Combustíveis alternativos: conheça mais essa solução da Scania!

combustíveis alternativos
7 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Desde o surgimento das primeiras máquinas, a relação entre homem e natureza possibilitou grandes transformações e pesquisas no desenvolvimento de combustíveis alternativos. Iniciamos com as caldeiras para os motores movidos a vapor e chegamos à utilização do petróleo como combustível de alto desempenho no século 20.

Porém, o alto consumo desse composto de origem fóssil trouxe discussões sobre o meio ambiente e possíveis alternativas para extrair o melhor de cada motor, sem prejudicar a natureza e trazendo economia para o empresário do ramo.

Em um mundo onde você precisa estar sempre se atualizando para conseguir competir com seus concorrentes, umas das alternativas é a mudança para frotas mais eficientes, econômicas e sustentáveis.

A Scania leva a sério essa mudança para o transporte sustentável desde 2016 e, por isso, todo os seus novos veículos utilizam combustíveis alternativos. Além disso, oferece opções para as áreas de segurança e produtividade com a conectividade e os programas de treinamento.

Quer saber um pouco mais sobre os combustíveis sustentáveis usados pela Scania e como eles podem ajudar a sua frota? Acompanhe a leitura com a gente!

Por que usar combustíveis alternativos?

Para alcançarmos sustentabilidade, não basta apenas usar combustível alternativo. É preciso pensar nas melhorias para o meio ambiente e na certeza de fazer mais economia com soluções menos corrosivas para o motor, a fim de desencadear toda uma corrente sustentável. Além disso, é preciso pensar no uso responsável dos recursos fósseis.

Segundo um estudo da Carbon Tracker, a partir de 2023, as fontes de energias renováveis passarão a ser mais utilizadas, devido à escassez de combustíveis fósseis.

O conceito de combustíveis alternativos é baseado em três pilares:

  • social — é mantida a qualidade do transporte e do serviço entregue;
  • ambiental — a emissão dos gases poluentes, como CO², é reduzida drasticamente;
  • econômico — uma simples troca de combustível pode gerar ganhos financeiros de aproximadamente 30%, levando em consideração todos os imprevistos que possam acontecer.

Com esse tripé, a Scania consegue garantir o retorno de todo o investimento feito em menos de 2 anos. Claro, desde que o motorista e o empresário sigam as orientações dadas pelos analistas da montadora por meio dos programas de conectividade.

Quais combustíveis alternativos a Scania utiliza?

O portfólio da Scania conta atualmente com o Biodiesel (que já está disponível no Brasil), o HVO (um outro tipo de biodiesel), o Bioetanol, o Biometano e o GNV. Confira!

Biodiesel

Esse combustível é produzido a partir de compostos orgânicos derivados da gordura de origem vegetal renovável ou animal, os quais são produzidos mediante uma reação química conhecida como transesterificação. Nesse processo, o ácido carboxílico e o álcool reagem resultando no produto final.

As vantagens de usar o biodiesel é a geração de baixos índices de poluição que a queima do biodiesel produz. E essa alternativa depende apenas de plantações de grãos oleaginosos para ser extraído. A redução na emissão de CO², em comparação com o Diesel, é de até 66%.

HVO

Esse combustível alternativo é produzido de forma semelhante ao diesel. É feito a partir de óleo usado de colza, de palma e de gordura animal. Por isso, é chamado de Óleo Vegetal Hidrogenado (Hydrotreated Vegetable Oil). A diferença é que o processo químico para a extração do HVO é feito com o uso de hidrogênio, enquanto para o diesel é utilizado o metano para fazer a catalisação.

Além de ser feito com materiais 100% orgânicos, o HVO pode reduzir em até 90% a redução de CO² se comparado com o Diesel.

Bioetanol

O bioetanol é um tipo de combustível produzido por meio de resíduos vegetais, como cana-de-açúcar, milho e celulose. No Brasil, ele é fabricado por meio da cana, o que possibilita a produção em grande quantidade, sem a necessidade de maiores áreas de desmatamento para fazer ampliação da plantação.

Vale frisar que apesar de o Etanol ser utilizado em quase todo o mundo, nem todos os países contam com o produto bio, e sim o sintético, que é feito a partir do petróleo.  As duas formas podem ser usadas no mesmo veículo, porém, a melhor para seu motor é a fabricada com matéria-prima vegetal.

Biometano

O Biometano é a grande aposta na Scania no Brasil para 2019. Esse gás é obtido a partir do processamento do biogás, que surge por meio da decomposição de resíduos sólidos urbanos, orgânicos e esgoto doméstico, em um processo conhecido como biodigestão anaeróbica.

Após ser retirado, o biogás passa por um processo de purificação, onde os resíduos que não contribuem para a combustão interna, como o monóxido de carbono, são retirados e a quantidade de metano ampliada.

É considerado como uma das possibilidades mais baratas do mercado e, do ponto de vista ambiental, a emissão de CO² chega a redução de 90%.

Gás Natural (GNV)

O combustível do futuro é uma mistura de hidrocarbonetos leves que em temperatura ambiente fica em estado gasoso. Sua fórmula é constituída principalmente por metano. Enquanto o biometano é produzido por meio da decomposição de resíduos naturais, o GNV é encontrado em subsolo junto com o petróleo.

Além de ser apontado como o biocombustível mais limpo, é também responsável por aumentar a vida útil do motor e gerar economia, tanto no ponto de vista de consumo quanto na questão de valor.

Mais uma opção no exterior

Na Europa, também foi apresentado o Híbrido Plug in, ou seja, um veículo que consegue rodar com combustível gasoso e com uma bateria que oferece autonomia para andar de forma 100% elétrica. É ótimo para os grandes centros europeus que já possuem controles da emissão de poluentes e som.

Soluções da Scania

O compromisso da Scania para os próximos anos é se posicionar como principal parceiro para todos os clientes nessa jornada de deixar o transporte o mais sustentável possível. Por isso, a estratégia é ter cada vez mais produtos verdes zelando pelo compromisso com a sustentabilidade.

A Scania apresentou o primeiro caminhão que pode ser abastecido com GNV ou biometano. O modelo faz parte da nova geração da marca e começa a ser vendido no Brasil em fevereiro 2019. O veículo já faz os primeiros testes e análises pela rota Matão-Santo, em São Paulo, para levar suco de laranja.

Além disso, ao contar com um caminhão da Scania, o empresário pode optar pela solução que mais lhe agradar e contar com os programas de treinamento, manutenção e acompanhamento oferecidos pelas concessionárias.

Como você viu, os combustíveis alternativos caminham a passos largos para se tornarem a melhor opção para qualquer empresário que trabalhe com transportes. E as soluções oferecidas pela Scania une todas as soluções para um transporte completamente sustentável, em termos de segurança, economia e meio ambiente.

Se você se interessou pelas opções que a Scania oferece em relação ao combustível alternativo, entre em contato conosco  agora mesmo e confira as soluções que temos para você!!!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-