Por que investir no caminhão basculante para sua frota?

7 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

As operações de transporte de uma empresa podem variar bastante em relação às características das mercadorias transportadas. Por essa razão, é importante contar com uma frota de veículos diversificada, que atenda com eficiência às diferentes demandas.

Nesse sentido, por exemplo, investir em um caminhão basculante para a sua frota pode ser ação estratégica, especialmente em razão das possibilidades e das vantagens que esse modelo de veículo oferece aos transportes.

A seguir, preparamos um artigo completo para mostrar por que investir em um caminhão basculante é um ponto positivo para a otimização da frota da sua empresa. Acompanhe!

O que é um caminhão basculante?

De maneira simplificada, o caminhão basculante nada mais é do que um modelo de veículo com capacidade de erguer a sua carroceria para que a carga transportada seja retirada a partir da ação da gravidade.

Popularmente conhecido como caminhão caçamba, esse tipo de veículo tem uma grande aplicabilidade em obras, sendo também muito utilizado para o transporte de materiais de construção, como areia, brita, cimento, além de outros materiais a granel.

Como ele funciona?

Como dito, a principal característica de um caminhão basculante é a sua capacidade de erguer a carroceria. Esse processo ocorre com a ação de sistemas hidráulicos que utilizam a força do motor para bombear o óleo e acionar o pistão. Este, por sua vez, estende-se para erguer e se comprime para descer a caçamba.

Em veículos mais modernos, o basculamento é feito rapidamente, por meio de comandos dados de dentro da própria cabine. Em caminhões mais antigos, por outro lado, os controles costumam estar posicionados sob o banco do motorista, ou mesmo na parte externa.

Quais as vantagens desse modelo?

O caminhão basculante é bastante utilizado no cenário dos transportes, especialmente em transportes locais, como em canteiros de obras. No entanto, nada impede que ele seja aplicado em operações mais longas, como no transporte de cargas a granel, como grãos, areia, brita, minérios e outros produtos com características semelhantes.

Na prática, a preferência pelo caminhão basculante em operações como as que citamos se deve às suas vantagens. A seguir, listamos algumas das principais. Confira!

Agilidade na carga e na descarga

Sem dúvida alguma, a grande vantagem do caminhão basculante está na agilidade que ele proporciona para as operações de carga e de descarga. Nesse sentido, um dos benefícios que contribuem com essa agilidade é a possibilidade de carregamento com o auxílio de máquinas de grande capacidade de carga, como carregadeiras que, por exemplo, podem depositar um alto volume de material na carroceria do caminhão de uma única vez.

Por outro lado, no momento da descarga, o caminhão basculante se mostra mais ágil pelo fato de permitir que o processo ocorra sem a necessidade de auxílio de máquinas ou de trabalhadores. Ao erguer um dos lados da carroceria, o veículo basculante usa a ação da gravidade para despejar o material em uma determinada área. Dessa forma, em questão de minutos é possível concluir o processo.

Versatilidade

Outra vantagem do caminhão basculante está na sua versatilidade de uso. Na maioria dos casos, esse modelo de veículo conta com uma carroceria em metal com um grande volume de carga. Por essa razão, ele transporta praticamente todo tipo de mercadoria seca, mesmo que não seja possível descarregá-la por meio do basculamento da carroceria.

No mais, as dimensões menores dos basculantes permitem o uso em operações urbanas, garantindo manobrabilidade e custos operacionais reduzidos, principalmente quando comparados com os de grandes caminhões articulados.

Maior segurança nos transportes

Como dito, a carroceria de um caminhão basculante é geralmente composta de uma estrutura metálica rígida, capaz de acondicionar uma grande quantidade de material sem que ele ultrapasse as laterais da caçamba.

Essa característica é um grande diferencial do modelo, já que torna o transporte mais seguro, uma vez que a própria estrutura da carroceria impede que resíduos caiam ou sejam levados com a força do vento.

Além disso, da mesma forma como acontece em outros modelos de caminhão, nos basculantes também é possível a utilização de lonas, o que garante a integridade da carga e a segurança dos deslocamentos.

Simples manuseio

O processo de basculamento (levantamento) da carroceria de um caminhão desse tipo costuma ser bastante simples. Tomadas as devidas precauções em relação à posição do veículo e ao local de basculamento, o procedimento acontece por meio de sistemas hidráulicos acionados de forma simples e rápida.

Além disso, caminhões basculantes costumam apresentar dimensões menores do que uma carreta, por exemplo, o que facilita manobras e a própria condução no dia a dia.

Quais os cuidados necessários para operar esse tipo de caminhão?

Apesar das vantagens e das facilidades trazidas pelo caminhão basculante, a sua operação requer uma série de cuidados. A seguir, destacamos os principais para você. Confira!

Verifique se a carga está distribuída uniformemente

A correta distribuição do material pela carroceria de um caminhão basculante é um fator essencial para a segurança do processo. Ao erguer a caçamba, é preciso ter certeza de que a carga está uniforme, não gerando qualquer desequilíbrio lateral, pois esse tipo de falha pode ocasionar o tombamento do caminhão.

Respeite os limites de carga do veículo

Apesar de os caminhões basculantes contarem com carrocerias grandes e de alto volume, é indispensável se atentar ao peso da carga. Produtos como areia, quando úmidos, podem não exceder o volume da caçamba, mas podem facilmente alcançar o peso máximo de carga e de basculamento. Por isso, é fundamental se atentar a esse ponto.

Avalie o local de basculamento

Quando erguida, a caçamba de um caminhão basculante pode atingir vários metros de altura. Esse fato requer atenção na hora de realizar o procedimento, especialmente quando realizado em perímetro urbano, em que é comum a existência de rede elétrica e de árvores. Desse modo, um cuidado indispensável é analisar o local e ter a certeza de que não existam obstáculos com os quais a caçamba pode se chocar.

Nesse mesmo sentido, é muito importante analisar o terreno em que o caminhão se encontra. O ideal é que o basculamento só seja feito em área planas, pois o desnivelamento do piso pode gerar sobrecarga no pistão ou causar o tombamento do veículo.

Esteja atento à legislação

Outro ponto importante com o qual o frotista deve ser atentar é em relação à legislação que trata da operação de veículos basculantes. Existem regras específicas que devem ser atendidas na operação desse tipo de caminhão. Recentemente, a Resolução nº 563/15, que tratava sobre o assunto, teve sua validade suspensa.

No entanto, nada impede que outras normas sejam editadas para regular as atividades e a segurança no uso dos caminhões basculantes. Vale a pena acompanhar as mudanças e se manter atualizado com o tempo.

Além desses cuidados, aproveitamos a oportunidades para destacar outros, como:

  • não bascular a caçamba com o caminhão em movimento;
  • capacitar os motoristas para operarem esse tipo de veículo;
  • não tentar desprender a carga com trancos e equipamentos improvisados;
  • isolar a área próxima na hora de erguer a carroceria;
  • fazer a manutenção preventiva do sistema hidráulico responsável pelo basculamento.

Por fim, como vimos, o caminhão basculante agrega bastante às atividades de uma transportadora. Sua versatilidade e agilidade de carga e de descarga, sem dúvida, são características que podem contribuir com a produtividade e a eficiência dos processos logísticos, melhorando os resultados da sua empresa. Sendo assim, considerar esse tipo de investimento é uma ação altamente estratégica.

Gostou deste artigo? Está pensado em reforçar a sua frota com um caminhão basculante? O Grupo WLM tem o que você precisa. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-