Tudo o que você precisa saber sobre Scania a gás!

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A marca sueca Scania está cada vez mais empenhada em reduzir emissões de combustíveis fósseis, como o dióxido de carbono (CO2). Sua meta é reduzir o lançamento do poluente em até 50% até o ano de 2025. Para isso, investe na força dos motores a gás, o que tem conquistado o mercado brasileiro. Caminhões e ônibus com a tecnologia do Scania a gás ganham cada vez mais prestígio dos consumidores.

Mas o que essa modalidade tem de diferente para oferecer? Quais são os modelos disponíveis? Quais as vantagens e como escolher o modelo ideal? Continue a leitura e descubra por que os caminhões Scania a gás são tão especiais.

O que é o Scania a gás?

Resumidamente, trata-se de um novo olhar para a sustentabilidade. A modalidade é marcada pelo equilíbrio perfeito entre economia, desempenho dos motores a diesel e baixo nível de emissão de CO2. Ou seja, um serviço de transporte mais atualizado e comprometido com desempenho e proteção ao meio ambiente.

Essa linha atende tanto deslocamentos urbanos quanto transportes de longa distância.

Como ele funciona?

É semelhante ao diesel: após o tempo de compressão haverá a admissão do ar, em seguida, o gás será comprimido, logo depois vem o centelhamento e o escape vai descarregar a combustão para a atmosfera. É um motor que polui menos e tem potência muito semelhante ao seu sistema de disco.

Quais os principais modelos a gás?

Atualmente, estão disponíveis três modelos de motor a gás: 280 e 340 cavalos, mais comuns em veículos de distribuição (média distância) e 410 cavalos para veículos mais rodoviários. O motor trabalha com o sistema ciclo Otto, com ignição e Gás Natural Veicular (GNV), Gás Natural Liquefeito (GNL) ou Gás Biometano. Além disso, a potência desses motores também pode ser otimizada.

No caso dos caminhões, que podem ser movidos a Gás Natural Veicular (GNV) ou a Gás Natural Liquefeito (GNL), a marca oferece versões de 9 e 13 litros, com autonomia suficiente para percorrer longas distâncias. Se abastecido com biometano, a redução de CO2 é 90% menor que o modelo que utiliza o diesel.

Quais as suas características?

Trata-se de um motor com bastante torque, igual ao movido a diesel, silencioso e com redução na emissão de gases poluentes. Outro detalhe é que a marca é pioneira na produção de caminhões a gás no Brasil. Mas existem outros fatores que devem ser observados. Acompanhe!

Potência

A potência de torque do motor é semelhante ao modelo movido a diesel. O diferencial é que o motor a gás é dedicado especialmente para esse tipo de combustível. Isto é, tudo foi pensado para que ele alcance os melhores índices de eficiência, como a taxa de compressão e a entrada e saída de gases.

Tecnologia silenciosa

Outro destaque se dá para a redução nas emissões de partículas e poluição sonora — atendendo o nível de exigência crescente dos clientes. Ou seja, a tecnologia com o uso dos motores GNV e GNL também é agradável aos ouvidos. Tudo isso graças ao ciclo Otto.

Autonomia

Em relação ao consumo, é mais econômico do que o diesel. O volume do tanque de gás, por exemplo, é menor do que o tanque de diesel. Com isso, além do baixo consumo de combustível, o veículo ganha autonomia de até 1,7 mil quilômetros.

Segurança

O veículo atende todas as normas nacionais e internacionais de segurança. Ele é projetado e fabricado para exercer sua autonomia de forma segura e eficiente. Essas inovações, aliadas às necessidades e tendências de mercado, como é o caso do acelerador inteligente, são diferenciais que valorizam o veículo. E para o transporte de mercadorias sensíveis, como a carga líquida, essas tecnologias são fundamentais para chegar ao destino com segurança.

Os cilindros dos caminhões são equipados com válvulas de segurança capazes de detectar anomalias no funcionamento do gás: temperatura, pressão e problemas na vazão. Ou seja, caso ocorra qualquer tipo de acidente, as válvulas liberam o combustível por segurança.

Quando o gás liquefeito é utilizado, o processo é o mesmo. O combustível se mantém a uma temperatura de -163º C nos tanques. Contudo, ao entrar em contato com atmosfera, ganha forma gasosa automaticamente. Logo, ao menor sinal de irregularidade, é colocado para fora.

Capacidade

As combinações de cilindros e tanques são disponibilizadas a partir da escolha do gás — comprimido (GNC) ou liquefeito (GNL). A escolha ocorre conforme a necessidade de autonomia que a operação exige. De maneira geral, podemos citar três opções de cilindro para armazenamento do gás comprimido: 852 e 944 litros. Para os tanques com gás liquefeito os volumes são de 758 e 1.100 litros. No caso do GNC, é possível destacar cilindros para ter um posicionamento mais elevado em relação ao solo.

Quais são suas vantagens?

A principal vantagem é a não emissão de gases poluentes. Além disso, o uso do gás traz economia para a operação. O usuário pode escolher entre o biometano, o GNV e o GNL. Os combustíveis também podem ser utilizados de forma paralela, com fácil transição entre um e outro e em suas formas de gás (comprimido ou liquefeito).

Esses novos projetos, pautados pela sustentabilidade, têm boa aceitação no mercado e encantam os usuários. Logo, tornam-se tendências e impulsionam novas produções que priorizam tecnologia e cuidado com o planeta. As marcas concorrentes que não aderirem às tendências tornam-se obsoletas e são preteridas pelos clientes. Portanto, a compra de um caminhão com scania a gás é, também, uma forma de materializar essa cobrança ao mercado para produções mais sustentáveis.

Como, você viu, os modelos de Scania a gás promovem a união da sustentabilidade com a rentabilidade. Não é à toa que essa tecnologia está cada vez mais valorizada na hora da contratação do frete. Logo, optar por um modelo movido a gás é aderir à tendência global de entregar soluções limpas e sob medida para o negócio de cada cliente. Com isso, ganham os negócios, as pessoas e, principalmente, o meio ambiente.

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5 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre Scania a gás!

    1. Olá! : O motor do Scania R410 a gás é capaz de gerar 410 cv de potência a 1.900 rpm e 204 mkgf de torque entre 1.100 e 1.400 rpm. Já a versão do R410 diesel, gera a mesma potência a 1.900 rpm, mas torque de 219 mkgf (7,3% maior), entre 1.000 e 1.300 rpm.

  1. Olá! Saberia me informar o consumo médio (km/kg ou km/m³) do caminhão P280 4×2 com tanques de 944l, em comparação ao da versão diesel?

    1. Olá Jéssica! Alguns fatores tem que ser levado em conta para esse comparativo, mas segue um exemplo de consumo médio de 2,1 Km/m³ no GNV e 2,4 km/l no diesel.

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