Motores industriais: conheça os modelos Scania para cada situação

motores industriais
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Você já ouviu falar em motores industriais? Versáteis e extremamente úteis em diversos segmentos, eles podem fazer a diferença nos resultados de seu negócio — existem modelos adequados para situações variadas.

Porém, algumas dúvidas sobre o tema podem surgir. Afinal, qual deles usar em determinadas ocasiões? Quais são os diferenciais de cada um? Para que você fique por dentro do assunto, preparamos este conteúdo com respostas para essas e outras questões. Leia até o fim!

O que são os motores industriais e por que utilizá-los?

Motores industriais são desenvolvidos como alternativas aos motores elétricos — na maioria das vezes, são usados em situações nas quais o projeto impeça o uso de um motor elétrico: seja pelas particularidades do trabalho, seja pelas limitações inerentes à utilização da eletricidade como fonte de energia. 

Sendo assim, outra característica notável que podemos verificar nesses modelos é que eles dão mais garantias aos usuários, visto que não dependerão da energia para operar, tornando o motor industrial funcional para vários segmentos e aplicações. 

Imagine a seguinte situação: você precisa bombear água, transferindo-a de um ponto para outro. Nesse caso, qualquer falha que venha a acontecer na rede elétrica tende a travar o equipamento, podendo causar danos irreparáveis, prejudicando o processo como um todo e gerando custos adicionais. Executar a mesma tarefa com um motor industrial, movido a diesel ou a gás, não oferece risco de falhas causadas por fatores externos, porque tudo dependerá apenas do consumo.

Outro exemplo que retrata bem a funcionalidade de um motor industrial são as lanchas que precisam de alta potência para transportar algo maior, como um barco. Portanto, eles também podem ser usados para a propulsão de veículos terrestres especiais.

Enfim, há uma série de possibilidades oferecidas por esses modelos:

  • gerar energia elétrica;
  • acionar uma bomba;
  • propelir um sistema de ventilação;
  • propelir barcos e até mesmo veículos industriais;
  • entre outras. 

Quais são os tipos de motores industriais Scania?

Motores industriais Scania são a melhor escolha para quem precisa mover terra, carregar navios, colher safras, defender fronteiras e assim por diante. São equipamentos especialmente desenvolvidos para suportar situações extremas.

Além da experiência que já ultrapassa um século fabricando milhões de motores, a Scania usa as informações fornecidas por você para a equipe de engenharia definir qual é o melhor motor para a sua demanda antes de encaminhar para a montadora. Todos os cálculos, dimensionamentos, tubulações e áreas mínimas de utilização são personalizados de acordo com a necessidade de projeto — é ela que deve definir o que é indicado para o seu caso, concorda?

Em um projeto de baixa potência, por exemplo, é preciso usar um motor menor. Se for de alta potência, será um modelo maior, consequentemente. Porém, vale destacar que, independentemente da aplicação, os industriais têm mais torque, potência e eficiência que os motores convencionais da mesma categoria.

Os motores Scania podem ser aplicados em vários segmentos, conforme a potência que o negócio precisa. Dito isso, os três modelos são:

  • 9 litros/5 cilindros;
  • 13 litros/6 cilindros;
  • 16 litros/8 cilindros. 

Industriais

Não importa se a operação é urbana ou rural, com muitos ou pouco processos: a Scania entende que seus clientes precisam de soluções para condições complexas. Por isso, além de potência, a empresa oferece um atendimento especializado, sempre pronto para servir. As três potências nominais variam entre 275 e 770hp e se aplicam a diferentes necessidades.

Geração de energia

Geradores de energia são imprescindíveis para várias ocasiões. Emergências em hospitais, pousos forçados em aeroportos e canteiros de obras distantes dos grandes centros exemplificam isso muito bem.

A disponibilidade de energia elétrica pode impactar inúmeras atividades. Sendo assim, é necessário contar com motores confiáveis, com alta disponibilidade e que exigem manutenção mínima. Que tal gerar valor em longo prazo não só para a sua atividade, mas também para seus clientes?

Marítimos

Navios pesqueiros ou de patrulhamento não podem ser interrompidos ou atrapalhados pelo baixo desempenho de um motor. Os modelos Scania obedecem todas as regulamentações — nacionais e internacionais — e são aprovados pelos principais órgãos certificadores do setor. Melhore sua eficiência operacional e o desempenho ambiental com as alternativas disponíveis. 

Por que usar os motores industriais Scania?

As novidades Scania vão além do atendimento especializado e das recomendações baseadas nas características de cada projeto. Para empresas que transportam cargas, por exemplo, a marca disponibilizou novas tecnologias, como a injeção de combustível, que começou a utilizar um sistema de alta pressão chamado de XPI (Extra Point Injection).

Em poucas palavras, esse recurso aumenta a quantidade de ciclos de injeção de combustível feitos dentro da camisa. Assim, várias injeções ocorrem, utilizando a quantidade ideal de combustível: o consumo é otimizado e a quantidade de ruídos emitidos diminui. É uma ótima opção para quem trabalha com frete, pois proporciona economia para caminhoneiros e outros profissionais que atuam na área.

Antes de sugerir o melhor motor para você, a Scania considera todos os dados apresentados. Assim, será possível alcançar benefícios incríveis, como:

  • redução no consumo de combustível;
  • relação peso/potência otimizada;
  • baixos custos de manutenção;
  • prolongamento da vida útil.

Como se não bastasse o alto nível de economia e o baixo custo operacional para as potências da categoria, a Scania tem uma enorme rede de assistência técnica, que abrange todo território nacional. Isso significa que sua atividade não ficará sem suporte, independente de como, quando e onde ela é realizada. Outras vantagens que merecem destaque é a maior disponibilidade de peças e a durabilidade, que é a maior da categoria.

Vale lembrar que os motores Scania são todos certificados por regulamentações de emissões — isso garante a eficiência do motor no quesito da emissão de gases poluentes. Dessa forma, seu negócio pode ser mais sustentável, respeitando as normas e legislações vigentes. 

É inegável que a Scania se tornou referência de mercado por trabalhar apenas com produtos marcados pela excelência. A tradição, o atendimento e o suporte contribuem para isso.

No caso dos motores industriais, não seria diferente. Portanto, se você deseja combinar confiabilidade e performance, conte com o apoio dos especialistas da Scania para continuar aprimorando o seu negócio. 

Gostou do texto e quer saber mais a respeito dos modelos? Entre em contato conosco agora mesmo — nós podemos ajudar!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-