Cuidados com caminhão: 9 erros que você pode estar cometendo
Rodar todos os dias pelas estradas brasileiras é um grande desafio para os caminhoneiros. Se você é um desses profissionais do volante, sabe que estar sempre em dia quando o assunto são os cuidados com caminhão é fundamental para o bom funcionamento da máquina.
E o caminhão funcionando bem significa mais trabalho para você e melhores rendimentos ao final do mês. Mas, mesmo cercando-se de cuidado e zelo com o seu patrimônio, sempre há o risco de deixar algum item para trás. E isso pode trazer prejuízos no futuro, sejam eles financeiros ou, ainda pior, causadores de acidentes.
Veja abaixo 9 erros que você pode estar cometendo na conservação do seu caminhão.
Quais os principais erros na conservação de um caminhão?
Muitos motoristas não se dão conta, mas a realização de algumas atividades (ou a falta delas) pode resultar em um veículo que apresenta defeitos constantemente, tem a sua durabilidade reduzida e com maior risco de causar acidentes.
1. Deixar o tanque vazio
Quem roda muito em estradas sabe que precisa estar sempre com o caminhão abastecido. Isso porque nunca é possível garantir que haverá um posto de combustíveis próximo e o risco de ficar pelo caminho pode ser grande. Mas há outros problemas que um tanque vazio pode trazer.
Um deles é causado pela sujeira. Como você sabe, o diesel brasileiro, assim como os outros combustíveis, tem muitas impurezas. Se você estiver com pouco diesel no tanque, a concentração de micro-organismos será maior por metro cúbico de líquido, o que aumentará as chances de essas impurezas passarem pelo filtro de combustível.
O resultado disso serão bicos injetores entupidos e uma conta salgada para você pagar. Além disso, como você viaja muito, certamente enfrenta muitas mudanças climáticas. Quando passa por regiões excessivamente úmidas, é muito comum que haja o acúmulo de umidade no tanque do caminhão. Se isso ocorrer, você precisará drenar esse material, operação que toma bastante tempo da sua viagem.
A melhor maneira de combater esses dois problemas é mantendo o tanque sempre cheio, de preferência abastecendo em postos de boa qualidade.
2. Esquecer-se dos faróis
O sistema de iluminação do caminhão é muito importante tanto para a sua visibilidade quanto para que outros motoristas possam enxergar o seu caminhão na estrada sem dificuldades.
A primeira providência é verificar, constantemente, o funcionamento das lâmpadas. Você pode fazer isso em um posto de combustível, pedindo que um dos frentistas verifique se elas se acendem a medida que você aciona cada comando.
Outra dica é manter as lanternas traseiras sempre limpas. Essa parte do caminhão sofre bastante com a sujeira de locais com muita terra e pó de mineração. Com o tempo, essas impurezas cobrem as luzes e fazem com que os sinais de frenagem e as setas fiquem difíceis de serem vistos.
E, por último, fique sempre atento à regulagem dos faróis dianteiros. Com os buracos e ondulações da estrada, eles podem perder a programação original e o facho de luz pode ser direcionado para cima. Além de prejudicar a sua visibilidade à noite, o farol ainda pode ofuscar os motoristas que vêm em sentido contrário, causando acidentes graves.
3. Não calibrar os pneus constantemente
A correta calibragem dos pneus influi em uma série de características do caminhão. Pneus murchos tiram a estabilidade do veículo e, ainda, fazem com que o motor precise se esforçar mais para atingir as velocidades mais altas, aumentando o consumo.
Antes de calibrar os pneus, verifique qual é a pressão recomendada pela montadora, tanto para o cavalo mecânico quanto para a caçamba. Fique atento, também, ao tipo de carga que está transportando. Se estiver levando muito peso, é preciso aumentar a pressão dos pneus.
Para verificar se o pneu está bem calibrado, dispense o uso da marreta. O mais indicado é conectar o pneu ao calibrador automático, que fornece a pressão correta do composto.
4. Não cuidar dos limpadores de para-brisas
O para-brisa é o que permite a sua perfeita visão da estrada. Portanto, cuidar dos limpadores é muito importante para a segurança da sua viagem.
Primeiramente, é preciso manter o reservatório de água sempre cheio. Se for o caso, utilize um limpa-vidros automotivo diluído na água, para melhorar a limpeza e a visibilidade.
As palhetas dos limpadores ressecam muito rapidamente, principalmente em situações de muito sol e calor. Em geral, o mais indicado é trocá-las a cada 6 meses, mas isso depende do uso e da conservação.
Para limpar as palhetas, utilize somente um pano úmido. Jamais passe álcool no material, pois isso acelera o ressecamento da borracha.
5. Andar com óleo vencido
O óleo do motor do caminhão deve ser trocado a cada x mil quilômetros — você deve checar com o manual do fabricante a quantidade mínima de quilometragem recomendada para a troca do óleo. Aproveite esse momento para solicitar a troca do filtro de óleo.
O lubrificante trabalha no interior do motor, impedindo que o contato entre as partes metálicas gere atrito e acabe diminuindo a sua vida útil.
Quando fica velho, o óleo perde viscosidade, que é a capacidade de se aderir às partes metálicas. Além disso, depois de certo tempo, o lubrificante começa a engrossar, formando uma espécie de borra, que pode se agarrar às engrenagens do motor fazendo com que ele funcione com mais dificuldade. Com o tempo, o motor pode se fundir.
Já o filtro de óleo deve ser trocado, pois ele é o responsável por reter as impurezas que se soltam do motor e passam para o lubrificante.
6. Não dar atenção ao alinhamento e ao balanceamento
Com o número de buracos e ondulações nas estradas brasileiras, não são poucos os casos de caminhões desalinhados rodando pelo país afora. O perigo é que isso torna a condução mais difícil e a chance de ocorrerem acidentes é grande.
Além disso, o caminhão desalinhado não anda em linha reta e acaba desgastando os pneus prematuramente. O mesmo processo ocorre quando há o desbalanceamento: a roda trepida em velocidades altas, causando desgaste de pneus e perda de controle. O ideal é sempre fazer o alinhamento conforme especificado no manual do fabricante do seu caminhão.
7. Não respeitar o limite de carga
Cada veículo tem uma quantidade mínima de peso que pode ser carregada, sendo o máximo que a suspensão consegue aguentar com segurança ou que o veículo possa ser manuseado sem causar riscos à integridade do motorista e da carga.
É importante que o motorista esteja atento a esse limite e não o ultrapasse, mesmo que isso resulte na realização de mais de uma viagem ou que mais de um veículo seja utilizado no transporte.
Os gastos com o pagamento de multas e consertos será bem maior do que uma locomoção extra, por isso, também é interessante fazer um planejamento com antecedência da viagem para que a mercadoria consiga chegar no tempo certo e com segurança.
Além disso, trafegar com um caminhão que esteja excedendo o limite de carga é uma infração de trânsito, que ao ser constatada por um órgão de fiscalização rodoviária, poderá acarretar em multas ou outras punições.
8. Não fazer a manutenção dos freios
O sistema de freios é um componente muito importante para os caminhões, afinal, são eles que evitam diversos tipos de acidente, que podem colocar a vida do próprio motorista, bem como de outras pessoas, em risco.
Por isso, na hora de revisão, é crucial que os freios sejam devidamente revisados e tenham sua manutenção feita, caso necessário. Isso evita com que eles falhem enquanto o veículo estiver na estrada.
Essa é uma manteira do motorista de caminhão ter uma maior segurança na estrada, além de conseguir sempre ter o controle do veículo, mesmo em situações mais adversas, como uma pista molhada.
9. Dirigir de forma inadequada
Não é apenas o veículo que precisa de atenção, mas o próprio motorista precisa se policiar para dirigir de maneira defensiva e segura. É necessário respeitar as leis de trânsito vigentes, como o limite de velocidade de cada rua.
Além disso, é importante fazer paradas periódicas, para que ele possa descansar e evitar ficar desatento na estrada por conta da fome ou sono. Para que a carga não chegue fora do período previsto, essas pausas precisam estar dentro do planejamento de viagem.
Sempre confira se os documentos do motorista e do veículo estão em ordem, para que, no caso de alguma parada da fiscalização, não seja preciso lidar com multas ou até mesmo a apreensão da carteira e do próprio caminhão.
Por que você deve ter cuidados com o caminhão?
O caminhão é um veículo muito caro e importante para empresas e profissionais que trabalham de maneira direta ou indireta com o transporte de cargas. Então, eles precisam ter o máximo de durabilidade e segurança.
Isso evitará gastos desnecessários com reparos frequentes, troca de peças ou até mesmo com a compra de novos caminhões, resultado em grandes prejuízos para a empresa responsável.
Além disso, ter cuidados com o caminhão também é cuidar da integridade do motorista e da carga, já que acidentes poderão causar danos nas mercadorias a serem transportadas, além de machucar o motorista e as demais pessoas envolvidas no incidente.
Por isso, é importante ter um plano de revisão para os caminhões para, então, evitar que eles tenham defeitos enquanto estiverem sendo utilizados, além de prevenir problemas com a fiscalização.
E aí, viu só quantos erros você pode cometer ao não tomar os devidos cuidados com caminhão? E os prejuízos que eles podem acarretar? A boa notícia é que evitá-los está em suas mãos, basta ter zelo com o seu instrumento de trabalho.
Está pronto para se tornar um caminhoneiro de sucesso? Então baixe o nosso e-book com um guia prático para ter êxito nessa carreira!
4.5
Costumo ficar atenta à esses itens.
Obrigada pelo seu retorno e por ler nossos conteúdos, Fátima. Contamos com sua participação sempre.
3.5
Realmente o cuidado com os itens indicados fazem muita diferençã.
Obrigado pelo comentário, Silvio! Continue acompanhando nosso blog!
MUITO obrigado pelas dicas…
Mesmo estando na estrada todos os dias a gente acaba esquecendo de conferir alguns itens..
Obrigado por nos lembrar…
Vocês da SCANIA em especial do grupo WLM São demais….
Olá Fabrício. Ficamos felizes em ajudar, obrigado por seu comentário. Continue acompanhando nosso blog!
Uma pergunta: Quais os principais cuidados que devemos ter com os componentes de suspensão e direção ao deixar o caminhão parado por bastante tempo?
Olá Tulio. O ideal é que o veículo seja armazenado em local seco e arejado e que seja efetuado testes de funcionamento e deslocamento frequentemente para lubrificar peças internas banhadas a óleo.