Todo caminhoneiro precisa encontrar maneiras de melhorar sua lucratividade para poder cobrar preços mais justos e competitivos em seus fretes. Nesse sentido, o defletor de ar cumpre um papel importante de melhorar o desempenho do caminhão nas viagens, tornando-as mais baratas e rápidas.

Mas o que é um defletor de ar e como ele consegue fazer tudo isso? Para tirar suas dúvidas sobre esse item e suas vantagens para o caminhoneiro, preparamos este post com todas as informações que você vai precisar. Não deixe de ler!

Defletor de ar: funcionamento e benefícios para o caminhão

Muitas vezes, visto apenas como item estético, o defletor, na verdade, contribui para a integração aerodinâmica da cabine com a carroceria, diminuindo o impacto do vento sobre o implemento. Isso significa melhor aproveitamento do combustível e maior rendimento para o caminhão.

Também chamado de aerofólio ou quebra-ventos, sua eficácia vem da capacidade de reduzir a resistência do ar para a composição. Para mover-se, um caminhão precisa deslocar o ar que está a sua frente. Sem um defletor, o implemento torna-se um grande paraquedas atrás da cabine. Com isso, é preciso aumentar a rotação do motor, gastando mais combustível.

Nas estradas, onde as velocidades costumam ser mais altas e os ventos, mais fortes, essa resistência tende a ser maior, o que pode diminuir a eficiência do caminhão e torná-lo menos estável. Ao instalar o aerofólio, o ar é desviado para fora da composição com mais suavidade e maior velocidade, auxiliando-a na tarefa de vencer o arrasto aerodinâmico.

No entanto, é preciso que seja um defletor compatível com o modelo do veículo, instalado e ajustado de maneira adequada ao implemento que será utilizado. Por isso, o ideal é comprar somente peças originais em uma concessionária garantindo, assim, todas as vantagens que o aerofólio pode trazer para o caminhoneiro e seu “bruto”.

Quer saber quais são elas? Abaixo listamos seis dos principais benefícios da peça. Confira!

1. Diminui o consumo de combustível

A resistência do ar é um dos principais fatores que influenciam no consumo de um veículo. E quanto maior a velocidade, maior é o arrasto e, portanto, menor a eficiência do motor. Isso significa que será preciso queimar mais combustível para um ganho de velocidade cada vez menor.

Por isso, os caminhões sofrem na estrada com suas grandes carrocerias. Assim, o que poderia ser um momento para economizar, rodando com marchas altas, acaba por não ser tão vantajoso.

O defletor de ar age, justamente, reduzindo essa resistência, auxiliando a composição a furar o vento ao torná-la mais aerodinâmica. Por isso, o caminhão com aerofólio gasta menos combustível, especialmente nas estradas. Dependendo das condições do tempo, essa economia pode ser significativa.

2. Ajuda na conservação do caminhão

Ao auxiliar o caminhão a cortar o vento com mais suavidade, minimizando a força contrária ao seu movimento, o defletor de ar diminui a carga sobre o motor e os componentes mecânicos e elétricos do veículo. Dessa forma, ajuda na sua conservação, rendendo alguns quilômetros a mais de vida útil para as peças do caminhão.

Afinal, com menos esforço, o motor trabalha em temperaturas mais baixas, evitando seu superaquecimento. Também é menor o atrito entre as peças metálicas, assim como a demanda sobre a bateria e a pressão em componentes como a transmissão, a embreagem, a bomba de combustível e o sistema de arrefecimento.

3. Melhora a estabilidade do caminhão

Quem ganha a vida rodando pelas estradas e rodovias do país, certamente já notou que as rajadas de vento interferem na direção. No geral, um pequeno ajuste no volante resolve o problema. Mas dependendo da carga transportada e das velocidades do veículo e do vento, essa situação pode se tornar perigosa.

Isso acontece porque o ar bate na carroceria e se espalha desordenadamente, mas passa por baixo da composição sem obstáculos. Essa diferença de velocidade do vento gera pressões distintas, o que faz o veículo literalmente decolar, reduzindo o contato dos pneus com o solo.

Ao melhorar a aerodinâmica da composição, integrando a cabine à carroceria, o defletor ajuda na passagem do ar sobre o caminhão. Assim, dá maior estabilidade para o veículo em velocidades altas e para enfrentar ventanias contrárias ao seu movimento.

4. Aumenta o fôlego do motor

Em estradas e rodovias, é muito comum encontrarmos situações nas quais o motor é mais exigido, como em aclives ou em ultrapassagens de veículos mais lentos. No entanto, por vezes, é difícil manter o rendimento do caminhão nesses casos, pois, como dissemos acima, o motor já vem trabalhando em rotações altas para enfrentar a resistência do ar.

Por minimizar seu esforço em condições normais de direção, o aerofólio dá mais fôlego ao motor, ou seja, disponibiliza as faixas mais altas de rotação para situações específicas, diminuindo a necessidade de redução de marchas. Isso torna as ultrapassagens mais seguras e as subidas mais fáceis de enfrentar.

5. Torna as viagens mais rápidas

Por melhorar o rendimento do caminhão, o defletor de ar permite desenvolver velocidades um pouco maiores sem a necessidade de aumentar o consumo de combustível. Assim, a velocidade média na estrada se torna maior e, em uma viagem que dure dias, é possível voltar algumas horas mais cedo para a casa.

Pode parecer pouco, mas uma hora que seja economizada em uma viagem é uma hora a mais para descansar, ficar com a família e cuidar da saúde. No final do ano, a soma desse tempo refletirá em uma melhora na qualidade de vida do caminhoneiro.

6. Reduz os custos do frete

Ao somar as economias com combustível, com manutenção e com o tempo na estrada, o defletor de ar contribui para a redução global do custo do quilômetro rodado. Esse custo é a base para a estimativa do valor do frete, o que permite ao caminhoneiro tanto cobrar preços mais competitivos, aumentando sua quantidade de serviços e clientes, como melhorar suas margens de lucro em cada viagem.

Como vimos, o defletor de ar é um item importante para que o caminhoneiro possa melhorar a eficiência nas viagens, reduzindo custos e aumentando seus lucros. Muito além de um acessório estético, essa peça é fundamental para tornar-se mais competitivo, diminuindo os gastos com combustível e o desgaste do caminhão.

Este post foi útil para você? Quer mais dicas sobre peças e acessórios para seu caminhão? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas novidades!