Quais são os melhores caminhões Scania para viagens de longa distância?

viagens de longa distância
7 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

As viagens de longa distância fazem parte do dia a dia de um caminhoneiro, não é mesmo? Encarar a estrada por muitos dias pode ser cansativo e estressante. Por isso, é essencial contar com um bom veículo.

A Scania é uma marca forte e conhecida no mercado pela qualidade de seus caminhões e se preocupa em contribuir com a melhoria das condições de trabalho, segurança e produtividade de seus clientes.

Mas, afinal, como escolher o caminhão ideal? O que ele deve ter? Continue e leitura e veja como encontrar o caminhão Scania perfeito para as suas necessidades!

Os cuidados com viagens de longa distância

Por mais experiente que você seja, é preciso se preparar adequadamente para esse tipo de viagem. Afinal, algumas situações são imprevisíveis e requerem do motorista decisões rápidas e seguras.

Apesar disso, algumas boas práticas são fundamentais para reduzir os riscos, o desgaste físico e emocional do caminhoneiro e os danos aos veículos. Confira!

Faça um planejamento da viagem

O planejamento da viagem é um procedimento de grande relevância e deve incluir o planejamento da rota, as paradas e os locais de abastecimento. Isso evita imprevistos e prejuízos e torna o trajeto mais produtivo.

Pense na alimentação

Alimentar-se bem é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de uma grande viagem. Por isso, jamais pule refeições e prefira comidas saudáveis e preparadas dentro das normas de higiene.

Confira as exigências legais para o transporte de cargas

Outro cuidado fundamental para a sua viagem é a conferência e cumprimento de todas as normas relacionadas ao transporte de cargas. Alguns produtos exigem cuidados extras e isso precisa ser observado. Portanto, não deixe de providenciar toda a documentação necessária, pois isso reduz o tempo parado em fiscalizações e evita multas e apreensões.

Faça uma revisão prévia no veículo

A última dica é fazer uma revisão em seu caminhão. Observe pneus, motor, óleo, freios, lanternas, ar-condicionado, retrovisores e equipamentos de segurança. Quanto mais atenção você tiver nessa etapa, menores serão as chances de enfrentar acidentes e panes durante a viagem.

Os fatores que melhoram a experiência do motorista

O foco da Scania é tornar a vida do caminhoneiro mais fácil e confortável. Em viagens longas isso é ainda mais importante, já que eles passam dias e noites fora de casa, acompanhados apenas de seu fiel companheiro.

Por esse motivo, existem alguns fatores e características que fazem toda a diferença em um veículo de carga. Vejam quais são eles!

Uma cabine ideal

O design da cabine é um aspecto que não pode ser ignorado na hora de comprar seu caminhão. Além de trazer conforto durante as viagens, a aerodinâmica é muito importante para a economia de combustível e, por isso, interfere nos ganhos do caminhoneiro.

Vale destacar que esse benefício não é fruto apenas de grandes inovações no para-brisa, defletores de ar e espelhos. Detalhes, como luzes embutidas e as lacunas mais apertadas entre os painéis, fazem toda a diferença.

Esses detalhes de design melhoram a maneira como o ar flui por cima, por baixo e ao redor da cabine e reduz a turbulência — o que diminui o consumo de combustível e o ruído do vento.

Um motor potente

Os novos veículos Scania contam com um motor que gera uma economia extra de 7% a 8% a mais em comparação com a geração anterior de PDE. Os três principais fatores que contribuíram para essas melhorias fantásticas no consumo de combustível são:

  • injetores Scania XPI — que têm melhor eficiência da combustão e do consumo de combustível, já que menos peças ficam em movimento;
  • a nova extremidade dianteira oferece melhor capacidade de refrigeração e, ao mesmo tempo, permite melhorar e remover vários componentes;
  • novo termostato de óleo proporciona aumento mais rápido da pressão na partida a frio e mantém uma temperatura de óleo constantemente alta em operação normal, o que reduz o atrito interno do motor e, consequentemente, economiza combustível.

Os melhores caminhões Scania para suas viagens de longa distância

Quando falamos em viagens de longa distância, pensamos em trechos que englobam grandes raios de entrega e exigem muito esforço, concentração e habilidades ao volante do caminhoneiro.

Para executar um bom trabalho, não basta ser um motorista qualificado, é fundamental contar com um caminhão adequado para a tarefa. Nesse caso, eles precisam ter um bom desempenho, gerar conforto e, também, emitir um baixo nível de CO² — quanto mais longa a viagem, mais poluição ela gera.

Mas, quais as opções a Scania tem a oferecer? Ao fazer uma análise das características desse tipo de viagem, logo concluímos que será preciso encontrar um caminhão que agregue segurança, conforto e eficiência — lembrando que o motorista enfrentará um longo trecho e precisará descansar e dormir, o que costuma ser feito na cabine.

As cabines da Scania

A Scania tem duas cabines ideias para fazer esse tipo de operação: a CS e a CR. Elas são espaçosas e perfeitas para quem ficará muitos dias longe de casa e precisará de um certo conforto e segurança.

Esses modelos são de um padrão um pouco mais elevado e podem ser colocadas em qualquer veículo. Isso mesmo! Atualmente, a Scania trabalha para customizar o veículo de acordo com as necessidades dos seus clientes.

Essa customização é feita a partir de tudo que o caminhoneiro relata, as rotas que faz, os detalhes operacionais, quantidade e distância média das viagens. Assim, aquela ideia do que é padrão ou opcional não existe mais.

Os itens de segurança dos caminhões Scania

A Scania oferece alguns pacotes e sistemas de segurança já ativos no caminhão, o que permite que uma falha seja identificada de maneira rápida e inteligente.

Durante a viagem de longa distância, diversas situações podem ocorrer, como a perda de estabilidade e uma freada mais brusca devido a um obstáculo na pista. Nesses casos, os veículos estão devidamente equipados e atuam para evitar acidentes.

Vale destacar a presença do Active Predicte, um recurso que ajuda a prever situações. O caminhoneiro consegue, por exemplo, saber qual marcha usará nos próximos 3 km e os comandos que o caminhão executará sozinho, no piloto automático.

Conforme visto, em viagens de longa distância, o caminhoneiro precisa contar com um veículo adequado. A Scania entende essa necessidade e trabalha dia a dia para entregar ao mercado caminhões modernos, eficientes, confortáveis e econômicos.

Dessa maneira, não existe um único modelo de caminhão indicado para esse tipo de demanda. Inovamos e passamos a trabalhar com personalização e, assim, conseguimos montar um veículo com todos os itens essenciais para a produtividade de suas viagens. Essa é uma nova era no mercado de caminhões, pois quem define o que levar é o cliente e não a montadora.

Está em busca de um veículo que contribua para o sucesso de suas viagens de longa distância? Entre em contato agora mesmo com a WLM Scania!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-