Como evitar o vazamento de combustível no caminhão?

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Cuidar bem dos veículos de carga é uma das premissas para que o dono de uma frota consiga obter bons lucros e cresça no mercado. Por isso, é muito importante falarmos sobre o vazamento de combustível, um problema comum no dia a dia desses negócios.

Um caminhão com vazamento é um risco em diversos sentidos. Além de afetar a segurança do condutor e de todos que cruzam o seu caminho nas estradas, ele traz prejuízos financeiros ao proprietário e reduz os ganhos com os fretes.

Diante disso, podemos afirmar que as dicas e informações que selecionamos para você são fundamentais para o sucesso de seu negócio. Não deixe de conferir!

Entenda os perigos por trás do vazamento de combustível

O caminhoneiro fez uma parada para comer um lanche e, ao voltar ao caminhão, percebe uma mancha de combustível no chão. Quem nunca passou por essa situação ou a viu acontecer, não é mesmo?

Em geral, quando o condutor identifica o problema, o vazamento já está acontecendo há algum tempo e, provavelmente, deixou marcas pela estrada. Esse é um dos muitos riscos existentes na rotina desses profissionais.

O escape de óleo diesel na pista é um sério perigo à integridade do motorista e de outros condutores, já que a situação pode causar incêndios no veículo e deixar a pista escorregadia e propensa à ocorrência de acidente.

Além disso, é preciso destacar que o vazamento joga fora o dinheiro do caminhoneiro. Afinal, ele precisará gastar muito mais do que o necessário com combustível.

Descubra como evitar o vazamento de combustível em um caminhão

Todo caminhoneiro e dono de frota está sujeito a enfrentar um vazamento de combustível. Isso porque esse tipo de situação faz parte do seu cotidiano e pode ser entendido como um risco da profissão.

A boa notícia é que esse não é um problema sem solução. Com as estratégias adequadas e um pouco de atenção, é possível detectar o vazamento e corrigi-lo antes que os prejuízos sejam ainda maiores. Acompanhe algumas dicas!

Fique de olho no marcador de combustível

Um dos sinais mais claros de que o diesel pode estar vazando está bem ao alcance de seus olhos. Normalmente, o marcador de combustível começa a dar sinais de que o consumo está desequilibrado e muito acima do normal.

Nesse caso, a organização e o controle do consumo de combustível são essenciais para a rápida identificação do problema. Quando o condutor tem o hábito de registrar os abastecimentos e conhece o consumo médio do veículo, logo percebe essa alteração.

Por isso, a dica é incentivar seus motoristas e observarem com mais atenção o marcador, pois isso fará uma grande diferença e evitará muitos transtornos.

Observe o chão do local em que o veículo está estacionado

Pode parecer óbvio, mas muitos motoristas não verificam o chão do local em que o veículo está estacionado. Seja por uma rotina corrida, seja por falta de atenção, esse é um erro que contribui para o aumento dos problemas causados pelos vazamentos de combustível.

Assim sendo, sempre que o caminhão ficar parado por um tempo considerável, é interessante conferir se há alguma mancha no chão. Isso pode ser feito, por exemplo, em uma parada para almoço, durante o carregamento e descarregamento e até mesmo em uma manutenção.

O importante é adquirir o hábito de verificar a situação. Trata-se de uma prática que não requer muito tempo e esforço, mas traz grandes benefícios.

Não deixe de fazer a manutenção da injeção eletrônica

Você sabia que um sistema de injeção eletrônica mal regulado pode causar o vazamento de combustível? Em geral, se os disparos de óleo diesel feitos pelos bicos injetores não estiverem sendo executados da forma correta, o caminhão poderá enfrentar tal problema.

Para evitar que isso aconteça em sua frota, é interessante realizar manutenções periódicas na injeção eletrônica. Conte com uma oficina especializada e invista na verificação por scanner ao menos duas vezes ao ano.

Além disso, sempre que possível, faça uma inspeção visual nas peças que compõem o sistema em busca de problemas e situações anormais. Esse é um cuidado preventivo e muito eficaz.

Verifique a pressão da bomba de combustível

Quando a bomba de combustível está mal calibrada e com pressão acima do ideal, os vazamentos podem se tornar recorrentes. Por isso, é preciso garantir que esse componente seja verificado durante as manutenções nos veículos.

Lembrando que, quando o procedimento é feito em oficinas credenciadas e de confiança, as chances de enfrentar problemas são bem menores. De toda forma, converse com o mecânico e peça para que ele faça essa análise com atenção. Isso evita escapes de diesel e danos a outras peças do caminhão.

Observe o estado da tampa do tanque

Sempre que o caminhão é abastecido, a tampa do tanque é manuseada. Devido a essa intensa dinâmica, é possível que ela seja danificada com mais rapidez e apresente rachaduras que facilitam o escape do combustível.

Por esse motivo, nossa dica é que você confira o estado dessa peça e troque-a sempre que necessário. Trata-se de um componente barato e fácil de encontrar, ou seja, não há motivos para correr riscos!

Veja se o filtro de combustível está bem fixado

Por fim, para identificar vazamentos de maneira preventiva, é interessante observar se o filtro de combustível está bem fixado, pois, em situações excepcionais, ele pode se soltar e contribuir para que o problema aconteça.

Muitos motoristas se esquecem desse detalhe, mas essa é uma situação corriqueira e capaz de gerar prejuízos para sua frota. Além disso, caso o problema persista após a regulagem do filtro, é provável que ele tenha sofrido algum dano e precise ser substituído.

Já sabe tudo sobre vazamento de combustível?

E então, o que achou das dicas apresentadas? Todo dono de frota sabe o quanto os vazamentos podem prejudicar sua segurança e suas finanças e, por isso, deve tomar certos cuidados.

A rápida identificação de um vazamento de combustível é a melhor estratégia para evitar problemas e prejuízos. Por isso, não perca mais tempo e comece a colocar em prática tudo o que você aprendeu neste post.

Agora que você já sabe como evitar vazamentos, que tal aprender a economizar combustível em suas viagens? Saiba como optar pela ecocondução ou ecodriving!

checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-