Frete SPOT: você conhece as características desse tipo de frete?

frete spot
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Você já ouviu falar em Frete SPOT? Todo caminhoneiro e dono de frota precisa conhecer melhor essa modalidade. Por isso, trouxemos este tema para o nosso blog.

O mercado de transporte de cargas está em constante evolução para atender às diferentes demandas da sociedade e das empresas. Aliás, agilidade e eficiência são aspectos que caracterizam o modelo que você conhecerá melhor ao longo deste post.

Ficou curioso e deseja entender melhor como funciona o Frete SPOT? Então, continue a leitura!

Frete SPOT: o que é?

O Frete SPOT é uma modalidade de serviço de transporte que é executado por uma transportadora diferente da que normalmente executa esse tipo de trabalho para o cliente. Portanto, ele é esporádico e requer uma certa urgência para a sua concretização.

Em outras palavras, o termo “spot” refere-se ao transporte que é pago à vista e que realiza a entrega imediata do produto ou serviço.

Apesar de a maioria dos contratos e negociações de transporte de cargas serem de maior prazo, as contratações do Frete SPOT estão crescendo no mercado e já têm uma grande incidência em certos nichos.

Dessa maneira, de forma resumida, podemos dizer que essa modalidade se faz presente quando uma empresa entra em contato com uma nova transportadora — com a qual não tem contrato — para que ela ajude a realizar todas as entregas necessárias.

Quais são as suas principais características?

O Frete SPOT tem características bem específicas e, por isso, deve ser conhecido por todo caminhoneiro que se preocupa em qualificar sua gestão de frotas e pelo gestor de empresas que busca assegurar a satisfação de seus clientes. Para ajudá-lo com essa tarefa, selecionamos os aspectos mais relevantes. Confira!

Urgência

Uma das maiores características do Frete SPOT é a urgência. Em geral, as empresas já contam com uma transportadora de confiança que realiza o transporte de suas cargas e, por inúmeras razões, podem precisar contratar outro negócio.

Em alguns casos, o cliente precisa do produto em um prazo curto, há a necessidade de uma troca mais ágil, um problema interno e até mesmo a demanda por reposição de mercadorias urgente. O que se observa é que o transporte precisará ser finalizado em menos tempo.

Entrega imediata

Diante da urgência do transporte, é natural que a entrega seja imediata. Por isso, caso você seja contratado para esse tipo de serviço, é preciso estar preparado para iniciá-lo o quanto antes.

Vale mencionar que trabalhar com fretes curtos é uma oportunidade para atender a essa demanda de mercado, o que pode render bons frutos ao seu negócio.

Pagamento à vista

O pagamento desse tipo de frete é sempre à vista. Afinal, há a contratação de um parceiro diferente do que já presta serviços à empresa. Essa sistemática é bem diferente do que acontece com as transportadoras contratadas, que costumam receber a prazo ou uma vez ao mês por todos os serviços prestados.

Cargas diferentes

Por fim, o Frete SPOT é muito utilizado quando há uma variedade de cargas. Geralmente, as empresas que comercializam diferentes produtos e lidam com clientes pessoas física e jurídica precisam recorrer a esse serviço de urgência com mais frequência.

Quais são as vantagens e desvantagens desse modelo?

Conseguiu entender como funciona o Frete SPOT? Essa modalidade vem crescendo no mercado e reserva oportunidades interessantes para as transportadoras. No entanto, nem tudo são flores nesse mercado. Veja, a seguir, suas vantagens e desvantagens!

Vantagens

Pelas características apresentadas, ficou fácil entender que a logística SPOT é um recurso que soluciona problemas para as empresas. Afinal, ela é utilizada em situações emergenciais e que demandam um transporte rápido e eficiente. Sendo assim, devemos destacar alguns de seus benefícios para os contratantes:

  • a entrega imediata garante a satisfação do consumidor final;
  • ele assegura a prestação do serviço diante da impossibilidade da transportadora contratada;
  • o processo de negociação e contratação é mais fácil e rápido;
  • há a redução dos níveis de queda no serviço e interrupções na produção.

Quando analisamos a situação do caminhoneiro autônomo ou da transportadora contratada para executar esse serviço, também é possível identificar alguns benefícios, como:

  • o pagamento à vista favorece seu fluxo de caixa;
  • a modalidade abre horizontes e permite novas parcerias;
  • o transporte é mais rápido, já que é feito com menos paradas e de forma direta;
  • pode ser usado no frete de volta, evitando que o retorno do caminhão vazio.

Desvantagens

Naturalmente, o Frete SPOT também apresenta situações negativas. Esses fatores devem ser de conhecimento do profissional do transporte e das empresas, pois facilita a tomada de decisão.

Em geral, o ponto negativo de destaque para o contratante é o alto custo desse frete. Como ele exige urgência e agilidade, é natural que o valor cobrado seja maior do que o de um transporte comum.

Outro fator é o risco de contratar um parceiro desqualificado e despreparado para realizar um serviço rápido e seguro, o que pode representar prejuízos consideráveis. Sendo assim, sempre que se identifica uma necessidade constante por esse tipo de transporte, é necessário revisar os contratos em vigor com as transportadoras e repensar as estratégias.

Ao analisar as desvantagens pela ótica do transportador, alguns aspectos também precisam ser observados com atenção.

Assim como o Frete SPOT pode ser usado para evitar que o caminhão viaje vazio, ele pode contribuir para isso. A contratação de urgência dificulta o planejamento da viagem e isso pode significar prejuízos para as finanças do negócio e para a própria frota.

Além disso, o fato de essas contratações serem esporádicas também dificulta o controle financeiro do negócio. Daí a necessidade de investir em captação e fidelização de clientes, já que, apesar do alto valor desse tipo frete, ele não é fixo.

Agora que você já conhece o Frete SPOT, consegue entender que estamos lidando com um recurso interessante, tanto para os contratantes quanto para os transportadores. No entanto, o modelo não deve se tornar prioridade, já que tem riscos e desvantagens que não podem ser ignoradas, não é mesmo? De qualquer forma, é sempre importante conhecer as novidades e se preparar para situações de urgência. Esse pode ser o diferencial de seu negócio!

Gostou deste post e quer ficar por dentro de tudo o que é importante para a sua vida de caminhoneiro? Então, não deixe de seguir nossas páginas no Facebook!

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-