Como andam as suas finanças pessoais? Um dos maiores desafios do cotidiano de um caminhoneiro é manter a sua vida financeira organizada e saudável, mas é preciso se esforçar para superar essa dificuldade e conquistar estabilidade e prosperidade.

A correria do dia a dia e as múltiplas responsabilidades, muitas vezes, conduzem a uma desorganização e confusão entre as suas finanças pessoais e profissionais, o que pode causar muitas dores de cabeça.

Mas a boa notícia é que preparamos para hoje um post repleto de dicas que realmente farão a diferença e o ajudarão a conquistar uma vida financeira equilibrada.

Quer aprender a controlar melhor as suas finanças pessoais? Então, fique atento aos tópicos a seguir!

1. Não misture as suas despesas pessoais e profissionais

A primeira grande dica de hoje não poderia deixar de ser outra. A confusão patrimonial é um erro bastante recorrente entre profissionais autônomos e, ainda que pareça inofensivo, pode levar a uma situação incontrolável.

Como caminhoneiro autônomo, é importante que você aprenda a separar suas despesas pessoais e familiares daquelas relacionadas à sua profissão.

Todos os gastos com o caminhão devem ser quitados e anotados com cautela e organização, já que esse é um dado fundamental para definir o valor de seu frete.

Do mesmo modo, é preciso se esforçar para retirar uma quantia fixa mensal que será destinada às suas despesas pessoais. A retirada dessa espécie de salário é um hábito muito saudável e o ajudará a conquistar novos objetivos, como a compra de um caminhão novo.

2. Aprenda a planejar as suas finanças pessoais

O planejamento é a base para o sucesso de qualquer meta que almejamos alcançar e, por isso, é necessário perder um pouco do seu tempo com essa estratégia.

Apesar de não ser uma tarefa complicada, o caminhoneiro deve ser disciplinado e organizado para alcançar bons resultados.

Nesse sentido, procure fazer um levantamento de todas as suas contas e saldos bancários, despesas mensais, aplicações, dívidas e bens. Esse passo é fundamental, já que conhecer todo o seu patrimônio pessoal e profissional é imprescindível para ter um planejamento financeiro eficiente.

Além disso, conforme dito no tópico anterior, faça duas planilhas de gastos: uma para despesas pessoais — saúde, alimentação, moradia e educação dos filhos, por exemplo — e uma para despesas profissionais — como financiamento, combustível e despesas de viagens.

3. Anote todas as entradas e saídas

Você costuma anotar todas as suas despesas e receitas? Muitos caminhoneiros não possuem esse hábito e acabam enfrentando dificuldades para manter as suas finanças em dia. Por isso, fuja dessa armadilha!

Por menor que seja o gasto, anote-o! Assim, na parada para o café, anote o custo do lanche e do mesmo modo, as despesas com hotel, banho, alimentação e saúde.

Lembre-se de que pequenos gastos não registrados podem se transformar em uma grande despesa sem qualquer referência. Já que você dificilmente se lembrará no fim do mês com que gastou essa quantia.

Uma dica para tornar essa tarefa mais rápida e simples é a utilização de aplicativos para smartphones. Existem excelentes opções gratuitas no mercado, como o Guia Bolso e o Organizze. Basta baixar e começar a ter um controle financeiro mais eficaz.

Saber usufruir dos benefícios da tecnologia é uma atitude inteligente e o ajuda a conquistar uma vida próspera, confortável e tranquila.

4. Faça uma reserva financeira

Um caminhoneiro de sucesso sabe que pensar e garantir um futuro promissor é tão importante quanto se dedicar ao presente e, por isso, costuma poupar para montar a sua reserva financeira.

Adquira o hábito de guardar de 10% a 15% do que você ganha mensalmente, seja para despesas emergenciais ou até mesmo para um investimento a longo prazo, como o aumento da frota.

Outra dica interessante a longo prazo é a adesão a uma previdência privada, pois, além de trazer tranquilidade e conforto no futuro, é uma maneira inteligente de poupar dinheiro.  

Ressalta-se de que esse tipo de estratégia é imprescindível para assegurar que você e a sua família não sofram com imprevistos que possam surgir. Assim, caso você fique impossibilitado de trabalhar por algum tempo, por exemplo, não precisará recorrer a empréstimos e manterá as suas finanças equilibradas.

5. Organize e planeje as manutenções de seus veículos

O caminhão é a sua ferramenta de trabalho e, como tal, não pode deixar de receber os cuidados adequados. Ou seja, assegurar que ele esteja sempre em perfeito estado de funcionamento é essencial para a sua vida financeira.

Para que você não sofra com a parada da frota de maneira inesperada, é prudente que se organize e planeje as manutenções periódicas e preventivas em seus veículos. Lembrando que tais gastos devem ser rigorosamente acompanhados e registrados.

Mas, atenção! Procure investir em peças originais e em oficinas e concessionárias autorizadas, já que isso aumenta a vida útil de seu caminhão e mantém a garantia ofertada pelo fabricante do veículo.

6. Estude antes de concretizar a aquisição de um caminhão novo

Quase todo caminhoneiro sonha em aumentar a sua frota e, consequentemente, os seus rendimentos. No entanto, essa é uma decisão séria e que demanda muito estudo e planejamento.

Além disso, pode ser que você esteja precisando trocar de caminhão e, nesse momento, é preciso muita atenção!

De modo geral, é preciso observar e avaliar qual o modelo e a marca que melhor atenderão as suas demandas, bem como o custo final dessa aquisição.

Caso pretenda financiar, fique de olho na taxa de juros e demais encargos atrelados a essa escolha e não dê nenhum passo sem antes analisar as suas condições para arcar com a parcela do financiamento.

Ao longo do post de hoje apresentamos algumas dicas infalíveis para o alcance de uma vida financeira mais equilibrada. Como você percebeu, manter as suas finanças pessoais em dia pode se tornar uma missão mais simples com as atitudes e estratégias adequadas, pois a rotina apressada de um caminhoneiro não pode ser desculpa para organizar os seus gastos e receitas. Sendo assim, não perca mais tempo e comece agora mesmo a colocar em prática tudo o que aprendeu hoje!

Gostou das nossas dicas e quer organizar as suas finanças? Então, baixa agora gratuitamente a nossa planilha para análise rápida e completa dos custos de frete!