Conheça quais são os riscos do uso de celular ao volante!

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

O uso de celular ao volante é uma prática perigosa, com diversas consequências. Ainda assim, muitos motoristas cometem esse erro e colocam vidas em risco.

E você? Já parou para refletir sobre os riscos daquela conferida rápida no WhatsApp ou nas redes sociais? Ou até mesmo nos transtornos que o ato de atender uma chamada enquanto dirige pode chegar?

Este post foi elaborado para te alertar e chamar a atenção para hábitos que aumentam sua segurança e de todos que cruzam com o seu caminhão nas estradas. Confira!

Celular ao volante: o que a lei diz sobre o assunto?

Por mais experiente que você seja, dirigir requer muita atenção e cuidado. Exatamente por isso, usar o telefone ao volante é uma prática proibida pela lei brasileira.

Segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa é uma infração gravíssima. Isso significa que você deverá pagar uma multa de R$293,47 e ainda perderá 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A regra é ampla e atinge tanto quem atende uma chamada, quanto quem apenas segura ou manuseia o aparelho. A regra também vale para os momentos em que o veículo para no semáforo.

Nossa legislação é bem clara ao autorizar o celular apenas para uso de aplicativos de GPS. Nesse caso, ele precisa estar fixado em um suporte no para-brisa ou painel do veículo. Ou seja, jamais deve estar em mãos!

Quais são os riscos do uso de celular ao volante?

Você já parou para pensar sobre os riscos de usar o celular ao volante? Além das punições impostas pela lei, será que vale mesmo a pena arriscar?

Ninguém discorda que o aparelho se tornou um item indispensável para o nosso cotidiano. Porém, é preciso ter cautela e responsabilidade ao utilizá-lo, especialmente quando estiver dentro de um veículo.

Olhar para a tela do celular enquanto dirige é uma das maiores imprudências que se pode cometer e as consequências podem ser bem graves. Aliás, essa prática aumenta em 400% os riscos de um acidente!

Ainda tem dúvidas de que você precisa abandonar esse hábito? Confira como você pode estar correndo perigo!

Tira a atenção do motorista

É impossível dirigir e usar o telefone ao mesmo tempo com segurança. Isso porque, a prática causa uma distração na sua cabeça, tirando a atenção do que realmente importa: o trânsito.

Não importa o quão rápido você consegue conferir a tela. Na verdade, frações de segundo são o suficiente para que um acidente aconteça enquanto você estava distraído.

Mais uma vez, vale destacar que dirigir é um processo sério, que requer toda a sua concentração. Se sua cabeça está pensando em outras coisas, o perigo é real e iminente.

Aumenta o seu tempo de reação

Uma das situações que mais contribuem para a ocorrência de acidentes é o ato de responder uma mensagem pelo celular. Ao precisar digitar ou gravar um áudio, por exemplo, você desvia a atenção e compromete sua capacidade de reação.

Quando você está concentrado, em caso de imprevistos, como um animal na pista, é possível reagir rápido e fazer uma manobra capaz de evitar o acidente. Entretanto, com o aparelho em uso, esse tempo aumenta em 35% — o suficiente para uma tragédia.

Coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco

A segurança nas estradas é dever de todos. Afinal, suas ações refletem nos demais motoristas e passageiros que cruzam o seu caminho.

Sendo assim, precisamos destacar que o uso do celular ao volante coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco. Quando você toma a decisão de ser imprudente, assume o risco de causar graves acidentes, que podem ser fatais.

Gera multas

Além de todos esses riscos, esse hábito ruim pode “doer no bolso”. Caso seja flagrado usando o telefone enquanto dirige, você será multado e perderá pontos na carteira.

Existe uma tolerância zero para esse tipo de atitude, que se justifica pela quantidade de acidentes e vítimas que ela gera. Por isso, se você não deseja ter prejuízos financeiros, é hora de rever suas atitudes e adotar uma postura mais consciente ao volante.

Como manter o cuidado e atenção enquanto dirige?

Depois de tudo o que falamos, você deve estar se perguntando: então não devo levar meu celular nas viagens?

Na verdade, o problema não está no equipamento, mas na forma com que o utilizamos. Isso significa que é preciso uma reeducação capaz de mudar nossos hábitos e priorizar nossa segurança.

Quer saber como continuar usando o telefone sem afetar sua atenção e cuidado ao volante? Acompanhe as nossas dicas!

Pare o veículo para atender chamadas

Se o seu telefone está tocando, resista à tentação de atender enquanto dirige. Ao invés disso, verifique a estrada e encontre um local seguro e adequado para estacionar.

Perceba que, ainda que isso demore um pouco, é a melhor opção. Assim, você pode retornar a chamada com calma e conversar sem a tensão de se envolver em um acidente a qualquer momento.

Deixe o aparelho no modo silencioso

Os alertas emitidos sempre que você recebe uma mensagem ou chamada podem gerar muita distração. Diversos motoristas ficam ansiosos e curiosos para conferir a notificação que, na maioria das vezes, não é urgente.

Para evitar esse transtorno, coloque o celular no silencioso durante as viagens. Durante as paradas para descanso, você pode conferir e responder todas que achar necessário.

Configure GPS antes de partir

Outro hábito interessante é a configuração do GPS e das rotas antes de o veículo entrar em movimento. Ou seja, adicionar seu destino e paradas com calma, evitando manusear o aparelho enquanto dirige.

Além de tornar sua viagem mais segura, você evita multas que podem prejudicar seu faturamento e imagem no mercado. Pense nisso!

Mantenha uma distância segura dos demais veículos

Por fim, como regra básica de segurança: mantenha distância dos demais veículos. Essa simples atitude reduz as chances de se envolver em acidentes, inclusive os causados pela falta de atenção de outros motoristas.

Lembrando que essa distância de segurança é mais uma estratégia para garantir um tempo de resposta diante de imprevistos.

E então, viu só como é perigoso usar o celular ao volante? É muito importante que você tenha consciência desses riscos e se esforce para eliminar esse hábito de suas viagens. Sua segurança, certamente, vale muito mais do que a vontade de matar uma curiosidade!

Gostou das nossas dicas? Assine a newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no nosso blog!

como prolongar a vida útil do seu caminhão
Você também pode gostar

Deixe um comentário