Como ser competitivo por meio da roteirização de transporte?

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Em um mercado extremamente competitivo, a roteirização de transporte tem sido uma prática importante, pois garante que as atividades logísticas atinjam resultados significativos ao entregar ao consumidor final a mercadoria certa no prazo combinado.

Com clientes mais exigentes e atentos à competência dos processos logísticos de caga e descarga, fica claro que uma transportadora de sucesso precisa adotar essa técnica para usufruir de todas as suas vantagens.

Mas, afinal de contas, que benefícios são esses? Este conteúdo foi criado com o objetivo de esclarecer como seu negócio pode elevar o nível de competitividade por meio da roteirização de transporte. Confira!

O que é roteirização de transporte?

A roteirização de transporte nada mais é do que planejar toda a rota percorrida pelos veículos de carga até que o produto chegue ao comprador. Nesse sentido, é fato que tal método está em conformidade com o próprio conceito de logística, uma vez que seu objetivo é entregar a mercadoria impecável, no dia e horário agendado e por um valor justo e correto.

Assim, ao definir um roteiro de carga e descarga, você, gestor de frota, precisa considerar alguns fatores:

  • categoria e preço total da carga;
  • modelo de caminhão usado para a operação;
  • rotas de entregas possíveis;
  • restrições de circulação (data, hora e porte do veículo) em locais específicos;
  • existência de pedágios ao longo das rotas.

Qual é a importância da roteirização de transporte?

Diversos são os desafios a serem superados durante as entregas e, em geral, é necessário desenvolver estratégias para que o serviço seja concluído em tempo hábil, com eficiência, economia e segurança.

Programar um roteiro para essa atividade é uma boa ideia para garantir ao cliente a melhor experiência de compra possível. Em suma, a roteirização é indispensável para obter esses resultados, na medida em que se alia à tecnologia para gerenciar, prever e planejar todo o percurso até que a carga chegue ao comprador.

Essa lógica sistematizada só é possível graças ao uso de software de gestão com aplicação em roteiro de viagens, o que gera um grande diferencial competitivo e contribui para que a você consiga satisfazer as demandas de todas as partes envolvidas com agilidade, eficiência e redução de custos.

Por fim, já que os maiores desafios desse tipo de operação são os atrasos e danos nas mercadorias por causa do manuseio e transporte, é perceptível que a roteirização de transporte é uma prática inteligente.

Quais os benefícios operacionais da roteirização de transporte?

Conheça as vantagens que essa metodologia pode garantir ao fluxo operacional do seu negócio com o apoio da tecnologia na gestão de frotas.

Entregas mais rápidas

Certamente, um dos maiores destaques da roteirização é a rapidez com que as entregas são feitas. Em um momento de grande competitividade como o atual, esse pode ser um elemento decisivo para a escolha de seus clientes. Afinal, a sociedade moderna, principalmente após a consolidação das compras online, valoriza a agilidade com que recebe sua mercadoria, sendo que empresas que se atentam a esse detalhe saem na frente.

Maior precisão dos processos logísticos

Prever as consequências de uma decisão é um fator crucial para a roteirização, pois dá maior precisão ao cálculo de gastos e riscos das entregas. Com esses números, você consegue escolher o melhor trajeto com base na característica do produto a ser transportado e, dessa forma, evita situações inconvenientes. Por exemplo, uma carga de valor elevado pode ter uma rota diferenciada e não ser entregue durante a noite.

No entanto, vale reforçar que essa exatidão está diretamente relacionada ao modo como você e seus funcionários administram o processo. Isso porque atividades manuais são pouco eficientes e mais suscetíveis a erros, sendo ideal contar com o apoio de um bom sistema automatizado.

Portanto, para que isso seja possível, é necessário investir em um software que indique os melhores caminhos (roteiros), com base no cruzamento de dados estratégicos, como:

  • infraestrutura da frota;
  • tipo e valor do produto a ser transportado;
  • pontos de pedágio no trajeto;
  • intensidade do fluxo de veículos na rota escolhida;
  • redução do consumo de combustível e da emissão de poluentes.

Otimização de tempo e dinheiro

O objetivo da logística moderna é fazer com que as operações sejam realizadas rapidamente e exijam menos custos.

A propósito, é justamente por essa razão que a roteirização tem ganhado tanta atenção. Afinal, ela proporciona ao negócio, de forma simultânea, otimização de tempo e dinheiro.

Em tese, não somente as transportadoras, como as empresas que terceirizam entregas desfrutam de uma operação rápida, eficiente e mais acessível. Como o trajeto é cuidadosamente programado e monitorado, diversos problemas são evitados, como atrasos, acidentes e ações de criminosos.

Mais agilidade às entregas fracionadas

A carga fracionada é quase unânime na logística atual, pois permite que empresas de todos os portes e segmentos entreguem seus produtos — independentemente da quantidade, volume e tipo de mercadoria — em qualquer região do Brasil de forma simultânea.

Aqui, vale destacar que muito desse sucesso é graças à roteirização, já que ela se torna ainda mais necessária em operações que o mesmo caminhão faz várias entregas.

Por meio de um esquema inteligente de trajetos, você consegue mais agilidade e eficiência, o que aumenta o nível de satisfação da clientela e, por consequência, sua margem de lucro.

Afinal, qual é o software que mais combina com a minha empresa?

Cada ferramenta de gestão de frotas oferecerá vantagens e funcionalidades diferentes. Antes de tomar sua decisão, você precisa analisar se a ferramenta atende todas as suas demandas e necessidades operacionais.

Na hora da escolha do programa de roteirização de transporte, levante os seguintes questionamentos:

  • Quais necessidades o programa deve atender?
  • O que minha empresa deseja automatizar?
  • Quais problemas precisam ser solucionados por meio do sistema?

Ao obter todas as respostas necessárias, a escolha do software será certeira.

Conforme visto ao longo deste artigo, podemos concluir que a roteirização de transporte é algo indispensável para o sucesso de negócios que têm o objetivo de entregar seus produtos com qualidade e rapidez.

Diante do nível de competitividade do setor, desconsiderar essa particularidade pode colocar a reputação e o rendimento da sua transportadora em xeque. Portanto, faça o possível para otimizar a gestão operacional com o apoio da tecnologia para desfrutar de todas as vantagens mencionadas acima.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil de alguma forma. Porém, se você ainda tem dúvidas ou deseja complementar algo, comente abaixo.

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “Como ser competitivo por meio da roteirização de transporte?

  1. Excelente artigo. Simples, objetivo e muito didático. Parabéns. O Brasil tem um potencial enorme para uso de roteirização de veículos, e se beneficiaria ainda mais com todo o avanço em transformação digital (inteligência artificial, ciência de dados, visualização) que tem acontecido.

Deixe uma resposta

-