Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogwlmscaniaita/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

É possível fazer curso de reciclagem para caminhoneiro online? Entenda!

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Perder a carteira de motorista é uma situação chata para muita gente, principalmente para quem precisa desse documento devidamente legalizado para trabalhar, como os condutores de caminhão.

Neste texto, você entenderá o que é o curso de reciclagem para caminhoneiros, além de descobrir como essas aulas são realizadas e quais motoristas são obrigados a realizar esse procedimento.

Qual a importância de fazer o curso de reciclagem para caminhoneiros?

Os motoristas de caminhão que não estiverem em dia com as suas aulas de reciclagem poderão perder a CNH. Essa medida vale para os profissionais que somam 14 pontos em penalidades no período de um ano.

Fazer essa qualificação é importante, pois permite ao condutor rever alguns conceitos e regras aprendidos durante as aulas teóricas ao tirar a carta pela primeira vez.

Diversas infrações são cometidas no trânsito todos os dias, e grande parte delas ocorre por descuido do próprio condutor, que acaba não se atentando à certas normas importantes para a fluidez das ruas e prevenção de acidentes.

Além disso, essa é uma solução para que a sua CNH seja zerada e toda a sua pontuação retirada. Ao chegar aos 20 pontos, o condutor terá a sua carteira suspensa, sendo impossibilitado de trabalhar dirigindo seu veículo.

Outra vantagem da realização do curso de reciclagem é a possibilidade de o motorista ter consciência dos seus hábitos na estrada e infrações, tendo uma oportunidade de se “redimir” pelos seus erros e conseguir ser um condutor mais prudente.

A maioria dos acidentes de trânsito são causados por imprudência ou falta de atenção dos motoristas na estrada. Dentre as principais causas, estão: dirigir alcoolizado, utilizando o celular ou em alta velocidade.

Se tornar um condutor melhor não trará benefícios só para você motorista, mas também para a toda sociedade, já que evitará acidentes e não colocará outros condutores e pedestres em risco.

Como funciona o curso?

As aulas funcionam da seguinte maneira: elas são ministradas on-line ou presencialmente, com duração total de 30 horas. Nelas, serão abordados assuntos como primeiros socorros no trânsito, relações interpessoais, direção defensiva, regras e boas condutas na estrada e legislação.

Após assistir todas as aulas, o condutor deverá prestar uma prova ministrada pelo DETRAN, precisando acertar, no mínimo, 70% das questões apresentadas. Caso não consiga passar na primeira tentativa, poderá realizar a avaliação novamente.

Independentemente da modalidade escolhida pelo motorista para fazer as aulas, a prova deverá ser feita presencialmente e deve ser agendada na página específica do Detran para essa finalidade.

Essa é uma medida adotada para evitar fraudes ou a prática chamada de “pesca”, em que o condutor poderá utilizar materiais de apoio ou conteúdo da internet para responder a avaliação, e assim conseguir a pontuação necessária.

Caso o condutor volte a ser reprovado, necessitará rever todas as aulas após 12 meses. Além disso, a depender das infrações cometidas pelo motorista, ele também necessitará passar por testes psicotécnicos para que a sua carteira de condutor seja zerada.

Os órgãos executivos de trânsito nos estados (DETRAN’s) contam com os seus próprios procedimentos para a realização das aulas e provas. Para o cadastramento no curso é necessário pagar uma taxa de inscrição, cujo valor também pode variar.

Após feita a matrícula, o interessado deverá se dirigir até um Centro de Formação de Condutores para realizar as aulas presenciais ou ir até uma das instituições credenciadas que oferecem as aulas EaD.

A vantagem de fazer as aulas on-line é não precisar se deslocar para um local específico para assistir as aulas, já que é possível estudar em casa e nos horários definidos pelo motorista.

Quem conta com outros trabalhos além do de condutor ou estuda em período integral poderá utilizar dessa flexibilidade para conseguir a sua CNH de volta mais rapidamente, sem precisar fazer mudanças na sua rotina.

Quem é obrigado a fazê-lo?

A reciclagem para caminhoneiros é obrigatória para motoristas que tenham as carteiras C, D e E e suas combinações, além de contar com registro no EAR (Exercício de Atividade Remunerada).

Caso, no período de 12 meses, o condutor que se encaixe nesses requisitos tenha atingido 14 pontos e não ultrapassado 19 em sua carteira de motorista, deverá realizar as aulas, bem como passar na prova avaliativa.

Pessoas que já tiveram a sua carteira suspensa, ou seja, acumularam 20 pontos na CNH, também podem fazer o teste após o período de suspensão. Uma outra situação em que o teste é requerido é quando o condutor é condenado judicialmente por conta de acidentes na estrada.

É importante ter em mente que é preciso esperar o período de suspensão, que, em média, é de 12 meses, para a realização da reciclagem e retomar o seu direito de dirigir legalmente.

Em caso de dúvidas se a sua situação pode ser resolvida por meio da realização do curso de reciclagem ou outras modalidades de teste, é necessário ir até um DETRAN ou órgão habilitado para tirar todos os seus questionamentos.

Qual a diferença entre uma CNH suspensa e cassada?

Antes de correr para realizar as aulas e ter sua carteira de motorista de volta, é importante entender qual a diferença entre uma CNH cassada e suspensa, e porque, no caso da cassação, não será possível fazer o curso para esse fim.

Ter uma CNH suspensa significa que o condutor não poderá dirigir por, no máximo, 2 anos. Esse período pode variar conforme as infrações cometidas pelo motorista. Após a suspensão, ele poderá ter o documento novamente.

Já ao ter a sua carteira de condutor cassada, ele não poderá dirigir por cerca de 2 anos, além do processo para recuperar a carteira ser um pouco mais trabalhoso. Em muitos casos, o interessado precisará passar por todos os processos realizados ao tirar a sua carteira pela primeira vez, incluindo as aulas práticas e exames médicos.

Assim, entendendo o que são as aulas de reciclagem para caminhoneiros, como funcionam e quem deve fazê-las, você terá uma segunda chance de conseguir a sua CNH e ser um motorista prudente e expert nas leis de trânsito!

Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do nosso blog!

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-