Peças remanufaturadas e recondicionadas: qual a diferença?

peças remanufaturadas e recondicionadas
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Você sabe qual a diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas? Essa é uma informação muito importante para o caminhoneiro que pretende economizar na hora de trocar peças, mas não abre mão de segurança, eficiência e durabilidade.

Essas peças são mais baratas que as novas, mas é preciso conhecer suas características para fazer a escolha certa. Quer aprender? Leia este post até o fim!

Quais as principais diferenças entre peças remanufaturadas e recondicionadas?

Apesar de se tratar de peças usadas, existem diferenças básicas entre as peças remanufaturadas e as recondicionadas. Uma peça remanufaturada é produzida pelo próprio fabricante, que toma todos os cuidados e faz uma análise profunda sobre o que pode ou não ser reaproveitado, garantindo que o item não trará danos ao caminhão.

Durante esse processo, são realizados muitos testes de qualidade e, entre outros aspectos, são verificados a existência de trincas, o alinhamento e, claro, o cumprimento às exigências impostas em lei. Quando algum problema irreversível é identificado, a peça não é colocada à venda.

Portanto, uma peça que passa pela remanufaturação tem suas partes quebradas e danificadas substituídas, restando apenas o que está em perfeito estado de conservação e pode ser reaproveitado.

De modo diverso, a peça recondicionada — também chamada de recuperada ou reformada — não tem sua origem atestada. Isso significa que o comprador não tem como saber se ela é proveniente de um caminhão que sofreu um acidente ou de um que não passava por manutenções periódicas.

Para que esses componentes voltem a funcionar e cheguem ao mercado, são realizados pequenos ajustes, como soldas, lubrificação, troca de elementos e pintura, o que pode fazer com que tenham uma vida útil ainda menor.

Outro aspecto importante sobre a peça recondicionada é que nem sempre há suporte técnico eficiente e qualificado para executar manutenções. Assim, em caso de problemas, o consumidor não tem garantias de que será atendido com qualidade e segurança.

Posso confiar em uma peça remanufaturada?

Agora que você conhece as diferenças entre essas peças, percebeu que a aquisição de itens recondicionados não é uma decisão inteligente. Mas, afinal, será que as remanufaturadas são realmente seguras?

Nós sabemos que um caminhoneiro e dono de frota tem inúmeros gastos em seu dia a dia e, por isso, está sempre em busca de maneiras de economizar. No entanto, a economia precisa ser vantajosa, não é mesmo?

Nesse sentido, podemos atestar que a aquisição de uma peça remanufaturada é uma boa opção. Esses itens são produzidos, testados e garantidos pelo próprio fabricante, ou seja, têm sua origem identificável.

Portanto, caso não tenha condições de adquirir uma peça nova, você pode contar com essa alternativa. Veja alguns exemplos de componentes à sua disposição:

Quais as principais vantagens de uma peça remanufaturada?

Ainda está em dúvidas sobre a compra de peças remanufaturadas? É importante destacar que você encontrará itens recondicionados com preços bem atrativos, porém é necessário avaliar com atenção os prós e contras dessa escolha.

Para ajudá-lo a compreender a importância de investir em itens confiáveis e de qualidade garantida, selecionamos os principais benefícios da remanufaturação. Confira!

Redução de manutenções emergenciais

Como você sabe, as manutenções emergenciais são caras e prejudicam a operação de seu negócio. Ao investir em itens sem procedência confirmada, há sério risco de que seu caminhão precise ir para a oficina com mais frequência.

Por outro lado, como a peça remanufaturada é produzida pelo próprio fabricante, ele faz testes e toma todos os cuidados para garantir que ela não traga danos ao veículo e, consequentemente, gere prejuízos ao proprietário.

Maior disponibilidade do caminhão

Como a vida útil da peça é maior e o caminhão não precisará passar por reparos constantes, o gestor de frotas pode contar com ele sempre que precisar.

Em um mercado altamente concorrido, isso pode fazer a diferença. Afinal, seus clientes não desejam enfrentar o transtorno de ver as encomendas atrasarem em razão da indisponibilidade dos veículos de transporte.

Garantia do fabricante

Investir em itens sem garantia é um risco que um dono de frota não pode correr. Em caso de danos ao caminhão ou até na própria peça, é preciso ter a segurança de que o fabricante se responsabilizará pelo serviço e sua substituição.

Esse é um dos grandes benefícios da peça remanufaturada. O mesmo fabricante do componente novo dá a garantia de que ela é confiável, segura e eficiente. Dessa maneira, caso surja algum problema, o consumidor tem a quem recorrer.

Mesma qualidade da peça nova

Ninguém melhor que o fabricante do veículo para determinar quais peças são adequadas para ele, não é mesmo? Esse é mais um motivo para preferir os itens remanufaturados e evitar a compra dos recondicionados.

Na prática, os testes e procedimentos executados permitem que seu caminhão conte com uma peça que tem a mesma qualidade de um item novo original. Além de o desgaste de peças ser menor, seu veículo opera de forma regular e produtiva.

Redução de danos ao meio ambiente

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a compra de peças remanufaturadas é uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente. Isso acontece porque o item tem mais qualidade e uma vida útil maior.

Você não precisará fazer uma nova troca em pouco tempo, o que gera menos lixo automotivo e, consequentemente, menos poluição e impacto ambiental. Ou seja, essa é uma forma de reduzir os danos da atividade de transporte de cargas à natureza.

Conseguiu sanar suas dúvidas sobre o assunto? Sempre que uma peça do caminhão precisa ser substituída, o proprietário e dono de frota deve escolher em que tipo de componente investir, especialmente quando não pode adquirir uma peça nova e, para isso, pode contar as peças remanufaturadas oferecidas pelo Grupo WLM, parceiro para o caminhoneiro seguir viagem com segurança.

Conforme vimos, existem diferenças importantes entre as peças remanufaturadas e recondicionadas. Sem dúvidas, a primeira opção é a escolha mais inteligente, visto que o processo pelo qual a peça passa assegura sua qualidade, eficiência, segurança e durabilidade. Por isso, seja estratégico e tome a decisão correta!

Gostou deste post? Então você vai se interessar pelo nosso Checklist das peças do caminhão. Baixe-o gratuitamente e aprenda como deixar suas manutenções em dia!

checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-