Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogwlmscaniaita/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Acessórios para caminhão: conheça os 10 mais importantes

acessórios para caminhão mais importantes
10 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Quem vive na estrada, como você, precisa prezar pela segurança, pelo conforto e pela praticidade, não é mesmo? Afinal, seu veículo é sua segunda casa e, sendo assim, é importante que você se sinta bem ali dentro, com acessórios para caminhão de qualidade.

Para tanto, o caminhão requer alguns cuidados especiais, até mesmo pela complexidade do veículo e pelo risco que ele representa para os outros cidadãos em caso de um acidente grave. Dessa maneira, você conseguirá certificar a segurança dos demais motoristas, a preservação do veículo e seu próprio bem-estar durante as viagens.

E se você quer alcançar tudo isso, existem alguns acessórios para caminhão que requerem uma atenção ainda mais especial. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e providencie agora mesmo esses itens que serão uma mão na roda para sua vida na estrada!

Quais os principais acessórios para caminhão?

Para que a sua viagem seja mais confortável e sem contratempos que farão você correr até a loja de conveniência mais próxima, poderá investir em alguns acessórios que devem ser levados com você durante o trabalho. A seguir, confira alguns deles.

1. Extintor de incêndio

Começamos nossa lista com esse que é um item absolutamente imprescindível em todos os caminhões. De acordo com a Resolução 556/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os caminhões estão entre os veículos para os quais a presença do extintor de incêndio é obrigatória. Este deve conter carga de pó ABC.

Sem o extintor à mão em caso de acidentes, se houver incêndio no caminhão a situação tem grandes chances de tornar-se fatal. Além de causar danos materiais ao caminhão e à carga transportada, o motorista e pessoas próximas podem se machucar gravemente ou até mesmo irem a óbito por conta das queimaduras.

Para evitar isso, os agentes de trânsito estão autorizados a verificar as condições do extintor em seu caminhão, qual é o nível do indicador de pressão, se o lacre não foi violado, qual é a validade do extintor, o local em que ele fica guardado dentro do veículo e quaisquer outros pontos relevantes para a manutenção de sua eficiência.

2. Tapa-sol

O tapa-sol diminui a incidência dos raios solares diretamente na sua cabine, o que deixa suas longas horas na estrada muito mais confortáveis. Além disso, o acessório também evita que o sol atrapalhe sua visibilidade, ou seja, é útil também quanto à sua segurança.

Para representar a empresa para a qual você trabalha ou seu próprio negócio, pode ser interessante investir em um tapa-sol personalizado, que divulga a marca enquanto lhe protege!

Além disso, os vidros laterais também podem receber cortinas para bloquear os raios solares. Fáceis de instalar, essas cortinas mantêm a cabine no escuro mesmo durante o dia, trazendo mais conforto para você.

3. Câmeras de segurança

Mesmo que o seu caminhão seja devidamente monitorado pela companhia, é recomendado que o veículo conte com câmeras de segurança. No mercado atual, elas podem ser encontradas em diversos estilos e preços, cabendo a você ou à empresa decidir qual é o mais adequado.

Dessa forma, você coloca uma barreira a mais entre você e pessoas mal-intencionadas que possam querer te prejudicar, ao veículo à sua carga. Há até mesmo travas antifurto especialmente desenhadas para impedir o roubo de combustível! Para acompanhar tudo isso, aproveite para instalar um display na sua cabine.

4. Ventilador portátil

Se você não tem um ventilador portátil/pequeno na sua cabine, não sabe o que está perdendo! O aparelhinho virá muito a calhar nos dias mais quentes e abafados, especialmente se você estiver acompanhado de alguém no banco do passageiro.

Você pode procurar um ventilador que possua o “modo de oscilação”, garantindo maior flexibilidade e certificando-se de que toda a cabine receba um pouco de ar fresco. Para os longos verões que temos por aqui, trata-se de um companheiro muito importante!

5. Carregador solar

Hoje em dia, não somos ninguém sem nossos smartphones e/ou tablets, não é mesmo? Então, imagine ficar sem bateria durante sua viagem, apenas descobrir que deixou o carregador para trás ou que não há uma tomada por perto? Se você puder contar com um carregador fixo na cabine, nunca mais passará por contratempos como esse!

Portanto, um dos melhores acessórios nos quais você pode investir é o carregador solar para tablets e smartphones. Por depender totalmente do sol para ganhar energia, o carregador trará mais economia e praticidade para o seu dia a dia na estrada.

Há diversos modelos disponíveis no mercado, indo dos mais simples até os mais elaborados. Alguns conseguem dar 100% de carregamento a um aparelho depois de somente 2 horas de sol!

6. Suporte para celular

Já falamos da importância do celular para o nosso dia a dia. Como você bem sabe, é estritamente proibido utilizar/manusear qualquer aparelho eletrônico enquanto você dirige. O que fazer, então, quando você absolutamente precisa visualizar o telefone?

É aí que o suporte para celular chega para fazer a diferença! Com ele, você poderá “apoiar” seu aparelho na cabine, de onde conseguirá manuseá-lo sempre que for necessário. Além disso, a verificação do mapa escolhido pelo GPS também será facilitada!

Mas não custa lembrar: o suporte permite que você dê olhadas ocasionais para o aparelho, nada além disso! Se você receber uma ligação importante ou uma mensagem que precisa responder logo, pare o veículo ou utilize os comandos de voz do celular para executar a ação desejada.

7. Macaco hidráulico

Como estamos falando de itens para a segurança e conforto do motorista, o macaco hidráulico não poderia deixar de aparecer por aqui.

É fundamental decidir-se por um que aguente o peso do veículo, combinado? E não se esqueça também de que, por causa das variedades de macacos disponíveis por aí, há uma mudança considerável entre os preços de um e de outro. Escolha o melhor para você!

8. Minigeladeira com aquecedor

Ainda melhor do que uma minigeladeira tradicional (estilo frigobar), o modelo com aquecedor tem tanto a função de esfriar quanto a de esquentar.

Assim, além de manter água e sucos geladinhos, por exemplo, você poderá utilizar o aparelho para esquentar suas marmitas. Nada mal, hein? Dessa forma, além de muito mais praticidade, a minigeladeira também representa economia e organização.

Para otimizar o espaço, há até mesmo modelos desenhados para serem encaixados embaixo de uma cama extensível, por exemplo.

9. Colchão

Atualmente, você encontra no mercado colchões especialmente desenvolvidos para caminhoneiros. Eles têm as dimensões ideais para serem encaixados na cabine, garantindo seu conforto nos momentos de descanso. Há diversos modelos, incluindo camas extensíveis — você certamente encontrará aquele que é ideal para seu caminhão!

Com um colchão em seu veículo, você fica livre para recuperar as energias sempre que for necessário, sem precisar depender de hospedarias, por exemplo. Isso também representa uma economia financeira interessante, fazendo do colchão uma aquisição com ótimo custo-benefício.

10. Chave de fenda e chave de roda

A chave de fenda e a chave de roda são duas ferramentas que serão grandes aliadas em diversos momentos ao longo da sua vida de caminhoneiro. Com elas, você mesmo poderá efetuar manutenções simples ou, pelo menos, verificar o que houve para saber informar ao mecânico o que há de errado com o veículo.

Como manter a cabine do caminhão organizada?

Além de poder contar com todos os equipamentos importantes e que podem ser úteis em diversos contratempos nas suas viagens, é importante que a sua cabine esteja sempre organizada, seja para comportar esses itens ou ganhar mais espaço dentro dela. Veja a seguir como fazer isso.

Entenda como limpar cada componente

Muitos dos acessórios citados precisam de uma limpeza periódica para que continuem a funcionar em boas condições, entretanto, é preciso saber como higienizar cada um deles corretamente, respeitando o tempo entre cada processo e os materiais que podem ser utilizados.

Para limpar o ventilador portátil, por exemplo, poderá ser necessária a utilização de um pano úmido molhado em uma mistura de água e detergente. Também é possível utilizar álcool em gel para higienizar e eliminar bactérias e vírus que possam estar presentes no equipamento.

É possível ter maiores informações sobre como limpar corretamente os equipamentos consultando o manual do fabricante, documento que também oferecerá dicas sobre armazenamento e boas práticas de uso.

Escolha produtos de limpeza de qualidade

É importante escolher produtos de limpeza que sejam de qualidade e que não sejam abrasivos aos materiais nos quais serão utilizados. Por isso, faça uma pesquisa de mercado para encontrar os melhores produtos e que tenham um bom custo-benefício.

Também é válido se consultar com amigos e familiares que utilizam esses acessórios, assim, você poderá pedir por sugestões de produtos de limpeza e até mesmo em que locais adquiri-los.

Comprar produtos para testar também é uma estratégia interessante: você verá na prática como aquele produto funciona e se o seu preço realmente vale a pena pelo resultado obtido.

Compre acessórios que ajudem na organização

Investir em pequenas caixas, nichos e outros acessórios que ajudam na organização da cabine fará com que você ganhe espaço dentro do caminhão, podendo dirigir com mais conforto.

Além disso, esses compartimentos extras também ajudam a encontrar os itens guardados mais rapidamente, evitando que eles se percam ou sejam mudados de lugar durante o trajeto ao realizar curvas ou paradas bruscas.

É possível encontrar acessórios de organização dos mais diferentes modelos, tamanhos e preços, ficando a cargo do motorista investir naqueles que combinarão com o seu veículo e serão verdadeiramente úteis.

Evite agir de maneira desorganizada

De nada adianta organizar a cabine e no outro dia encontrá-la totalmente bagunçada, não é mesmo? Por isso, o motorista precisa investir em mudanças também nas suas atitudes, para que o seu local de trabalho se mantenha sempre limpo e em ordem.

Ao tirar algum objeto do lugar, coloque-o no mesmo local quando terminar de utilizá-lo. Além disso, se programe para fazer a limpeza da cabine periodicamente: isso evitará que você “deixe para depois”.

Viu só? Os acessórios para caminhão que recomendamos aqui serão muito úteis para o seu conforto e segurança e, também, dos outros. Agora que você já as entende melhor, lembre-se sempre: é fundamental garantir a qualidade e conhecer a procedência de todas as peças para que você não precise mais se preocupar depois da compra/instalação.

Agora que você já sabe tudo sobre acessórios para caminhão, que tal se manter informado sobre os mais diversos assuntos relacionados aos caminhões? Assine nossa newsletter e receba conteúdos fresquinhos em sua caixa de e-mail!

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-