Quais são as vantagens da tecnologia na gestão de frotas?

tecnologia na gestão de frota
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Estamos vivendo uma revolução tecnológica nos últimos anos e todos os setores já usam sistemas para solucionar problemas do dia a dia. A cada atualização, os softwares trazem mais praticidade às atividades rotineiras, como solicitação de transporte, assinaturas eletrônicas, operações bancárias, sugestão de caminhos de um ponto ao outro e até sobre a nossa performance física em exercícios.

Todos são pontos que nos ajudam a solucionar problemas e ganhar tempo nas atividades corriqueiras. Estamos conseguindo fazer cada vez mais coisas em menos tempo graças a essas novas soluções. O mesmo vale para quem trabalha gerindo caminhões e precisa saber detalhes de cada operação que é feita para ter sucesso nos negócios.

Por isso, a tecnologia na gestão de frotas vem ganhando cada vez mais espaço. A Scania é uma empresa pioneira na transição dos veículos para um sistema de transporte sustentável que já otimiza e rentabiliza o negócio de seus parceiros. Para conhecer a importância de fazer um bom gerenciamento e conhecer as vantagens de usar a tecnologia como sua aliada, preparamos este texto para você. Acompanhe a leitura com a gente!

Por que investir em gestão de frotas?

Caminhão e motorista exigem um acompanhamento mais de perto. Existem questões como consumo de combustível, vida útil das peças, revisões, manutenções etc. que precisam ser avaliadas constantemente para um bom desempenho logístico da frota. Todo esse acompanhamento terá impacto direto nos custos da empresa.

Por exemplo, se forem identificados quais pontos de um determinado trajeto são perigosos, é possível traçar uma rota que evite aquela região e dar mais segurança para o caminhoneiro. Essa é a maior dificuldade apontada pelos caminhoneiros na pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Quase 65% dos entrevistados temem ter o veículo roubado ou furtado durante o trajeto.

Também é viável monitorar a frota analisando o desempenho de cada motorista e identificar seus entraves. Pode ser levantado o tempo que ele gasta em uma viagem comparando com o que foi previsto, como está o consumo de combustível do caminhão ou, ainda, como a empresa pode ajudar a melhorar o convívio do motorista com a família.

Com todos esses dados corretos, cada colaborador ganha um perfil dele e do caminhão. Assim, a empresa identifica pontos de melhorias, prevê situações e tem uma ideia maior do tempo gasto para cada viagem que foi feita. Com um sistema de transporte sustentável e mais confiável, o gestor pode negociar melhor seus contratos e gerar valor ao seu cliente final.

De que forma a tecnologia ajuda a gestão de frotas?

Quando o empresário não conta com uma ferramenta tecnológica para melhorar o gerenciamento da sua frota, as informações básicas necessárias só são coletadas por meio da percepção do motorista quando ele retornar para a base. Isso retarda qualquer detecção de possíveis problemas com o caminhão, a rota ou o caminhoneiro — pontos que influenciam negativamente o custo e a rentabilidade.

Qualquer furto de combustível ou Arla — solução usada para reduzir a emissão de óxidos — pode ser constatado com ajuda da tecnologia. Se esse momento não for identificado em tempo hábil, os desvios vão aparecer como consumo excessivo do veículo e mascarar o problema. Isso pode ocasionar a dispensa do motorista ou resultar em mais gasto com manutenção ou compra de um novo modelo.

Ao usar um caminhão equipado com pacote de conectividade, como o oferecido pela Scania, todos os dados são gerados e extraídos diretamente do veículo sem correr o risco de manipulação de informações. Também permite aposentar as planilhas manuais e focar na análise em tempo real do veículo, como:

  • localização exata;
  • consumo;
  • velocidade;
  • volume de combustível;
  • volume de Arla;
  • frenagem;
  • utilização de marcha lenta etc.

A tecnologia também permite que o caminhoneiro saiba como melhorar a sua condução para extrair a melhor performance possível do seu veículo para cada tipo de operação. Caso seja necessário, a empresa pode desenvolver treinamentos para qualificar os motoristas sobre como conservar o caminhão e diminuir o tempo entre revisões.

Por que escolher um caminhão Scania?

A Scania trabalha com o princípio de Tailor Made for Application (TMA), um serviço capaz de oferecer soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Tudo é baseado na forma como a transportadora ou o caminhoneiro autônomo atua, descobrindo todos os detalhes que vão influenciar a escolha do melhor modelo.

Todos os caminhões podem ser combinados com serviços conectados da montadora de acordo com cada situação. Pode-se optar por alguns dos Planos de Manutenção Scania (PMS), que aumentam a disponibilidade dos caminhões em até 20% e reduzem os custos de manutenção em quase 16%.

Outro complemento é o Driver Service, um treinamento oferecido pela montadora que mostra na teoria e na prática como aprimorar todos os aspectos de uma condução profissional. Ele permite reduzir em até 10% o consumo de combustível e, por consequência, diminui a emissão de gases poluentes e preserva os componentes do veículo.

Também é possível usar o Fleet Care Scania, um suporte oferecido pela montadora que visa aumentar a rentabilidade e reduzir os custos dos seus clientes. Esse plano cobre todos os gastos de manutenções preventivas e corretivas, além de medir e analisar todo o fluxo operacional e identificar se há ou não gargalos que precisam ser resolvidos.

Não importa o tamanho da transportadora, a gestão deve ser sempre tratada como uma prioridade. Só assim as necessidades e os verdadeiros problemas podem ser identificados pelos empresários. Hoje em dia, já existem tecnologias capazes de auxiliar esse caminho e facilitar a tomada de decisões.

A Scania oferece o melhor custo x benefício e desenvolve suas soluções sempre focada na sustentabilidade dos negócios de seus clientes, ajudando os empresários a terem a melhor rentabilidade nas operações. A Scania cria soluções únicas e personalizadas que geram valor para o processo como um todo, desde o motorista até o receptor da carga.

Gostou e quer saber mais sobre como a tecnologia na gestão de frotas pode impactar no seu serviço? Entre em contato conosco e descubra mais sobre as vantagens de ser um parceiro da Scania.

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-