Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogwlmscaniaita/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Defletor de ar do caminhão: conheça seus benefícios!

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Você sabe o que é e qual a importância do defletor de ar do caminhão? Apesar de não ser um equipamento que sempre vem de fábrica nos veículos, ele poderá lhe auxiliar bastante nas suas viagens.

Neste texto você entenderá melhor como funciona um defletor de ar para caminhão, quais os seus benefícios para a performance do seu veículo e quais os cuidados necessários para manter essa peça em boas condições.

Como funciona um defletor de ar do caminhão?

O defletor de ar, também conhecido como aerofólio, tem como função melhorar a aerodinâmica do caminhão, fazendo com que o veículo sofra menos impacto da resistência do ar. Isso porque o defletor evita que o ar atinja o seu colega de trabalho diretamente.

Com isso, o caminhão ganha mais estabilidade e segurança, permitindo que o motorista dirija melhor e com mais controle sobre o veículo, o que pode até mesmo ajudar a evitar acidentes.

Sem essa peça, é necessário mais combustível e força por parte do caminhão para vencer a resistência, ou seja, acaba gerando mais gastos para o motorista e contribui para a redução da vida útil do veículo.

Quais seus benefícios para a performance do caminhão?

Como falamos, os defletores de ar permitem que o motorista tenha mais controle sobre o veículo, além de diminuir o consumo de combustível.

Uma peça que é bastante beneficiada com o uso de um defletor de ar são os pneus, já que será preciso exigir menos do veículo para que ele se mantenha na velocidade desejada pelo caminhoneiro.

Gastos com manutenções e reparos também serão menores, já que, com menos pressão, o veículo terá uma vida útil maior e menos incidências de defeitos relacionados ao excesso de uso do motor e outras peças.

Quais os cuidados e como fazer a manutenção do defletor de ar?

Um dos cuidados necessários com os defletores de ar é com relação à sua instalação. Eles precisam ser colocados em um local que consiga fazer o “corte” do ar que atingiria o caminhão.

Para isso, é importante contar com um profissional que saiba como fazer a colocação correta desse acessório. Entretanto, ele também pode ser instalado pelo próprio caminhoneiro.

Os defletores de ar também precisam de manutenção, pois podem sair do lugar e não serem tão eficientes contra a resistência do ar. Por isso, peça para o seu mecânico de confiança sempre dar uma olhada nesse item durante a revisão periódica do seu caminhão.

Para escolher o melhor modelo de defletor para o seu “bruto”, o ideal é analisar a utilidade do veículo e da carroceria, além de levar em conta o tamanho da sua cabine, para que ele consiga caber perfeitamente no local ideal.

Que outros acessórios posso utilizar no meu caminhão?

Além dos defletores de ar, você poderá utilizar outros acessórios que também trazem uma série de benefícios para sua dirigibilidade e prolongam a vida útil do seu veículo. Confira a lista!

Extintor de incêndio

Um dos mais importantes, e também obrigatórios, itens que devem estar presentes no seu caminhão são os extintores de incêndio. Eles são utilizados para apagar focos de incêndio e evitar que o motorista se machuque ou perca a carga.

É importante se certificar de que esse item esteja sempre dentro do prazo de validade e atenda aos requisitos estipulados pela lei. Também é preciso deixá-lo em um lugar seguro, para que não sofra danos que podem atrapalhar a sua usabilidade.

Calotas

Apesar de serem utilizadas principalmente para fins estéticos, as calotas de caminhão protegem a estrutura de ferro do caminhão, evitando assim que ela sofra danos por pedras e outros objetos que podem atingir a roda, diminuindo a sua durabilidade ou até mesmo causando acidentes.

É possível encontrar calotas de diferentes tipos e tamanhos, ficando a cargo do motorista escolher o melhor tipo e cor para o seu caminhão, combinando assim com o seu modelo e estilo.

Tapa-sol

Um problema bastante frequente entre os motoristas de caminhão é lidar com o sol, principalmente enquanto estão dirigindo. Os raios solares podem causar incômodo e atrapalhar a visibilidade do motorista, o que facilita acidentes.

Colocar um tapa-sol na cabine ajudará a evitar os efeitos dos raios solares nos olhos do condutor, permitindo que ele dirija com maior conforto visual e não perca campo de visão.

Colchão

O momento de descansar é sagrado. Um motorista que não consegue dormir bem a noite não terá um desempenho satisfatório enquanto dirige durante o dia, pois se sentirá cansado.

Por isso, é interessante ter um colchão para dormir. Isso trará mais conforto e ajudará a manter uma boa saúde nos períodos de viagem longa. Além disso, dormir no caminhão fará com que o profissional economize no aluguel de quartos de hotel.

Câmeras de segurança

É muito importante prezar pela segurança do seu próprio caminhão, mercadoria transportada e dos seus pertences dentro da cabine. Para isso, a instalação de uma câmera de segurança é uma estratégia eficiente.

Em caso de assaltos ou roubos, você conseguirá filmar a ação, o que ajudará a polícia a encontrar mais rapidamente o meliante e até mesmo ter de volta os seus itens e mercadoria roubados.

Chaves de fenda e roda

Pequenos defeitos podem surgir durante o seu dia na estrada, e nem sempre é viável chamar um mecânico para resolver tal situação. Então, nada melhor do que ter uma chave de fenda e outras ferramentas para realizar pequenos reparos e ajustes.

Com elas, também é possível averiguar se o caminhão conta com algum defeito em alguma parte mais difícil de ser alcançada. Caso o motorista perceba que o problema é mais complicado, poderá chamar um profissional para realizar a manutenção.

Na WLM, possuímos diversos modelos de defletores de ar que combinam perfeitamente com as suas necessidades e trarão um melhor desempenho para o seu caminhão enquanto estiver na estrada.

Usar defletores de ar é uma das dicas para se tornar um bom caminhoneiro. Quer saber o que mais você deve fazer para ter sucesso nessa profissão? Então baixe o nosso e-book e saiba agora.

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-