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Motor diesel aquecendo: saiba como identificar e o que fazer!

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O motor do seu caminhão aparenta estar mais quente do que o normal? Isso não é por conta do clima! Seu veículo pode estar passando por superaquecimento, um problema perigoso para você e para a durabilidade do seu companheiro de trabalho.

Neste texto, você entenderá como funciona um motor a diesel. Além disso, explicaremos como descobrir se o seu motor está superaquecendo e o que fazer para evitar essa situação. Vamos lá?

Como funciona o motor a diesel e suas classificações?

A combustão do motor a diesel é interna, ou seja, todo o processo da queima do combustível é feito por dentro. A diferença entre a gasolina e o diesel é o fato de esse processo ser iniciado por uma vela no modelo a gasolina, o que não é necessário nesse tipo de motor.

Ela é dividida em quatro etapas principais: indução, compressão, ignição e exaustão. É por meio dela que o motor alcança a força necessária para funcionar e fazer o caminhão entrar em movimento.

A seguir, confira melhor como funciona cada uma dessas etapas.

Indução

O primeiro passo para o processo de combustão de um motor a diesel é a indução. Nele, é injetado ar dentro do cilindro por meio da válvula de entrada.

Compressão

Na etapa de compressão, esse ar é comprimido pelo pistão de uma maneira bem mais concentrada do que o os motores a gasolina comum.

Ignição

Após isso, inicia-se o processo de ignição, no qual o combustível em alta temperatura é injetado no mesmo local em que se encontra o ar. Acontece uma explosão instantânea, cuja força empurra o pistão para baixo novamente.

Exaustão

Assim, o pistão sobe novamente, dessa vez para fazer os gases formados pela combustão serem expelidos para fora do cilindro. Todo o ciclo se repete.

Os motores a diesel podem ser classificados conforme o seu sistema de arrefecimento. Atualmente, existem 4 grupos: estacionários, industriais, veiculares e marítimos.

Estacionários

Esse tipo de motor foi produzido para atender especialmente às máquinas estacionárias, como geradores, bombas, maquinários de solda ou outros tipos de equipamentos que operam em rotação constante.

Industriais

Já os motores industriais são utilizados em máquinas das áreas de construção civil, como carregadeiras, tratores, compressores de ar, guindastes, veículos de operação fora de estrada, equipamentos de mineração, além de ter aplicações em outros tipos de maquinários que necessitam de características específicas do acionador.

Veiculares

Sãos os utilizados em caminhões, ônibus e demais veículos de transporte em geral. É o modelo mais comum de motor a diesel encontrado.

Marítimos

São criados especificamente para a propulsão de maquinários e barcos de uso naval.

Como identificar que o motor a diesel está aquecendo?

Mas como saber se o motor a diesel do meu caminhão está aquecendo ou tendo problemas? Muitos caminhoneiros, assim como motoristas em geral, acabam percebendo que tem algo errado com o seu veículo apenas quando ele já não funciona mais.

Entretanto, existem alguns sinais que o motor a diesel emite e que você poderá conferir para verificar se essa peça precisa de algum reparo ou manutenção. A seguir, você verá melhor algumas dicas de como identificar que o seu motor a diesel está aquecendo.

Perda de potência

Um dos primeiros sinais que indica algum problema é a diminuição da potência. Caso verifique que o caminhão não está mais performando como antes, significa que algo está errado.

Aparecimento de ruídos

Caso o motorista comece a perceber ruídos anormais enquanto dirige o caminhão, provavelmente o motor está com algum defeito, o que pode gerar o superaquecimento do mesmo.

Vazamento de fumaça do motor

Um sinal claro de que o seu motor está passando por um problema de superaquecimento, fazendo com que ele até mesmo pare de funcionar é o vazamento de fumaças saindo do seu interior.

O que fazer para evitar isso?

Existem algumas medidas que evitam o superaquecimento do motor e fazem com que ele funcione em boas condições por mais tempo. A seguir, você entenderá melhor quais estratégias adotar para manter essa peça na temperatura ideal.

Verifique a válvula termostática

Sendo a peça responsável pelo controle da temperatura do motor, bem como do seu sistema de refrigeração, a válvula termostática precisa ser vistoriada com certa periodicidade.

Caso encontre qualquer problema na válvula termostática, leve o caminhão o mais rápido possível a um mecânico de confiança, para que ele consiga realizar os reparos necessários.

Troque o óleo regularmente

O óleo é outro componente importante para manter o motor na temperatura ideal. Caso ele esteja em pouca quantidade ou muito velho, ajudará no superaquecimento da peça.

Por isso, realize a troca de óleo na periodicidade indicada no manual do veículo, além de saber qual a quantidade ideal de fluido que deve ser colocada em seu compartimento dentro do caminhão.

Confira a tampa do radiador

Fazendo parte do sistema de arrefecimento selado, o radiador também trabalha para manter o motor refrigerado. Entretanto, ao não realizar a sua troca regularmente, o veículo poderá se superaquecer.

Recomenda-se que ela seja trocada a cada 50.000 km rodados pelo caminhão ou caso ela demonstre não estar em boas condições de uso. É importante fazer vistorias regulares para se certificar de que a peça está em perfeito funcionamento.

Realize manutenções regulares

Problemas em outras partes do caminhão ocasionam, mesmo que indiretamente, danos ao motor. Por isso, é importante que o caminhão seja levado de maneira periódica para uma revisão.

Um mecânico de confiança poderá avaliar se o sistema de refrigeração está funcionando bem, assim como as demais partes do seu veículo, e já realizar os reparos necessários para que o pior não aconteça.

Assim, entendendo como funciona um motor a diesel, quais os tipos disponíveis no mercado, como descobrir se essa peça está superaquecendo e receber dicas para evitar esse problema, você terá maior segurança em utilizar o seu caminhão, pois saberá que o seu motor estará sempre na temperatura ideal.

Lembra que falamos que um dos tipos de motores a diesel existentes eram os industriais? Leia em nosso blog um outro texto, no qual explicamos melhor como ele funciona e qual o melhor modelo da Scania para cada situação.

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