Por que você ganha mais dinheiro com os novos caminhões Scania?

novos caminhões Scania
17 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Quem trabalha na estrada sabe que combinar segurança, tecnologia, modernidade e economia é o ideal para uma boa operação no dia a dia do caminhoneiro. Neste artigo, vamos falar sobre uma gama de vantagens que os novos caminhões Scania oferecem para você que faz parte do grupo de trabalhadores brasileiros que está sempre encarando nossas estradas.

Os novos caminhões Scania chegam ao mercado totalmente renovados. Com um investimento de mais de 2 bilhões de Euros, o maior da história da empresa, a montadora promete oferecer muitas vantagens para quem optar por um dos novos veículos da marca.

Todas as peças e detalhes da Nova Geração foram aprimorados para se chegar a um produto que superasse as expectativas dos clientes. Vamos detalhar alguns destaques incríveis dos novos caminhões Scania que você precisa conhecer. Essas novidades de mercado são uma excelente fonte de renda para quem quer investir em uma nova frota mais moderna e eficiente ou para adquirir seu primeiro caminhão.

Quer saber por quê? Então, leia nosso conteúdo até o final e aproveite nossas dicas.

Destaques e novidades

Todas as peças mecânicas e vários outros detalhes dos novos veículos foram desenvolvidos para agregar melhorias no design, eficiência, conforto e segurança. São mais de 12 mil itens novos que fazem parte dessa nova geração. Não há como não se surpreender com essas novas versões cheias de tecnologia.

O DNA forte da Scania foi mantido, mas com melhorias incríveis, que vão desde o novo visual moderno, que com certeza será marcante pelas estradas, até novas tecnologias que, até pouco tempo atrás, seria difícil de imaginar em caminhões.

Chegam este ano ao mercado brasileiro as linhas P, G, R e S, com cabines de teto baixo, normal e alto, contando com piso plano na versão S. Com motores superpotentes, as opções começam em 220 cv para a versão P, com um novo motor de 7 litros, e vão até 620 cv, para os modelos R ou S.

Além destes, a Scania vai oferecer também a opção XT, que transforma o caminhão numa super versão off-road, ideal para quem trabalha com mineração ou outras operações mais severas.

A marca criou uma verdadeira jornada para apresentar seus produtos pela América Latina. A atividade promocional The Journey teve início no dia 2 de agosto de 2018, quando dois caminhões com a nova cabine S e com o novo motor que possui o sistema de injeção de alta pressão XPI e potência de 500 cavalos, deixaram a fábrica de São Bernardo do Campo rumo a uma jornada por quatro países da América Latina — Brasil, Argentina, Chile e Peru.

Novas cabines

Dando início à nossa lista de benefícios com os novos caminhões Scania, começamos falando sobre as cabines.

A nova estrutura básica foi desenvolvida em cooperação com a Porsche Engineering, empresa que pertence ao mesmo grupo da Scania. São 19 diferentes especificações da cabine, projetadas com foco no motorista. Independentemente do modelo escolhido, todas oferecem espaço interno ainda maior que as versões anteriores e melhor dirigibilidade.

Uma das novidades e melhorias preparadas pela Scania é a inédita cabine em S, que não tem nada em comum com as cabines atuais P, G e R.

As novas cabines foram pensadas para oferecer visibilidade ainda melhor, mais conforto, ergonomia, baixo peso e alta segurança, além dos requisitos obrigatórios por lei. O processo de produção delas é complexo e exige muito estudo, pesquisa e investimento no que há de melhor no mercado.

As cabines dos novos caminhões Scania são feitas com aço de maior resistência. A armação foi moldada por compressão ou rolamento antes de ser acoplada a partir de diversas técnicas de soldagem, como solda a laser e outros processos adesivos de alta tecnologia, criando um monocoque extremamente resistente. Todo esse processo aumenta ainda mais a robustez desse espaço que é, praticamente, um escritório sobre rodas para os motoristas.

Uma melhor visibilidade é, sem dúvida, de extrema importância para os caminhoneiros. O desenvolvimento das cabines também foi feito pensando nisso e algumas pequenas mudanças fizeram toda a diferença para visibilidade e dirigibilidade.

A posição de direção do motorista, por exemplo, foi deslocada 65mm mais próximo do para-brisas e 20mm para o lado, em comparação com as cabines dos modelos antigos. Parece pouco, mas esses pequenos números já foram capazes de oferecer melhorias em segurança, visibilidade e até mesmo nos espaços interiores, contando com as camas e a regulagem da suspensão a ar dos assentos. Uma ótima comodidade é também o piso plano que as novas cabines oferecem, facilitando muito mais a mobilidade do motorista.

Novos motores mais econômicos

Economia é um ponto extremamente importante para quem trabalha com transporte, não é mesmo? Com uma nova proposta em aerodinâmica e funções inteligentes, os novos caminhões Scania prometem oferecer uma economia de combustível inédita no Brasil.

Com a adoção da versão Euro 5 dos motores que possui o sistema de injeção de alta pressão XPI, os novos modelos contam com 11 potências diferentes: 7 litros 220/250/280 cavalos; 9 litros 280/320/360 cv; 13 litros 410/450/500/540 cv e 16 litros 620 cv, todos eles atendendo às normas europeias de redução de emissões de poluentes. A chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado era muito esperada. Esse motor de 6 cilindros ajuda a reduzir o peso do veículo, aumentando a capacidade de carga, reduzindo o consumo de combustível, os ruídos e as vibrações.

A nova geração de transmissões automatizadas Opticruise aumentou de 40% a 50% a velocidade de troca de marchas (um ganho de cerca de 0,4 segundos). Essa novidade praticamente elimina a perda de pressão do turbocompressor, mantém o giro mais estável e contribui para baixar o consumo em até 2%.

O bloco do motor também passou por mudanças expressivas. Produzidos em Ferro Grafite Compactado (Compacted Graphite Iron — CGI), esse novo bloco deixa o motor duas vezes mais resistente à fadiga, isso sem aumentar o peso do caminhão.

Essa mudança oferece mais durabilidade com melhor dissipação de calor e menores chances de trincas provocadas pelo aquecimento do sistema.

Nesses novos caminhões Scania, a marca está utilizando uma tecnologia de motores com injeção de alta pressão e com múltiplos pontos. Esse sistema ajuda a diminuir o ruído do motor, o consumo e a emissão de gases.

Com isso, o propulsor passa a ser mais silencioso do que as versões atuais. Esse resultado é possível devido à combustão mais eficiente, capaz de aumentar a potência e  o torque, sem exceder as emissões e o gasto de diesel.

Uma das grandes novidades são os caminhões que funcionarão com biocombustível. São as opções OC13 101 (410 hp), OC09 104 (280 hp) e OC09 105 (340 hp). Ainda terão dois outros modelos movidos a bioetanol, que são os DC13 (400 hp) e DC09 (280 hp). Com isso, a Scania terá o primeiro cavalo movido a GNV/Biometano do mundo.

Um funcionamento mais limpo é benéfico não só para o meio ambiente, mas também para o próprio veículo. Com esse funcionamento de forma mais limpa, a durabilidade e a confiabilidade do motor em longo prazo se tornam muito melhores. Outro benefício desse funcionamento limpo é a redução do desperdício de combustível como fuligem, partículas no escape e depósitos no propulsor.

Nessa nova linha de caminhões, também foram aperfeiçoados componentes como o tanque de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), o sistema de SCR (Redução Catalítica Seletiva), os cabeçotes, as tampas de válvulas, o sistema de filtragem de combustível e as bombas de baixa e alta pressão.

Fazendo um apanhado geral em todas as tecnologias que a Scania investiu em seus novos caminhões, podemos citar o sistema de alta pressão, as novas instalações no cofre do motor, a nova aerodinâmica das cabines e as melhorias no sistema de transmissão. Com isso, a promessa de economia total de Diesel é de 12%. Somente com as novas tecnologias do motor a economia é de 8%.

Segundo testes da marca, para um caminhão que roda 150.000 km por ano, a redução prometida é mais de 9 mil litros de óleo diesel. São números expressivos que farão toda a diferença no orçamento da empresa.

A Scania está introduzindo também o Lay Shaft Brake, um sistema de freio de eixos como padrão nas caixas Opticruise, uma solução simples que faz uma grande diferença quando relacionada à condução e desempenho.

Maior segurança

Os novos caminhões Scania chegam também com melhores condições de frenagem. Depois de muito estudo e vários testes em colisões de vários tipos, chegou-se à conclusão de que levando o eixo dianteiro 50mm para frente, o sistema de frenagem funcionaria com melhor eficiência.

Utilizar o Lay Shaft Brake diminui o tempo de mudança da marcha em até 0,4 segundos — redução da metade do tempo em comparação aos sistemas antigos. Isso significa que o veículo aumenta a velocidade para a próxima marcha com maior torque, porém mantendo uma suavidade nas trocas. Esse sistema de frenagem se tornou tão rápido que pode até dispensar outros tipos de soluções complicadas e que afetam a manutenção.

Os freios ficaram mais potentes e precisos com novas pinças combinadas ao melhor desempenho de frenagem. As pastilhas de freio da Scania são compostas por um material de fricção exclusivo, otimizado para os discos de freio patenteados, que garante máxima durabilidade e frenagem consistente.

Também foi disponibilizada no mercado uma versão com airbags laterais anticapotamento nas cabines, uma novidade nunca antes vista em caminhões no Brasil. Os airbags abrem antes mesmo da cabine tocar o chão, protegendo a cabeça e outros membros do motorista. Mais de 40 caminhões foram destruídos para efetuar estes testes que, levavam cerca de 1 ano para serem planejados.

Esse investimento em segurança previne um dos tipos mais comuns de acidentes envolvendo caminhões com consequências graves, que é quando o motorista pode vir a ser atingido dentro da cabine por partes interiores ou ficar preso embaixo da própria cabine.

Com esta novidade em airbags, a montadora acredita que poderá diminuir os números de mortes em acidentes em até 25%.

Ainda falando em segurança, o sistema de piloto automático adaptável da Scania também passou por uma revisão. Ele agora pode lidar com velocidades de todo o percurso até a parada. Isso significa uma grande ajuda para os motoristas em filas de espera, por exemplo, colaborando também para diminuir pequenos acidentes relacionados ao “para e anda” em pedágios, por exemplo, onde o motorista pode se distrair.

Melhor manutenção e qualidade das peças

A Scania vem focando ao longo dos anos, cada vez mais, no objetivo de oferecer aos donos de frotas e aos motoristas as melhores condições de viagens e retorno financeiro possíveis.

Com os novos caminhões Scania será possível usufruir ainda mais da conectividade de sistemas já conhecidos da marca. Ela está em evolução constante para oferecer maior garantia e rentabilidade em seus modelos.

A Scania possui Programas de Manutenção com Planos Flexíveis, com a manutenção adaptada para cada veículo, pois são considerados todos os aspectos técnicos e de aplicação, além do ambiente que opera e o estilo de condução. Nestes Planos o valor cobrado fica de acordo com os quilômetros rodados; ou seja, não rodou não paga. Desta forma há uma redução em até 16% nos custos de manutenção.

Usando dados que os próprios caminhões mostram e gravam durante as viagens, a Scania pretende melhorar cada vez mais os serviços e o relacionamento com clientes e motoristas.

Utilizando este incrível e moderno banco de dados, é possível reduzir, e muito, os custos das viagens com os caminhões. A partir desses registros, cada empresário poderá ter acesso ao uso de combustível dos caminhões durante a viagem, uso de pneus, freios etc., diminuindo inclusive a emissão de gases poluentes.

Além desses programas muito eficientes e práticos para donos de frotas e motoristas, outros aspectos do próprio veículo colaboram com uma maior duração das peças e menor custo de manutenção.

A intenção desse sistema é exatamente a de reduzir o estresse no sistema principal de freios, diminuindo consideravelmente o aquecimento e a necessidade de troca dos componentes com grande frequência.

Versão XT off-road

Os lançamentos dos novos caminhões Scania não focaram somente nos segmentos rodoviários e urbanos brasileiros. A marca também apresentou a versão XT de seus caminhões, voltada especialmente para os setores da construção civil, madeireira, canavieira e mineração.

Ciente das necessidades específicas de quem trabalha “fora da estrada”, a Scania passou a oferecer entradas de ar elevadas em duas versões, dois filtros capazes de acumular quase 40 quilos de poeira antes de precisar de manutenção, escapamento vertical e para-lamas ajustáveis, que permitem o uso de vários tipos de pneus.

São 4 opções de motores disponíveis: 7, 9, 13 e 16 litros, e 11 potências: 220, 250, 280 (7 litros), 280, 320, 360 (9 litros), 410, 450, 500, 540 (13 litros) e 620 cv (16 litros).

Podemos destacar também opções de eixos e suspensões de molas ou pneumáticas para condições extremas, Scania Opticruise, dois estágios de bloqueio de diferencial, freio estacionário elétrico e soluções adaptadas para cada aplicação.

As versões com tração 6×4 e 8×4, as que têm maior demanda neste segmento “fora da estrada“, também passaram por aprimoramento significativos, que as tornaram ainda mais aptas para atender as necessidades dos clientes.

O objetivo nesse segmento também é oferecer aos clientes maior produtividade e robustez, com novas cabines também modificadas, oferecendo um pacote que inclui bancos em versão especial XT, tapetes de borracha reforçados, ampla variedade de porta-objetos e opções com instalação de equipamentos necessários para várias operações que o caminhão possa ser usado.

Além disso, para choque em aço com um ângulo de ataque mais alto e retrovisores com acabamento mais robusto.

Por que você ganha mais dinheiro com os novos caminhões Scania?

Acreditamos que, depois de citar algumas das novidades dos novos caminhões Scania, já seja possível ter uma ideia de como você ganha mais dinheiro com esses novos veículos, certo?

Para os donos de frota que pretendem investir em novos caminhões ainda este ano, sem sombra de dúvidas a nova linha Scania chega para oferecer uma economia inédita.

Independentemente da potência e da série que você escolher, todos os novos caminhões Scania foram projetados nos mínimos detalhes com o maior foco em economia — desde o projeto das cabines, com melhor aerodinâmica, até novas posições de freios e altas tecnologias de motor, utilizando biocombustíveis, por exemplo. Toda uma estratégia tecnológica foi traçada para oferecer até 12% menos consumo de combustível, além de uma vida útil mais prolongada de todos os componentes.

Com mais economia de combustível e maior durabilidade das peças, sua frota roda com mais segurança e qualidade por muito mais tempo. Sem contar nas melhorias de cabine que também ajudam os motoristas a conduzirem com muito mais segurança, por conta da melhor visibilidade e freios modernos, por exemplo.

O conforto e a segurança de seus motoristas são extremamente importantes também. Com uma equipe mais satisfeita e com melhores condições de dirigibilidade, sua produção aumenta, sempre respeitando os limites diários de trabalho de cada motorista.

Sem dúvidas, as viagens são muito mais aproveitadas quando um caminhão oferece as melhores condições para dirigir e, também, um conforto extra para quem precisa passar as noites nas estradas. Nesse caso, os novos espaços internos das cabines fazem toda a diferença para uma melhoria na produtividade.

É uma nova forma de pensar o transporte para o futuro, oferecendo maior rentabilidade aos donos de frotas, ao mesmo tempo em que os caminhões trabalham com mais sustentabilidade, reduzindo de forma expressiva as emissões de gases poluentes na atmosfera. Uma combinação que, até pouco tempo atrás, seria impossível de se imaginar.

A Scania desenvolveu também uma nova forma de disponibilizar esses caminhões para os clientes. Como são muitas as novidades tecnológicas de cada modelo oferecido, será possível personalizar as melhores soluções para oferecer a rentabilidade necessária em cada tipo de operação. Quanto melhor o caminhão for especificado para uma operação, mais apoio terá de serviços customizados e certeza dos transportadores obterem o retorno esperado.

Cada cliente recebe exclusivos pré-requisitos para fazer um investimento certeiro. Justamente porque a rentabilidade é determinada por uma série de fatores que precisam ser minuciosamente analisados para que o retorno seja ainda melhor, de acordo com a área que sua empresa atua.

Quem já está acostumado com o DNA forte e com todas as qualidades que um caminhão Scania oferece, com certeza vai se surpreender com os novos modelos e novas versões disponíveis no mercado.

A marca chega fazendo diferença no mercado, unindo economia à eficiência, utilizando combustíveis mais limpos, o que por muito tempo não se imaginava que fosse possível no mercado dos caminhões.

Podemos afirmar que, quem optar por renovar a frota com os novos caminhões Scania este ano vai contar com um custo-benefício diferenciado, maior produtividade dos motoristas, além, é claro, de condições de trabalho inovadoras para quem pega a estrada durante tantos dias no ano.

Afinal, unir economia, tecnologia e potência sem pensar em quem conduz o caminhão de nada serviria, certo? Por isso, as novas cabines contam com tantas tecnologias pensadas especialmente para a classe trabalhadora que merece a devida atenção quando o assunto é transportar com segurança qualquer tipo de carga pelo Brasil a fora.

Aumentando a produtividade e segurança do motorista de caminhão, os outros condutores de todas as estradas brasileiras passam a contar também com este aumento de segurança. Todo este conjunto resulta em uma melhora de nossas estradas, das frotas dos caminhões e da vida do caminhoneiro durante sua jornada de trabalho.

Gostou das informações? Esperamos ter esclarecido todos os benefícios que os novos caminhões Scania podem oferecer para seu negócio e o excelente custo-benefício que esse investimento poderá trazer para sua empresa. Certamente, você e seu negócio só têm a ganhar com esses investimentos de última geração.

Aproveite a visita em nosso blog e compartilhe essa super novidade com seus colegas de estrada e profissão. Que tal usar as redes sociais para compartilhar nossas dicas de hoje?

Temos certeza de que muitas pessoas ficarão espantadas ao saber da quantidade de novidades que a Scania traz para esta nova geração de caminhões!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-