Saiba como o treinamento para motoristas pode ajudar sua frota!

8 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

A realidade do profissional do transporte, seja ele um caminhoneiro autônomo, seja ele um pequeno empresário, é basicamente a mesma: preocupar muito com os altos custos e a melhoria mensal do lucro. Nesse cenário, ser estratégico e eliminar ao máximo o desperdício de recursos e minimizar os custos é essencial para se manter em atividade. Para isso, uma medida que tem muito a contribuir é o treinamento para motoristas.

O treinamento para motoristas, na prática, é o que garante às transportadoras, principalmente, um melhor aproveitamento da sua frota, otimizando os custos e aumentando a eficiência e a segurança nos deslocamentos. Esse treinamento é base para que o motorista opere melhor o caminhão, alcançando uma média de consumo mais baixa e otimizando a conservação da máquina.

De forma geral, o treinamento para motoristas, hoje, é uma estratégia altamente recomendada para empresas que desejam reduzir custos, aprimorar a gestão da frota e entregar resultados ainda mais satisfatórios aos clientes.

Por isso, o grupo WLM quer ajudar você, a alcançar uma performance mais elevada na gestão da sua frota a partir do treinamento dos motoristas. Preparamos este artigo para falar um pouco mais a respeito dessa importante prática e mostrar como podemos contribuir. Acompanhe!

Por que investir em treinamento para os motoristas da frota?

Existem diversos motivos que justificam a adoção do treinamento dos motoristas dentro de uma transportadora. São questões ligadas não somente a custos, mas também à segurança, qualidade e agilidade dos transportes, fatores que impactam diretamente a competitividade do negócio.

A seguir, listamos alguns dos pontos que mostram que investir na qualificação dos motoristas da sua empresa é a melhor decisão. Confira!

Otimiza a manutenção e uso dos veículos

Atualmente os caminhões estão extremamente sofisticados, saindo de fábrica com inúmeros recursos de conectividade, monitoramento dos sistemas e manutenção. Todas essas inovações, sem dúvida, vieram para minimizar os gastos com o caminhão e prolongar sua vida útil.

A exemplo, caminhões mais modernos já registram e informam diretamente no painel uma grande quantidade de dados de condução — é a chamada telemetria, que nos caminhões Scania tem o nome de Driver Support. São informações relacionadas ao consumo médio do veículo, consumo instantâneo, temperatura do motor e fluidos, funcionamento do freio-motor, emissões de poluentes, pressão dos freios de serviço e sistemas de ar, entre outras.

Todas essas informações servem para que o motorista tenha pleno controle sobre o caminhão, utilizando-o da forma mais eficiente possível. Na prática, isso contribui para a conservação dos componentes, como freios e motor, principalmente, além de aumentar a segurança na condução ao antecipar riscos e falhas.

No entanto, para que o profissional seja capaz de explorar todas essas funcionalidades, ele precisa estar devidamente instruído e treinado. É necessário conhecer bem o caminhão, seus recursos e, mais do que isso, é preciso estar preparado para operá-lo da forma ideal, seguindo orientações do próprio fabricante — é aí que o grupo WLM entra em cena.

Estamos prontos para treinar os motoristas para operar todos os sistemas do caminhão Scania. Nossos cursos são estratégicos, focados em condução econômica e sustentável — reduzindo as emissões de CO² e outros poluentes —, além, claro, da operação dos instrumentos de suporte embarcados no veículo.

Reduz os custos operacionais da empresa

Profissionais mais bem treinados, sem dúvida, apresentam uma performance de condução muito superior quando comparados a motoristas menos experientes ou que não conhecem as boas práticas de condução.

As empresas que dispõe de frotas novas, com veículos modernos, os custos com o combustível sempre é menor, porém o resultado estará sempre relacionado com a forma como ele é conduzido pelo motorista, ou seja, motorista bem treinado terá menor custo de combustível.

Os gastos com combustível podem representar até 1/3 dos custos de uma transportadora. Por isso, qualquer redução nesse aspecto, especialmente quando se tem uma frota maior, pode trazer uma grande economia ao final de um mês de atividades.

Nesse sentido, então, é muito importante investir na qualificação dos motoristas quanto à condução econômica. Aqui, as concessionárias WLM tem larga experiência e pode auxiliar sua empresa nas capacitações. Nosso treinamento de condução econômica garante ao motorista todas as orientações necessárias sobre a melhor maneira de conduzir um Scania.

O curso conta com uma abordagem técnica, porém didática, explorando questões como a faixa de rotação ideal, troca de marchas eficiente, utilização do freio retarder. Além disso, oferece instruções de condução em diferentes circunstâncias e condições.

Como aplicar os treinamentos na prática?

O treinamento para motoristas, sem dúvida, pode trazer grandes vantagens para as operações de uma transportadora, especialmente do ponto de vista da economia e da segurança. No entanto, é fundamental saber como utilizar essa ferramenta de forma produtiva.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar sua empresa a obter ainda mais benefícios com os treinamentos!

Identifique as principais demandas da equipe

Para se obter um melhor aproveitamento dos treinamentos, é muito importante entender quais são as principais demandas da equipe. Ou seja, é necessário conhecer os pontos em que os profissionais têm mais dificuldade e, também, aqueles em que se percebe uma baixa performance.

Desse modo, é possível priorizar os treinamentos, investindo em ações estratégicas, que ajudarão os motoristas a realmente ter mais segurança, qualidade e rentabilidade no seu dia a dia na estrada.

Escolha um treinamento didático

Outra dica para se ter mais eficácia nos treinamentos é adotar meios que facilitem a compreensão dos motoristas. Ou seja, é preciso adaptar os treinamentos à realidade do condutor, utilizando métodos mais didáticos e esclarecedores.

A exemplo, pode ser que os profissionais não consigam absorver as informações necessárias caso elas sejam repassadas de forma muito técnica e escrita. Por outro lado, se as orientações forem dadas de forma prática, presencialmente, por um profissional, os resultados podem ser mais satisfatórios.

Repasse técnicas de direção

A otimização dos custos dos transportes não está relacionada apenas a questões técnicas, como o giro ideal do motor, faixa ideal para troca de marchas e temperatura dos fluídos, por exemplo. Na realidade, existem questões mais pontuais, ligadas à própria forma de conduzir o caminhão.

Sendo assim, é muito importante que a sua empresa tenha o cuidado de treinar os motoristas não só de forma teórica, mas também de forma prática. Nesse sentido, é fundamental que todos os profissionais conheçam boas práticas de condução, entendam como utilizar melhor cada função do caminhão e, ainda, reconheçam a importância de ações preventivas, como o descanso e a verificação de itens do pesado.

Como usar os treinamentos das concessionárias WLM como diferencial competitivo?

Quando o assunto é treinamento para motoristas, o grupo WLM está na dianteira no mercado, oferecendo todo suporte que o frotista necessita para extrair a máxima performance e economia dos seus caminhões Scania.

Com uma rede que atua em diferentes localidades do Brasil, o grupo WLM oferece treinamentos de ponta para as mais diferentes necessidades do frotista e, também, do motorista. Como citado, os cursos envolvem tanto as questões técnicas e teóricas quanto a parte prática, ligada à realidade do motorista e do caminhão nas estradas brasileiras.

Assim, por exemplo, você que é frotista e deseja aumentar a performance dos motoristas na condução dos caminhões Scania, nossos treinamentos podem servir como um diferencial competitivo, auxiliando sua empresa a reduzir custos com consumo de combustível, pneus e manutenções corretivas.

Na prática, oferecemos suporte e capacitação para os motoristas nos seguintes quesitos:

  • modos de condução do optcruise;
  • utilização do retarder e do freio motor;
  • utilização correta das faixas de rotação do veículo;
  • utilização dos diferentes modos de condução (modo economia, modo padrão e modo potência);
  • condução em trechos de serra, instruindo sobre como utilizar a inércia e o embalo do caminhão na descida para poder subir economizando combustível;
  • utilização correta da marcha lenta do caminhão, assim como do motor e dos demais sistemas de suporte à condução presentes nos caminhões Scania.

Por fim, em um segmento do mercado em que os custos de operação são extremamente elevados, gestores e líderes precisam buscar alternativas para otimizar a gestão da frota, mantendo a qualidade das entregas e segurança das operações. Como vimos, os treinamentos para motoristas oferecidos pelo grupo WLM são ferramentas altamente eficientes para ajudar sua empresa a melhorar sua produtividade e lucratividade.

Aproveite os diferenciais dos treinamentos da rede WLM. Entre em contato conosco hoje mesmo e melhore a competitividade da sua transportadora!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-