Faixas refletivas para caminhão: aprenda a utilizar!

faixas refletivas para caminhão
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Você tem dúvidas sobre o uso de faixas refletivas para caminhão? Este post o ajudará! Esses itens foram criados para facilitar o tráfego dos veículos e aumentar a segurança nas estradas, mas muitos caminhoneiros não dominam o assunto.

A falta de visibilidade é uma das principais causas de acidentes em rodovias e quem dirige à noite sabe muito bem os riscos que isso representa. No entanto, as informações que serão apresentadas podem ajudá-lo a minimizar esse problema.

Quer aprender a utilizar as faixas refletivas e conhecer o que as Resoluções do CONTRAN dizem sobre o tema? Então, leia o post até o final!

O que são e para que servem as faixas refletivas?

As faixas refletivas são equipamentos adesivos que devem ser afixados no caminhão com o intuito de ampliar a visibilidade de outros veículos que cruzam o seu caminho.

Como você sabe, à noite e em dias chuvosos ou com neblina, é muito difícil enxergar a estrada e isso acaba tornando a direção mais perigosa e complexa. Mesmo acionando os faróis, não é possível ter uma dimensão exata do veículo à sua frente e isso contribui para a ocorrência de acidentes.

As faixas refletivas têm a função de minimizar esse problema. Ao instalá-las em seu caminhão, você facilita a sua identificação em situações de baixa visibilidade, contribuindo para que ultrapassagens sejam realizadas com mais segurança e que colisões frontais sejam evitadas.

O que as resoluções do CONTRAN dizem sobre o tema?

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) tem três resoluções que tratam sobre o uso das faixas refletivas:

Em resumo, elas regulamentaram diversas questões e promoveram mudanças relacionadas à durabilidade das faixas, adesão e proibição de propagandas.

Um dos pontos que merece destaque é a obrigatoriedade de que os caminhões com peso bruto total superior a 4.536 kg só possam ser comercializados quando tiverem esses dispositivos. O mesmo acontece no ato da renovação da licença anual.

Outro aspecto relevante é que as faixas devem ser adquiridas de fabricantes que têm registro no INMETRO. Além disso, o condutor que não cumprir com essas determinações comete infração grave, podendo ser multado e ter o seu veículo retido até a regularização. Confira mais algumas alterações importantes!

A durabilidade das faixas refletivas

É interessante ressaltar que as resoluções trouxeram uma mudança em relação à durabilidade das faixas. Apesar de perderem sua eficácia com o tempo, em razão da exposição ao sol e de outros agentes externos, elas devem manter suas propriedades e cores por 7 anos, algo em torno de 2.200 horas.

Proibição de propagandas

Ao adquirir as faixas refletivas para seu caminhão, observe se elas cumprem as normas. A lei afirma que são proibidos publicidades e logotipos. As marcas apenas podem inserir sua logomarca e a frase “Aprovado Denatran”.

As faixas de para-choque

Por fim, você precisa saber que a legislação em vigor determina que as faixas de para-choque obedeçam as mesmas especificações técnicas e passem pelos mesmos testes das demais, o que garante sua eficiência e segurança.

Quais são os tipos de faixas refletivas para caminhão?

Conforme visto, quem tem um caminhão não pode circular sem esses itens de segurança. Mas você sabe quais tipos existem no mercado? Nas estradas, é possível identificar dois modelos diferentes, mas fique atento para não adquirir uma faixa inadequada:

  • faixa vermelha e branca — são as mais comuns e estão presentes em veículos fabricados ou importados após o ano de 2004;
  • faixa amarela e preta — utilizadas em automóveis fabricados antes de 2004 e, também, por veículos com um peso bruto total superior a 3.500 kg.

Como elas devem ser aplicadas?

A aplicação desses itens não é complexa. Na verdade, o caminhoneiro pode fazer o procedimento em poucos minutos. Porém, é importante seguir as orientações e afixá-las nos locais adequados.

Nas laterais do caminhão, é preciso assegurar que as faixas delineiem as suas extremidades. Dessa maneira, os outros condutores conseguirão ter uma visualização mais precisa sobre o comprimento e altura do veículo.

Nesse caso, é importante destacar que as faixas precisam cobrir, no mínimo, 1/3 da extensão das bordas do caminhão. Como fazer isso? Simples! Basta afixar uma faixa a cada dois espaços vazios, seguindo sempre o mesmo sentido de colocação.

Já na parte traseira do veículo, é necessário cobrir 80% de toda a extremidade e do para-choque. Mas, atenção! No centro, você precisará inverter o sentido das faixas, simulando um espelho.

Esse processo melhora a visibilidade, permitindo que os outros condutores o enxerguem, independentemente da posição em que estejam. Além disso, nas carrocerias tipo tanque e porta-contêineres, as faixas precisam ser coladas seguindo o alinhamento central.

Vale lembrar que a utilização incorreta das faixas também configura uma infração de trânsito, sendo punível com multa e retenção do veículo.

Quais os riscos você corre ao deixar de usar as faixas refletivas?

A principal função das faixas refletivas é proporcionar mais segurança aos caminhoneiros e motoristas que circulam pelas estradas e rodovias do país. Isso, por si só, já demonstra a importância de seguir as normas e instalá-las em seu veículo.

É evidente que trafegar sem esse item expõe você e a todos que cruzam o seu caminho a riscos desnecessários. Afinal, existem situações em que a falta de visibilidade pode comprometer totalmente a noção de espaço e tamanho, causando acidentes.

Além disso, deixar de usar esse equipamento faz com que seu caminhão seja multado e retido até a regularização. Isso significa que, além do prejuízo financeiro, você perderá um tempo valioso parado em um posto de fiscalização, pois só será liberado depois de cumprir com as normas.

Portanto, os riscos de deixar de instalar as faixas são grandes e injustificáveis, já que o investimento é baixo e a instalação muito simples.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as faixas refletivas para caminhão, é importante avaliar se o seu veículo está de acordo com as regras em vigor e providenciar o quanto antes a regularização. Lembre-se de que os problemas que esse pequeno descuido pode causar são grandes.

Tem dúvidas sobre o assunto? Precisa de ajuda para encontrar as faixas refletivas ideais para o seu veículo ou deseja compartilhar alguma experiência conosco? Deixe seu comentário logo abaixo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-