O Brasil é um país que tem tanto estradas em bom estado quanto vias de difícil acesso. Tudo isso deve ser pensado antes de colocar o caminhão na estrada, considerando também a acessibilidade dos veículos em fazendas, na visão de João Gallo. Em outras palavras, o caminhão deve entrar facilmente nas propriedades rurais no momento de fazer o carregamento dos produtos da bovinocultura.

Quais são as principais falhas cometidas nessa escolha e como evitá-las?

Em sua resposta, o entrevistado deixa claro que o principal problema está em não querer saber ou entender as reais necessidades do cliente. No entanto, o próprio cliente pode não saber claramente o que quer e deseja, passando essa incerteza para o consultor de transporte. Vários problemas podem decorrer dessa falha de comunicação, tornando a operação como um todo mais cara e ineficiente.

Quais são os diferenciais dos melhores caminhões para bovinocultura?

Falando brevemente sobre a modernização no transporte do leite no Brasil, foi a introdução dos chamados tanques de coleta que melhorou a logística e a qualidade do produto. Além disso, essa coleta a granel coincidiu com a instalação de tanques de expansão nas propriedades rurais, de modo a contribuir na conservação do leite.

Também não podemos deixar de falar da inovação tecnológica no transporte, principalmente em relação ao uso dos sistemas de GPS na hora de fazer a roteirização dos veículos. Respondendo à pergunta do tópico, João Gallo afirma que “Na linha de caminhões pesados e extrapesados, o ideal são veículos trucados“.

Vale lembrar que os caminhões trucados são caracterizados pelos seus eixos mistos, com um eixo simples dianteiro e um duplo na parte de trás, também conhecido por 6×2. Isso permite carregar cargas mais elevadas de produtos da bovinocultura, na ordem de algumas toneladas extras de capacidade. Outro ponto a ser mencionado sobre os trucados é a sua elevada estabilidade lateral, ajudando a reduzir o risco de acidentes na estrada.

Quais os modelos mais indicados para transporte de gado e quais são seus diferenciais?

Em sua resposta, o entrevistado cita os caminhões semipesados e extra-pesados da Scania. Sobre o primeiro, o modelo sugerido por ele é o P320 DB 6×2 NA, e para o segundo, ele sugere o cavalo mecânico R450 A 6×2 NA.

Por que é importante fazer as melhores escolhas de caminhões para compor a frota da empresa do cliente?

Quem é dono ou gestor de frota está sempre em busca de reduzir custos e aumentar lucros. Basicamente, existem duas formas de fazer isso: ter veículos econômicos em termos de consumo de combustível e cuja manutenção não seja cara e nem dispendiosa.

O fator condução também é crucial nesse sentido, pois o motorista deve fazer manobras com facilidade na estrada, favorecendo não só a entrega no prazo mas também a sua segurança. Dito isso, Gallo pontua o seguinte: “O motivo maior das escolhas corretas dos veículos é para o transporte ser econômico, de fácil dirigibilidade e também para que possa entrar nas fazendas sem nenhum problema“.

Por que o cliente deve fazer a compra na concessionária do grupo WLM?

Gallo destaca que o Grupo WLM atua no mercado de concessionárias há mais de 40 anos. Toda essa experiência não é atoa, sendo um sinal de que os donos e gestores de frota confiam nos produtos e serviços da Scania. O especialista aponta também que o grupo é idôneo, tendo em seu quadro profissionais treinados e gabaritados para orientar os clientes em tudo que for preciso.

Quais os diferenciais da concessionária?

A experiência da marca é algo que está atrelada ao conhecimento obtido ao longo desses 40 anos. Na prática, isso se reflete em soluções capazes de atender com excelência os vários perfis de cliente, fomentando a fidelização e a captação contínua de novos clientes.

Tudo isso também considera o avanço tecnológico na atividade de transporte, sendo que a WLM está cada vez mais atenta a isso, trazendo soluções que facilitem a vida de gestores e condutores na estrada. Como diferencial da concessionária, João Gallo aponta ainda que a WLM está entre os 5 maiores grupos econômicos do Brasil.

Como a pessoa pode fazer a compra dos caminhões junto à concessionária?

Gallo aponta duas maneiras de se comprar um caminhão Scania na WLM: indo pessoalmente até a concessionária ou contar com um consultor de vendas. Existem unidades espalhadas em várias regiões do Brasil, mas caso o cliente opte pelo consultor de vendas, este pode se dirigir até a empresa ou local que for mais conveniente para ambos.

A bovinocultura é uma atividade bastante tradicional no Brasil, exigindo um transporte econômico e com acessibilidade em fazendas. Como vimos, não só a carne é transportada, mas também o leite, derivados, vísceras e peles, sendo que a recomendação do entrevistado é a compra de caminhões do tipo trucados.

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