Lona de caminhão: como escolher a ideal para cobrir cargas?

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Quem trabalha com transporte de carga sabe que escolher a lona de caminhão certa é fundamental para garantir a segurança da carga que será transportada. Porém, nem todo mundo sabe como fazer essa escolha na hora de comprar esse acessório.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial que vai te auxiliar na hora de decidir qual produto atende melhor às suas necessidades e expectativas, além de apresentarmos boas práticas que devem ser seguidas para mantê-la sempre em bom estado de conservação.

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Afinal, como escolher a lona de caminhão ideal para cobrir as cargas?

Atente-se ao tamanho

Comece analisando um detalhe muito importante e que pode ser determinante para fazer uma escolha bem-feita. Grande parte dos caminhoneiros acabam adquirindo uma lona por achar que ela é de boa qualidade, esquecendo outros fatores importantes.

Porém, se não for dada a devida atenção ao tamanho do caminhão em que ela será utilizada, o produto não terá serventia alguma, independentemente da qualidade do material. Por isso, antes de fechar o negócio, certifique-se de que a lona vai se adaptar às medidas do veículo — tendo tamanho suficiente para cobrir e proteger a carga completamente.

Considere a qualidade da lona

Definidas as dimensões que a lona deve ter, é hora de investir em qualidade, afinal, não há nada mais frustrante do que perceber, depois de pouco tempo, que o produto que você comprou já está se deteriorando.

Então, vale a pena gastar um pouco mais para ter a certeza de que você estará investindo em um material de maior qualidade, que vai proporcionar uma durabilidade superior, se comparado a produtos com valores muito abaixo.

Outro fator que você deve levar em consideração na hora de decidir são as variadas condições climáticas que ela terá que suportar. A mudança brusca de temperatura pode prejudicar muito o material e uma lona de qualidade pode evitar que ela tenha que passar por manutenções precoces.

Pergunte também se o item em questão é impermeável, pois trará mais proteção às cargas que serão protegidas por ela. E não se esqueça de conferir a garantia do fabricante, para não ficar na mão quando mais precisar.

Escolha a categoria apropriada

Não se engane, pois as lonas não são todas iguais. Existem vários tipos de categorias e cada uma delas é específica para um modo de transporte. Esse ponto também é fundamental e deve ser levado em conta. 

Lona plástica

Esse tipo de lona é o mais apropriado para uso temporário, por ter baixa densidade. Tem um dos custos menos elevados e são facilmente encontradas no mercado — estando disponíveis até em alguns materiais de construção.

Lona para cobertura estática

Contrária às lonas plásticas simples, as de cobertura estática são de alta densidade e utilizada em cargas que não são manuseadas com tanta frequência. Tem um bom custo-benefício e oferece grande resistência a variações climáticas.

Lona de algodão encerado

Por passar por um processo de impermeabilização a base de cera, a lona de algodão é uma das mais duráveis quando expostas à água e, ao mesmo tempo, auxilia na manutenção de temperatura das cargas — evitando que elas sofram um superaquecimento.

São indicadas para carregamentos de produtos sólidos e aerados, cargas secas ou de tamanho irregular e caixas de verduras, legumes etc.

Lona vinílica de PVC

Esse tipo de lona é o mais indicado para transportar produtos a granel — como grãos, cimento, adubos, carvão etc.). Por ter uma boa durabilidade e a capacidade de prevenir contra ressecamentos e variações de temperatura, ela é utilizada para a maioria dos tipos de carga.

Lona de tela

Também produzidas com tratamento anti-UV, essa lona é aconselhada para servir de cobertura para caçambas. Podem ser utilizadas também para proteger o assoalho e carregar materiais inutilizáveis, como entulho e lixo.

Observe a facilidade de manutenção

Outro ponto muito importante referente à escolha da lona para caminhão é a respeito da manutenção desse item. O ideal é que seja realizada periodicamente para não correr o risco de perder a sua durabilidade.

Procure investir em um modelo que seja de fácil limpeza para poupar tempo e evitar uso de substâncias abrasivas que venham a prejudicar a lona. Nesses casos, quanto mais simples for o procedimento de lavagem, mais tempo a lona vai durar.

Analise custo-benefício

Por fim, deve-se estudar bem o custo-benefício na hora de comprar. A maioria dos itens referentes a caminhão têm um custo elevado, fazendo-se necessário uma análise minuciosa dos preços aplicados no mercado.

Não compre no primeiro fornecedor que lhe oferecer o produto, mesmo que ele atenda as especificidades mostradas acima. Faça outros orçamentos e procure por opções que tenham um custo-benefício mais atraente, que farão você conseguir um produto que atenda às suas necessidades e ainda te proporcionem uma boa economia.

Outra boa dica é buscar também pela internet. As informações são de mais fácil acesso e as variedades são maiores, permitindo uma melhor condição de comparação entre os fornecedores e os produtos que eles oferecem.

Como ela pode ser conservada?

Para manter sua lona por mais tempo possível e em bom estado de uso, são necessários alguns cuidados. Alguns motoristas cometem alguns erros que podem prejudicar o produto, como utilizar cabos ou ganchos para esticar o produto.

Esse erro comum pode custar a integridade do material, pois elas foram feitas para proteger a carga com seu tamanho original. Ao esticá-las, corre-se o risco de rasgar a lona e perder a carga no caminho, podendo até causar um acidente.

Outro cuidado que se deve ter é durante a limpeza. Os modelos mais simples de lona devem ser lavados apenas com água e sabão, evitando o uso de escovas ou qualquer outro objeto agressivo e produtos abrasivos — que podem danificar a estrutura, dependendo do material que compõe a lona.

Além dessas boas práticas, existem outras medidas que podem ser tomadas para conservar a lona do caminhão, tais como:

  • não guardá-la suja ou molhada
  • evitar arrastá-la sobre superfícies ásperas e imperfeitas
  • não forçá-la contra cantos vivos da carga ou carroceria do caminhão;
  • ao guardá-la, dobrar e empilhá-la sobre uma plataforma de madeira lisa e sem contato com paredes úmidas;
  • não a deixar solta na parte traseira quando utilizá-la após a amarração;

Agora que você já conhece o que deve levar em consideração antes de escolher a lona de caminhão ideal e como manter seu bom estado de conservação, ficou muito mais fácil tomar essa decisão da forma mais acertada possível, não é mesmo? 

Gostou do que aprendeu nesse artigo? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento!

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-