Caminhoneiro: Você está preparado para os imprevistos na estrada?

cabine-estrada-volante-scania
9 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Toda profissão reúne riscos e exigências em relação a melhorias constantes, não é diferente quando trata-se de caminhoneiros, que independente da rota, podem lidar com os mais variados imprevistos em relação à saúde, ao próprio caminhão, cargas, entre outras.

É importante ressaltar que os caminhoneiros ocupam um espaço valioso quando tratar-se do transporte de cargas em longas distâncias, logo o impacto da profissão para o mercado é significativo. 

Por mais que existam variadas formas de atuação entre os caminhoneiros, principalmente ao considerar os tipos de rotas e de serviços de transporte de cargas, é importante levar em consideração que alguns problemas são muito comuns.

Dessa maneira, há algumas questões que exigem mais atenção por parte dos profissionais e empregadores, uma vez que este setor não é totalmente composto por caminhoneiros autônomos. Entre os principais dilemas, é crucial abordar:

1. Condições de dirigibilidade

Diversos problemas estão relacionados com as circunstâncias da direção, dentre eles, o que envolve curvas de maior risco, trechos com um número elevado de buracos, viagens longas e até as que contam com a necessidade de dirigir noturno.

São condições predominantemente relacionadas aos tipos de serviços, segurança e saúde, sendo que este último fator será abordado de forma mais ampla a seguir.  

Desse modo, o profissional deve agir sempre com prudência. Desde a aquisição de uma cinta para caminhão em prol da segurança da carga até a análise das rotas a serem seguidas, é muito importante que os motoristas tenham sempre muita cautela.

2. Saúde

Uma rotina de trabalho inadequada muitas vezes pode gerar resultado que impactam nas condições de saúde, como o estresse, sobrepeso e hipertensão. Não é diferente ao quando falamos dos caminhoneiros, que estão mais expostos a algumas condições devido a demanda de algumas atividades.

Sempre pelas estradas, a saúde de um caminhoneiro corre riscos de alteração de imunidade e algum abalo na saúde, para isso, é importante que exista sempre cautela com alimentação, exercícios físicos, sono regular e com as normas presentes na legislação de segurança do trabalho.

Por esse motivo, há necessidade de adotar algumas medidas, por exemplo, a realização de exames periódicos, paradas programadas para descanso e comprometimento com atividades e prazos que de fato podem ser atendidos de maneira saudável e segura.

3. Segurança

A segurança envolvendo tanto os profissionais quanto os veículos, também é um grande problema comumente apontado em meio a esse tipo de profissão, principalmente em relação às longas viagens.

Sem dúvidas, é fundamental manter o veículo em boas condições, seja com procedimentos como a
reforma de baú de caminhão ou manutenções mais específicas e periódicas.

Além disso, no que diz respeito aos caminhões de carga, é interessante que exista prevenção para o risco de quedas, roubos e furtos. 

Para lidar com problemas como esses, é recomendado redobrar o cuidado ao programar as paradas e evitar locais extremamente desertos e perigosos.

Medidas preventivas para enfrentar as rotas

Uma vez que trata-se de um setor muito amplo, há uma série de medidas que podem ser adotadas para lidar com os problemas apresentados acima e com outras situações que podem ocorrer nos serviços realizados pelos caminhoneiros.

Naturalmente, existem alguns pontos gerais, que podem ser vantajosos independentemente do porte ou segmento de atuação, tais como:

Kits emergenciais

Nos preparativos para uma viagem, o melhor é que o caminhoneiro separe kit para atender emergências, principalmente para aqueles que lidam com percursos longos. O ideal é que seja um kit preparado para uso próprio, com remédios e curativos, e outro para imprevistos profissional e que possa auxiliar em qualquer possível problema do veículo.

Sendo assim, deve-se avaliar a possibilidade de implantar alguns equipamentos básicos de acordo com o veículo e tipos de carga. 

Por mais que a mecânica possa ser semelhante em diversos pontos, em relação a carga é possível se deparar com divergências, por exemplo, os elementos necessários para um caminhão de água serão distintos dos elementos de outros veículos. 

Planejamentos de rotas

Um planejamento adequado em relação aos mais variados fatores das rotas é um dos principais passos que os profissionais podem adotar, pois envolve os locais em que passará e a programação de paradas.

Para um planejamento preciso, o setor de atuação, assim como o tipo de caminhão, cliente e de carga devem ser considerados. Afinal, são aspectos cruciais para definir um cronograma seguro.

Manutenção em dia

Conforme citado anteriormente, para garantir um desempenho adequado do veículo ao longo do percurso traçado, o proprietário deve se preocupar com a manutenção do caminhão, principalmente as preventivas, que podem prolongar a vida útil de diversos componentes e identificar problemas de forma precoce.

São procedimentos que devem ser realizados de maneira periódica e evitam interrupções, que podem comprometer as cargas, a segurança e até mesmo o agravamento de situações variadas.

Entre as atividades realizadas é possível citar a verificação de luzes, calibração de pneus, nível de combustível, troca de óleo, entre outras possibilidades.

Naturalmente, caso refere-se do aluguel de caminhão munck, que é muito comum no setor de construção civil, a manutenção é de responsabilidade da empresa contratada, assim como a locação de caminhões para atender outras atividades.

muito comum no setor de construção civil, a manutenção é de responsabilidade da empresa contratada, assim como a locação de caminhões para atender outras atividades.

Cuidados com as cargas

As cargas exigem grande atenção, uma vez que há grande diversidade, no que diz respeito ao armazenamento correto para evitar danos, furtos e até mesmo quedas. 

Uma das soluções neste caso é a lona para caminhão, sendo encontrada em materiais variados.

Um exemplo disso, são as lonas compostas por algodão, elas são ideais para itens secos, como o café e açúcar, enquanto as opções de PVC comumente são aplicadas para a proteção de areia e pedras.

Alguns casos exigem cuidado redobrado por parte dos profissionais, como quando falamos do transporte de resíduos perigosos, pois não são todos os motoristas

que podem lidar com esse tipo de carga, que envolve itens como produtos químicos e combustíveis. 

Nesse caso, há necessidade de obter um certificado do MOPP, que corresponde a Movimentação Operacional De Produtos Perigosos.

É imprescindível que exista cautela em relação às restrições apresentadas pelas cargas, pois dimensões e pesos acima do permitido podem resultar em acidentes e penalidades.

Atualização constante

Manter-se atualizado é indispensável em qualquer tipo de profissão e não seria diferente com os profissionais nomeados caminhoneiros. Neste caso, é interessante que os profissionais estejam atentos às mudanças na legislação e dicas.

Conhecer os direitos e normas a serem atendidas é crucial para evitar penalidades e naturalmente, para reivindicar o que for necessário em prol de condições adequadas de atuação.

Ainda mais, a busca por novidades sobre as rotas, sejam elas já conhecidas ou não, pode ser um grande diferencial para evitar diversos transtornos, o que envolve principalmente prejuízos.

Por exemplo, um condutor de caminhão plataforma guincho que busca atualizar-se a respeito de um percurso e descobre reformas ou que o caminho apresenta menos condições de segurança, pode buscar uma solução rapidamente e não comprometer um serviço contratado.

Confira dicas para iniciantes

No decorrer do texto, diversos pontos cruciais para os caminhoneiros de forma geral foram abordados, porém, os iniciantes devem se atentar a determinados fatores com maior cautela para evitar transtorno.

Como exemplificação nas rotas traçadas, é interessante ter conhecimento de que há os pontos positivos e negativos, como as taxas, prazos, necessidade de escolta, conforto e acessibilidade.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse contexto, principalmente para quem deseja potencializar questões como a segurança e agilidade. Hoje em dia, é possível encontrar recursos que auxiliam em questões como as seguintes:

  • Localização de veículos;
  • Gerenciamento do consumo do combustível;
  • Indicação de falhas no transporte;
  • Reunião de informações do histórico dos veículos.

Naturalmente, cada profissional deve avaliar o tipo de investimento que é possível e necessário realizar. Afinal, a alternativa escolhida deve ser compatível com seu modo de atuação para evitar prejuízos.

Além dos aspectos abordados ao longo do texto, assim como com outras profissões, a paciência e comprometimento são cruciais para que garantir a segurança e o conforto nas atividades realizadas.

Grande parte das questões abordadas no decorrer do texto estão relacionadas com a conduta dos profissionais, em especial, em relação ao planejamento, prudência na direção e autocuidado, o que favorece não apenas a própria atuação, como também a segurança na estrada de forma geral.

Portanto, tanto para profissionais que já atuam há muito tempo quanto iniciantes, é imprescindível atender os quesitos básicos e buscar sempre a atualização constante. Dessa maneira, será possível alcançar resultados cada vez mais satisfatórios nesse segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-