Tecnologia Scania: por que ela se diferencia da concorrência?

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Vários gestores de frota têm dúvidas sobre como escolher o melhor caminhão, não é mesmo? Afinal, quais fatores levar em conta na hora de definir um modelo? Existem especificações que devem ser analisadas? Nesse cenário, a tecnologia Scania vem se destacando no mercado por conta das vantagens oferecidas para diversos tipos de negócio. 

Para tratar desse tema tão relevante para quem trabalha na área, conversamos com Flávio Coimbra, que é gerente de vendas na concessionária Scania WLM Itaipu. Ao longo do texto, você entenderá por que a marca se diferencia da concorrência e quais recursos fazem desses veículos a melhor escolha para a sua frota. Aproveite as informações!

Quais são os diferenciais da Scania?

De acordo com o especialista, “o maior diferencial da Scania é desenvolver caminhões pensados para cada setor da economia”. Ou seja, se você trabalha com fretes, transporte de cargas e percorre longas estradas, é possível encontrar uma opção ideal para essa atividade.

Em contrapartida, se a sua atuação profissional ocorre no agronegócio ou no setor de mineração, também há veículos que foram criados justamente para atender às exigências ligadas a essas atividades. 

“Para cada segmento, a Scania proporciona um conjunto de soluções a fim de trazer resultados melhores para os negócios de seus clientes”, explica Flávio. Para quem percorre longas distâncias para trabalhar, é preciso contar com resistência, conforto e muita confiabilidade no caminhão, por exemplo. “Por isso, combinamos tecnologia de ponta com alta qualidade e opções exclusivas de personalizações” conclui o gerente.

Nos veículos destinados à aplicação fora de estrada (off road), como a mineração, o foco consiste em transportar o máximo possível de carga sem abrir mão da produtividade. Essa demanda requer caminhões robustos e com total disponibilidade — nesses casos, boas soluções em serviços tendem a ser decisivas para manter a manutenção em dia, sem prejudicar os resultados e o desempenho da atividade econômica em questão. 

Por que a tecnologia Scania é a melhor do mercado?

Segundo Flávio, a marca sempre está inovando, porque, além de montar veículos de grande qualidade, ela disponibiliza tecnologias transformadoras, que podem trazer grandes ganhos para o cotidiano dos motoristas e gestores de frota.

Um exemplo disso são as ferramentas de gestão elaboradas pela Scania, cujo objetivo é melhorar os resultados financeiros obtidos pelas frotas. “A nova linha NTG, lançada em 2017 no Brasil, assim como a Scania TX, confirma essa preocupação com qualidade e inovação”, aponta o gerente. 

A tradição da tecnologia Scania não é recente, visto que a marca sempre esteve à frente de iniciativas impactantes. Em 2015, por exemplo, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a montadora desenvolveu um caminhão autônomo totalmente feito por pesquisadores brasileiros, o Scania G360 6×4. De acordo com um dos professores que coordenou o projeto, a ideia por trás do sistema não é substituir os motoristas, mas ajudá-los a cumprir as tarefas com mais segurança.

Além da parceria estabelecida com universidades ao redor do mundo, a marca sueca também tem importantes aliados comerciais. Essa combinação possibilita reagir rapidamente aos avanços tecnológicos e às tendências do universo automotivo, ajudando a manter uma liderança tecnológica que se destaca perante a concorrência.

Quais são as principais inovações da Scania?

Uma das soluções que a Scania disponibiliza são os chamados Serviços Conectados, que promovem uma integração entre os dados operacionais, transmitindo-os ao aplicativo Scania Fleet — nele, há todas as ferramentas para promover uma gestão de frotas efetiva.

Por meio da leitura e da interpretação dos dados operacionais do veículo, é possível avaliar a forma de condução do caminhão e os pontos de atenção para possíveis melhorias. Com essas informações em mãos, é viável melhorar não só a forma de conduzir do motorista, mas também a performance da empresa como um todo, reduzindo o consumo de combustível e o número de paradas. Dessa forma, há como executar uma manutenção preventiva e contar com maior disponibilidade na frota. 

As novas motorizações da Scania também merecem uma menção destaque, porque foram desenvolvidas para aperfeiçoar as da geração anterior. Desse modo, os usuários passaram a contar com tecnologias melhores — a injeção de combustível, por exemplo, passou a utilizar um sistema de alta pressão, também chamado de XPI (Extra Point Injection).

Em poucas palavras, a tecnologia aumenta a quantidade de ciclos de injeção de combustível, isto é, em vez de ser feita uma única injeção, várias delas ocorrem, utilizando a quantidade mínima de combustível. A partir disso, o consumo é otimizado e os ruídos feitos pelo veículo diminuem — quem passa muitas horas na estrada sabe como esse detalhe pode fazer a diferença, não é mesmo? 

Outro diferencial inovador são os programas de manutenção flexível da Scania. “Por meio da conectividade e da inteligência artificial, eles permitem fazer uma leitura e analisar os dados operacionais do uso do veículo de forma contínua”, explica Flávio. Com isso, é possível elaborar um plano de serviço personalizado e dinâmico, que contempla manutenções preventivas e corretivas.

Por que confiar na tradição da Scania?

Embora seja uma marca inovadora, a Scania também chama atenção por conta de sua reputação no mercado. Só no Brasil, já são mais de 60 anos, com uma linha do tempo de trabalho marcada essencialmente por pioneirismo nos lançamentos e atendimento de excelência. 

O suporte prestado na escolha do veículo, a contribuição com o meio ambiente graças à atuação sustentável e a entrega de rentabilidade aos clientes podem ser classificados como os pilares da da marca no país. Para se ter ideia, em 1997, a Scania foi a primeira montadora na América Latina a receber o certificado ISO 14.001. Em 2011, foi a primeira fabricante a vender produtos pertencentes à categoria Euro 5 no mercado brasileiro.

são os espaços mais adequados para escolher a tecnologia Scania ideal para o seu negócio — com atendimento em 3 estados da região Sudeste e 2 da região Norte, presente em 20 pontos diferentes. Assim, será possível contar com o que a marca pode oferecer de melhor!

Se você gostou do texto e quer ter essas facilidades em seu cotidiano, entre em contato conosco agora mesmo!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-