VENDA DE CAMINHÃO: COMO NEGOCIAR SEM PERDER DINHEIRO NO PROCESSO

8 minutos para ler
Planilha Cálculo de Frete

Em 2024, o mercado de venda de caminhão usado no Brasil teve um aumento de 3,1% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo Estadão. Ou seja, esse é um sinal de que este é o momento propício para você fazer um ótimo negócio na comercialização do seu veículo.

Continue a leitura para entender como avaliar o mercado durante a venda de caminhão, como preparar o seu veículo para venda e para quem você pode vendê-lo. Vamos lá?

Como avaliar o mercado durante a venda de caminhão?

Para avaliar o mercado durante a venda de um caminhão, o primeiro passo é pesquisar o preço de veículos similares, pois isso ajuda a entender qual é o valor justo para o seu veículo e, assim, evitar prejuízos na negociação.

Consulte a tabela FIPE

A maneira mais simples de ter essa informação é consultar a tabela FIPE, que oferece uma média de preços para caminhões de diferentes marcas, modelos e anos.

Pesquisa em sites de venda de usados

Nesses sites, você encontra anúncios de caminhões parecidos com o seu, com preços que variam conforme o estado de conservação e quilometragem. Isso te dá uma ideia mais realista do valor que pode ser cobrado, dependendo das condições do veículo.

Converse com concessionárias e revendas especializadas

Também vale a pena conversar com concessionárias e revendas especializadas para ter uma boa ideia do que está sendo praticado no mercado atual. Muitas vezes, essas organizações têm uma visão mais detalhada sobre a demanda e o preço de mercado, já que lidam com vendas diariamente.

Considere as condições do caminhão

Lembre-se de também considerar o estado do seu veículo. Um modelo bem conservado pode valer mais do que um de aparência desgastada, mesmo que ambos sejam do mesmo ano e marca.

Inclusive, fatores como manutenção e de quilometragem mais baixa podem justificar um preço maior.

Esteja atento ao momento econômico

Outra dica é atentar para o momento econômico do país. Se a demanda por caminhões está alta, pode ser uma ótima oportunidade de negociar a um preço melhor.

Como preparar o seu caminhão para a venda?

Após definir o preço em que venderá o seu veículo, é importante que você prepare o caminhão para a ocasião. Quanto mais bem cuidado ele estiver, mais chances você terá de negociar por um valor maior.

Confira algumas práticas para deixar o seu caminhão pronto para o mercado.

Faça uma revisão completa

Antes de mais nada leve o caminhão a um mecânico para uma revisão completa. Verifique o estado do motor, da suspensão, dos pneus, dos freios e do sistema elétrico.

Faça reparos e troque peças desgastadas

Se existirem avarias na lataria ou partes internas desgastadas, é importante fazer pequenos reparos, substituindo peças como lâmpadas queimadas, pneus carecas e itens que possam estar danificados.

Dessa forma, você pode aumentar o valor de venda e evitar que o comprador tente abaixar o preço por conta de detalhes simples.

Cuide da estética do caminhão

Um veículo limpo e bem-apresentado sempre atrai compradores, então lave a parte externa e faça uma boa limpeza interna. Se possível, use produtos que ajudem a renovar o aspecto das partes plásticas e cromadas, deixando um veículo com uma aparência mais nova.

Organize a documentação

Ter toda documentação em dia é fundamental. Para isso, verifique se o licenciamento está pago, se não existem multas pendentes e se todos os documentos de manutenção estão em ordem.

Para quem vender?

Agora está na hora de decidir uma informação importante: para quem você venderá o seu caminhão. Separamos algumas opções para considerar.

Concessionárias

Essa é uma das opções mais seguras e rápidas de vender seu caminhão. É comum que esse tipo de empresa compre veículos para revenda tendo um processo bem simples e sem grandes negociações.

Você poderá ter um preço um pouco mais baixo em comparação com uma venda direta, mas a vantagem é que receberá o pagamento rapidamente com mais segurança.

Revendedores especializados

Existem revendedores especializados em veículos pesados que são uma boa opção para quem deseja vender diretamente a profissionais que lidam exclusivamente com caminhões.

Essas organizações costumam fazer uma avaliação mais detalhada do seu veículo e podem ofertar um preço mais competitivo. Outro ponto interessante é que eles também apresentam experiência no mercado e podem te ajudar a negociar valores mais justos pela venda.

Aqui na WLM, oferecemos diversos benefícios ao negociar caminhões usados, como negociação rápida, pagamento seguro e uma avaliação justa do seu veículo.

Frotistas e empresas de transporte

Vender caminhões para outros frotistas ou empresas de transporte também é uma boa oportunidade de negociar um preço melhor, pois esse tipo de comprador está sempre buscando veículos que podem ser adicionados em suas frotas.

Esse é um tipo de venda interessante, já que os compradores entendem o valor do caminhão e, muitas vezes, aceitam o pagamento parcelado ou em trocas.

Venda direta a particulares

Caso você queira negociar diretamente com particulares, você pode anunciar seu veículo em sites como OLX ou Webmotors. Nesse caso, é importante se atentar a negociação para garantir que tudo seja feito de forma segura e sem surpresas.

Como evitar fraudes na venda de caminhão?

Durante o processo de venda do seu caminhão, podem aparecer compradores tentando aplicar fraudes e golpes durante a comercialização. Veja a seguir algumas dicas para evitar esse problema.

Desconfie de pagamentos antecipados

Uma das principais armadilhas que os golpistas usam é pedir pagamento antecipado, então fique alerta se o comprador se oferecer para pagar uma parte ou o valor total antes de ver o caminhão pessoalmente.

Esse tipo de situação pode ser uma tentativa de fazer com que você entregue o caminhão sem garantir o pagamento total.

Use contratos formais

Sempre faça um contrato de compra e venda, mesmo que esteja vendendo para alguém de confiança. No documento, inclua todos os detalhes da transação, como valor, condições de pagamento e o estado do caminhão.

Prefira transferências bancárias

Recomendamos que você evite métodos de pagamento como cheques ou depósitos em caixas eletrônicos, pois são mais difíceis de rastrear no caso de um golpe.

Opte por transferências bancárias ou pagamentos via Pix, que dão mais segurança e confirmam o pagamento de forma rápida e clara.

Verifique a identidade do comprador

Se estiver negociando com uma pessoa desconhecida, tire um tempo para verificar a identidade do comprador e, se possível, faça uma busca sobre ele. No caso de frotistas ou empresas, solicite referências e verifique a empresa junto aos órgãos competentes.

Fique atento à documentação

Nunca entregue a documentação do caminhão antes de confirmar o pagamento, evitando entregar os documentos sem antes receber o valor total, além de sempre exigir que o pagamento seja confirmado na hora da assinatura do contrato.

Como conseguir as melhores condições de pagamento? Confira nossas dicas!

Quer conseguir vender o seu caminhão a um ótimo preço? Então confira as nossas dicas!

Negocie com mais de um comprador

Uma boa forma para conseguir condições vantajosas é negociar com mais de um interessado. Se você tem várias opções de compradores, pode escolher aquele que oferecer as melhores condições de pagamento, com parcelas maiores ou uma entrada maior.

Essa prática também cria uma competição saudável, o que pode aumentar o valor da venda.

Considere a troca por outro caminhão

Se você for fazer a venda de caminhão para uma concessionária, considerar uma troca pode ser uma boa forma de melhorar as condições de pagamento. Isso porque, ao trocar o seu caminhão por um modelo novo ou seminovo, você pode negociar um valor mais atrativo para o seu veículo e obter um desconto significativo no valor do novo.

Verifique as opções de parcelamento

Se o comprador for uma concessionária ou revendedora especializada, pergunte sobre as condições de parcelamento. Muitas vezes, você pode negociar a forma de pagamento, como um valor inicial maior e o saldo dividido em várias parcelas.

Após saber todas as informações e dicas sobre como fazer uma venda de caminhão mais lucrativa para você, está na hora de colocar as mãos na massa e fechar negócio!

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a vender ou trocar o seu caminhão aqui na WLM!

 

Controlar os custos das sua frota
O guia completo sobre as cabines SCANIA: saiba escolher a ideal para seu negócio
Você também pode gostar

Deixe um comentário