Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogwlmscaniaita/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Listamos as principais dicas de gestão financeira para o seu negócio

7 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Com operações altamente complexas e gastos elevados a serem gerenciados, a manutenção das atividades de uma transportadora exige uma gestão financeira eficiente e organizada. Porém, muitos gestores acabam pecando nessa tarefa, não dando a devida atenção a ela, seja por falta de conhecimento, seja por simples descuido.

A gestão financeira é a chave para operações mais rentáveis e duradouras. É a responsável por indicar desequilíbrios nas contas, desperdícios de capital e ineficiências operacionais. Além disso, ter um bom controle sobre as finanças também é determinante para que a sua empresa consiga obter lucro e investir em melhorias, como a renovação da frota.

Diante da importância desse tema para o sucesso do seu negócio, preparamos este artigo listando uma série de dicas de gestão financeira para reforçar as atividades da sua empresa. Continue a leitura e confira!

Utilizar ferramentas de gestão financeira

Hoje, a tecnologia é uma das grandes aliadas das empresas quando o assunto é gestão financeira. O que não falta no mercado são opções de serviços, produtos e soluções capazes de automatizar a parte financeira da empresa, reunindo dados de fluxo de caixa, despesas, receitas e tudo mais que se relaciona com atividades empresariais.

No caso dos transportes, já é possível ter apoio de softwares especializados, que controlam os gastos da frota com combustível, manutenções, pedágios e outros pontos que pesam no orçamento de uma transportadora. Sem dúvida, investir nesse tipo de solução pode contribuir bastante para a gestão financeira da sua empresa.

Manter os documentos sempre organizados

Outra ação que pode reforçar bastante a gestão financeira do seu negócio é manter a organização sobre documentos e contas. Parece algo simples — e de fato é —, mas faz toda diferença no dia a dia.

Ter controle sobre a documentação da empresa facilita muito a rotina dos gestores, pois esses passam a ter acesso às informações de forma muito mais fácil, podendo identificar erros, desorganização e problemas financeiros de forma antecipada, prevenindo o negócio de prejuízos ainda maiores.

Fazer um controle mensal

Uma das dicas de gestão financeira mais importantes que podemos listar é ter um controle periódico sobre tudo que acontece com as finanças da empresa. Ou seja, é preciso ter pleno conhecimento a respeito de todas as movimentações financeiras, sejam de entrada, sejam de saída de recursos.

O ideal é que esse controle seja feito de forma mensal. Assim os gestores têm um espaço de tempo razoável para avaliar os resultados da empresa, podendo adotar medidas para mantê-los ou melhorá-los mês a mês.

Adotar novas soluções e tecnologias

Como dito, a tecnologia é uma das ferramentas mais importantes na realidade das empresas atuais. Graças às inovações, tanto a parte administrativa quanto a parte operacional dos negócios puderam ser fortemente otimizadas, aumentando a competitividade no mercado.

Nesse sentido, é fundamental que a transportadora também adote uma postura de inovação em sua gestão financeira, se apoiando em soluções que sejam capazes de otimizar essa tarefa. Citamos o diferencial que softwares podem trazer para a gestão de transportadoras. No entanto, a tecnologia não está presente apenas nesse setor.

No cenário dos transportes, a tecnologia na gestão de frotas é muito utilizada. Por exemplo, hoje já se fala em telemetria, um conceito capaz de conectar a frota de veículos em tempo integral com a empresa, facilitando a gestão dos caminhões e dos motoristas. Com o apoio desse tipo de solução, negócios podem avaliar a performance de uso de cada veículo, reduzindo custos operacionais e, indiretamente, melhorando a saúde financeira do negócio.

Agir sempre com cautela

Quando o assunto é gestão financeira, uma postura que deve fazer parte do trabalho dos gestores e líderes é a cautela. O setor de transportes é um setor complexo, de altos custos e que, por isso, requer muita atenção na hora de tomar qualquer decisão.

Nesse sentido, a dica que damos é sempre tomar decisões de forma calculada, prevendo os riscos e as possíveis alterações no cenário da empresa. Por exemplo, se você planeja promover a renovação da frota, tem que ter em mente os impactos financeiros que essa ação gerará.

Dessa forma, é preciso ter certeza das condições financeiras atuais e projetar cenários futuros. Agindo dessa forma, você reduz a probabilidade de surpresas desagradáveis, endividamento e outros problemas que podem afetar as operações da empresa.

Procurar apoio especializado

A gestão financeira de uma empresa de transportes não é uma tarefa simples. Com tantas variáveis a serem consideradas nos cálculos, pode ser que os gestores não detenham todo o conhecimento necessário para realizar uma gestão verdadeiramente eficiente.

Nesses casos, uma dica é buscar apoio especializado, indo em busca de empresas e de profissionais do ramo da contabilidade e da administração. Certamente esse apoio pode tornar as finanças muito mais organizadas, confiáveis e duradouras, permitindo que o seu negócio cresça de forma saudável e competitiva.

Ter atenção redobrada com as dívidas

Uma gestão financeira eficiente, sem dúvida, passa por um controle preciso das dívidas da empresa. Ou seja, antes de qualquer coisa, gestores e líderes precisam entender o que pesa no orçamento do negócio. Só assim podem tomar decisões com segurança, evitando riscos desnecessários.

Sabemos que é muito comum que empresas tenham dívidas, afinal, elas fazem parte das operações empresariais. No entanto, o que não pode ocorrer é um descontrole nas contas, gerando desorganização e situações não desejáveis, como o pagamento de juros e de multas causados por atrasos na quitação.

Logo, é muito importante ter atenção sobre as dívidas da sua empresa, principalmente aquelas contraídas junto a bancos e a instituições financeiras, como um financiamento de caminhão. Além disso, não se pode esquecer das dívidas relacionadas a tributos.

Eliminar desperdícios dentro da empresa

Por fim, mas não menos importante, a gestão financeira de uma empresa também passa por medidas de otimização, como é o caso da eliminação de desperdícios nos processos. De nada adianta estabelecer uma gestão eficiente e organizada se o capital da empresa continua sendo mal utilizado em razão de desperdícios.

Assim, tão importante quanto todas as dicas listadas é, também, avaliar os processos da empresa, buscando identificar possíveis falhas e situações que geram gastos desnecessários. Fazendo isso, é possível liberar recursos importantes e que podem ser aplicados em tarefas estratégicas ou em novos investimentos, contribuindo também com a gestão financeira da sua empresa.

Por fim, as dicas de gestão financeira trazidas neste artigo não são as únicas medidas capazes de melhorar os resultados do seu negócio. Na realidade, existem muitas ações que podem contribuir nesse aspecto. Por isso, esteja sempre aberto e em busca de conhecimento sobre gestão, tecnologia e inovação, pois esse é o caminho mais promissor para quem deseja ganhar dinheiro com caminhão.

Então, o que achou deste conteúdo? Quer saber mais sobre finanças e gestão de frotas? Aproveite e baixe nosso e-book sobre como controlar custos com a frota!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-