Sistema Euro 5: entenda o que é e suas regulamentações
Você já ouviu falar no sistema Euro 5, que foi desenvolvido com o objetivo de promover a diminuição da emissão de poluentes? Afinal, quais são as medidas propostas por essa regulamentação? De quais formas ela interfere em sua frota?
Pensando nessas e em outas questões associadas ao tema, preparamos este conteúdo. Ao longo do texto, você entenderá em que consiste essa convenção, quais são as mudanças que ela propõe e por quais motivos é tão importante ter atenção a esse assunto. Aproveite as informações!
O que é o sistema Euro 5?
De forma bastante resumida, o Euro 5 é um conjunto de normas regulamentadoras pensadas para reduzir a emissão de poluentes dos veículos movidos a diesel, como o caminhão. Esse nome, aliás, é uma referência à lei europeia criada com o mesmo propósito.
O primeiro padrão europeu voltado à diminuição de poluentes emitidos por ônibus, caminhões e afins surgiu em 1992. Em mais de 25 anos de existência, ele passou por 5 atualizações, sempre no sentido de modernizar os veículos a fim de deixá-los mais sustentáveis, causando menos impactos ao meio ambiente e, por consequência, à saúde humana.
No Brasil, ele é oficialmente chamado de Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE P7), sendo responsabilidade do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Em vigor desde janeiro de 2012, a Cartilha PROCONVE P7 estabelece limites de emissões para carros pesados e movidos a diesel. Para serem atendidos, eles exigem novas tecnologias — sistemas de pós-tratamento dos gases de escapamento e modificações nos motores — e combustível com teor reduzido de enxofre. Por isso, é essencial ter atenção à qualidade do combustível que você usa em seus caminhões.
Uma das principais proposições do sistema é que ele limita e obriga as montadoras a fabricar automóveis capazes de reduzir a descarga de óxido de nitrogênio em até 60%. Outras reduções importantes são:
- até 29% em monóxido de carbono;
- até 23% em hidrocarbonetos totais;
- até 80% em material particulado.
Quais mudanças ele propõe?
Desde que começou a valer, o Euro 5 obrigou todos os caminhões saírem de fábrica com um motor diesel cujo sistema é capaz de fazer o tratamento de gases poluentes promovendo a recirculação do gás de escapamento.
Uma dessas tecnologias também é chamada de EGR (Exhaust Gas Recirculation): com ela, há como reduzir a temperatura da combustão e eliminar óxido de nitrogênio (NOx). Ou seja, ocorre um controle do volume de gases expelidos após a combustão.
Além disso, tornou-se necessário contar com um filtro de partículas no sistema de escape e um sistema de turboalimentação mais complexo. Outra tecnologia que pode contribuir com esse processo de adaptação é a SCR (Selective Catalityc Reduction), que viabiliza a redução catalítica seletiva. Na prática, ela funciona como uma válvula que injeta um aditivo — o agente líquido Arla 32 — para neutralizar o óxido de nitrogênio.
Vale ressaltar que todas essas tecnologias apresentam vantagens de acordo com as especificações de cada veículo. Portanto, depois que a determinação legal entrou em vigor, os fabricantes selecionaram a opção mais adequada para suas produções: além de atender às normas, as tecnologias foram adotadas levando em conta os custos e as condições operacionais.
Mais do que contar com essas funcionalidades inteligentes nos motores, também é fundamental ter atenção ao diesel, ainda mais se você pretende fazer a economia de combustível e otimizar os gastos com sua frota. Afinal, para cumprir as exigências da regulamentação, é preciso rodar com um diesel cujo teor de enxofre seja menor do que o encontrado nas versões antigas.
Por que a qualidade do diesel é um ponto de atenção?
Logo depois da regulamentação, passaram a ser comercializados no Brasil dois modelos distintos de diesel: o S50 e o S10. Os dois eram permitidos pela legislação, mas o S10 era a opção mais limpa do ponto de vista da emissão de poluentes — isso fez com que ele fosse recomendado com mais frequência.
Para se ter ideia, ele tem até 90% menos enxofre do que o S50, sem contar que ainda reduz a emissão de fumaça branca. Menos prejudiciais para a natureza, combustíveis limpos reduzem o acúmulo de material particulado no escape, o que ajuda na partida a frio. Em razão da grande diferença existente entre eles, o S50 foi proibido a partir de 2013.
Uma dúvida que muitos motoristas, gestores e profissionais da área tiveram é se o diesel com baixo teor de enxofre pode ser usado em caminhões antigos, mas do possível, é oportuno destacar que a aplicação do S10 proporciona uma série de vantagens para esses modelos, como:
- diminui o desgaste de anéis e cilindros;
- aumenta a vida útil de vários componentes;
- retarda a deterioração do óleo lubrificante.
Caso os caminhões de sua frota estejam todos enquadrados nas exigências do PROCONVE P7, saiba que é totalmente desaconselhável abastecê-los com outro diesel que não o S10. Isso não só aumentará as emissões, desrespeitando a legislação vigente, mas também levará ao consumo exagerado de combustível e prejudicará o desempenho do veículo como um todo. O entupimento do filtro e do catalisador é outra consequência bastante negativa nesse sentido.
Quais serão os impactos do Euro 6?
A renovação desse sistema aconteceu há um bom tempo na Europa. Em solo brasileiro, essa atualização, que corresponderá à oitava fase do PROCONVE, entrará em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2023.
Conforme matéria publicada no site do Estadão, além da diminuição da emissão de poluentes, a resolução também determinará a redução dos ruídos dos veículos em três etapas. O máximo permitido na fase inicial será de 72 decibéis — a tendência é que, com o passar dos anos, esse limite seja cada vez menor.
Enfim, é inegável que o Euro 5 trouxe medidas benéficas para quem atua no setor, para o meio ambiente e para a sociedade em geral. Informe-se e veja se os seus caminhões se enquadram nessas regras.
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Muito bom se informar um pouco mais sobre essas normas, tão importantes pra sociedade e pra natureza em geral.
Olá Balduno! Obrigado por seu comentário em nosso blog, continue nos acompanhando!
Bom dia!
Ainda será possível comprar caminhões novos de estoque em 2023 com tecnologia EURO5? Há algum impedimento legal quanto à isso?
Abraço..:
Olá Filipe! Sim, ainda é possível a aquisição de veículos com essa tecnologia, mas não fabricam veículos com tecnologia EURO 5, tendo em vista que a tecnologia EURO 6 entrou em vigor a partir de janeiro 2023.