Transporte sustentável: como a Scania pretende reduzir a emissão de CO²

transporte sustentável
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Pensar nas próximas gerações, em como melhorar o ambiente em que vivemos e ao mesmo tempo deixar o transporte de cargas mais rentável para o caminhoneiro e o empregador é um pensamento que ganha espaço na Scania desde 2016, quando a empresa decidiu se lançar como líder na transição para o sistema de transporte sustentável.

Os caminhões transportam cargas o tempo todo, de uma ponta a outra do país. Por esse motivo, o ideal é que emitam o mínimo possível de CO², ou dióxido de carbono — um dos gases causadores do efeito estufa.

No entanto, para alcançar esse objetivo, é muito importante que tanto os motoristas quanto o proprietário da frota saibam usar corretamente o veículo, o que também auxilia na redução do consumo de combustível.

Agindo assim, o caminhão emite menos CO², uma pessoa capacitada é empregada e há geração de lucro para o dono da carga e do veículo. Ou seja, há impacto no cuidado com o meio ambiente, no contexto social e na economia.

Quer entender melhor quais são as principais vantagens de contar com um transporte sustentável? Neste post, explicamos como cada parte envolvida no transporte de cargas pode ajudar a reduzir a emissão de CO².

Boa leitura!

Nova estratégia sustentável

Para a Scania, é necessário haver todo um ciclo sustentável quando se trata de veículos. Por isso, em 2016, a empresa passou a evoluir ainda mais o seu pensamento e atuar no desenvolvimento de novos motores e caminhões, tendo como base 3 pilares.

O primeiro deles passou a ser eficiência de energia. Um exemplo é o trabalho da equipe de engenharia para que os caminhões tivessem ganho na aerodinâmica e no motor capazes de reduzir em até 12% o consumo de combustível. Ou seja, esse pilar foca em otimizar o produto para que ele entregue mais resultados.

O segundo ponto é transporte seguro e inteligente. Os dados do caminhão passaram a ser usados para melhorar a gestão de frotas e apoiar em ações, treinar o motorista, a fim de que ele tenha condições de extrair melhor os recursos do veículo. Ao usar essa conectividade para obter as informações, é possível saber exatamente quando fazer a manutenção, por exemplo. Hoje, existem aproximadamente 350 mil caminhões conectados no mundo, sendo 15 mil no Brasil. E o objetivo é aumentar o número de veículos conectados.

O terceiro e último pilar são os combustíveis alternativos. A Scania vem investindo em pesquisa e desenvolvimento, justamente para encontrar alternativas às formas de combustíveis já existentes.  Hoje, a Scania é a montadora com o maior portfólio de combustíveis alternativos em todo o mundo. 

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert

Principais vantagens

Ao investir em tecnologias para o transporte sustentável, a Scania contribui não só com o meio ambiente, mas também com o trabalho do caminhoneiro e com o contexto social. Acompanhe!

Meio ambiente

A Scania tem se tornando uma referência quando o assunto é transporte sustentável. E novos motores e caminhões já são produzidos para melhorar cada vez mais a eficiência do veículo e a qualidade de vida do próprio motorista. Mas só um motor econômico não é suficiente para atingir bons números de emissão dos gases de efeito estufa.

Desde 2016, a montadora vem buscando alternativas que ajudam na diminuição da emissão de CO² na atmosfera e, atualmente, conta com o maior portfólio de combustíveis alternativos do mundo. No Brasil, foram lançados caminhões com as seguintes alternativas:

  • GNV — formado por hidrocarbonetos, metano e etano, essa é uma alternativa eficaz para diminuir o consumo de petróleo, além de ser menos agressivo para o meio ambiente.
  • Biometano — composto por gás carbônico e metano, esse biogás é uma alternativa econômica, que se assemelha ao GNV em relação a consumo e emissão.

A implementação desses combustíveis depende, principalmente, da maturidade do mercado e do momento econômico. Só assim é possível desenvolver mais opções e trabalhar em melhorias para os motores.

fale conoscoPowered by Rock Convert

Caminhoneiro

Um dos mais impactados pelo transporte sustentável, o caminhoneiro tem a possibilidade de acompanhar cada ação feita no caminhão por meio de dados que são registrados no próprio veículo. Dessa forma, o motorista ou dono consegue, principalmente:

  • monitorar a rota;
  • saber como está a frenagem durante a trajeto;
  • acompanhar o consumo;
  • avaliar como o caminhão está sendo conduzido.

A partir dessas e outras informações, que também são repassadas, as condições de dirigibilidade ficam melhores e possibilitam a diminuição do consumo de combustível, impactando diretamente no valor final do serviço, o que influencia diretamente na cadeia sustentável.

Outro ponto benéfico é a diminuição do desgaste das peças, uma vez que todo processo de carga e descarga é otimizado e acompanhado. Como fica mais fácil prever a necessidade de troca de peças e de manutenções, o caminhão tende a ficar menos tempo parado, evitando prejuízos aos envolvidos na operação. Isso também contribui para que a definição do valor do frete fique mais fácil, tanto para o motorista, quanto para o contratante ou embarcador.

Em suma: o proprietário do caminhão obtém mais lucro, o motorista se destaca como profissional confiável e a empresa contratante ganha em pontualidade.

checklist para economia em viagensPowered by Rock Convert

Contexto social

Segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em 2017, foram registrados mais de 34 mil acidentes envolvendo caminhões, sendo que uma das principais causas é o fator humano. Diante desses números, como os veículos sustentáveis da Scania podem ajudar os motoristas?

Ao analisar os dados e utilizar a conectividade, é possível treinar os caminhoneiros para que eles saibam operar melhor os recursos do caminhão e ter uma condução mais segura nas rodovias e dentro dos perímetros urbanos. Assim, eles também criam bons hábitos de direção, capazes de melhorar a segurança e contribuir para redução da emissão de CO².

Como você viu ao longo do post, a questão do transporte sustentável é muito mais ampla do que parece. Além de ser necessário o investimento em tecnologias em combustíveis alternativos, é preciso ser mais eficiente na gestão do caminhão, além de treinar e capacitar os motoristas constantemente. Só assim é possível obter um ciclo de transportes sustentável.

Se você se interessou pela forma como a Scania trabalha em relação ao transporte sustentável, entre em contato conosco agora mesmo e confira as soluções que temos para você!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-