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Descubra o impacto da transportadora digital no mercado logístico

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O mercado de logística no Brasil já percebeu que é preciso se atualizar para acompanhar as tendências mais recentes. Uma dessas novidades é a transportadora digital. Você já ouviu falar sobre esse termo? A tecnologia tem, hoje, um papel de grande importância no transporte brasileiro, acompanhando uma transformação no mercado caracterizada pelo aumento do número de e-commerces no país.

Com a compra online, é preciso que o transporte também se adapte a essa nova demanda de mercado, oferecendo sempre as melhores opções de entrega rápida, qualidade e eficiência. Por isso, é muito importante falarmos sobre como a transportadora digital fará parte, cada vez mais, do dia a dia de donos de frotas no Brasil.

Quem já é dono de transportadora precisa se atualizar no mercado e estar por dentro das últimas novidades tecnológicas que dominarão cada vez mais esse importante setor no Brasil.

A seguir, confira as informações mais importantes sobre o crescimento das transportadoras digitais no Brasil e avalie se sua empresa está atualizada!

O que são as transportadoras digitais?

Uma transportadora digital nada mais é do que uma empresa que se adaptou à nova demanda digital do mercado. Para se enquadrar nessa categoria, a empresa precisa ter foco em redução de custos e automatização de processos para facilitar o dia a dia dos seus clientes e colaboradores, oferecendo um trabalho mais organizado e rápido.

Esse conceito de transportadora digital surgiu a partir da necessidade de uma entrega cada vez mais rápida, segura e eficiente, principalmente por conta do aumento do número de lojas virtuais no Brasil. Para manter e/ou melhorar a qualidade desse serviço e diminuir os custos, as empresas passaram a apostar cada vez mais na tecnologia como aliada.

As transportadoras digitais estão diretamente conectadas às lojas virtuais e são as grandes parceiras desse importante mercado no Brasil. Essas empresas devem se atualizar para que, seguindo a crescente modernidade no que diz respeito a compras online, seja possível automatizar processos e conferir maior inteligência à logística.

Nesse contexto, é muito importante incluir também um atendimento mais eficiente e rápido para os usuários, evitando problemas como atrasos, perdas de encomenda, impossibilidade de entrega em determinados locais e muitas outras questões que sempre preocuparam compradores à distância.

Levando em conta essa relação, torna-se claro que as novas tecnologias têm mudado o cenário de transporte no Brasil. Essas mudanças foram muito positivas para quem compra online e também para as empresas de transportes, que conseguiram criar mecanismos de controle e informações internas e externas com muito mais qualidade e rapidez.

Como a tecnologia tem transformado os processos logísticos?

A tecnologia vem mudando o comportamento do consumidor ao longo dos anos, ainda mais com o aumento do número de lojas virtuais que pudemos observar de 2018 para 2019. Nesse período, o crescimento de e-commerces foi de 37,59%, segundo uma pesquisa do BigData Corp e do PayPal Brasil.

Atualmente, existem cerca de 930 mil sites em operação no Brasil. É claro que, com esse expressivo número de lojas vendendo online, a entrega e a logística dessas empresas não poderiam continuar seguindo o mesmo padrão de funcionamento e atendimento.

Basta observar como as mercadorias circulam por todo país para imaginar um pouco sobre como a tecnologia influencia a rapidez e a qualidade nas entregas. Para que todos os processos funcionem perfeitamente, é preciso investir em novas áreas de atuação dentro das transportadoras.

Áreas como TI, que antes ficavam limitadas às empresas de tecnologia, começam a fazer parte do dia a dia também das transportadoras. Esse departamento é o responsável por inserir em cada processo de entrega as últimas novidades que colaboram para a automatização de várias etapas, fato que diminui muito possíveis erros durante as transações.

Entre essas tecnologias, existem algumas que mudam completamente o dia a dia do usuário que aguarda ansiosamente pela entrega do seu produto. Confira dois exemplos:

Saiba onde o produto está

A possibilidade de saber onde está o produto comprado, com informações como horário, nome do operador e nome da cidade, foram alguns dos grandes benefícios da tecnologia no ramo de entrega e logística.

Além de facilitar muito o contato e o acompanhamento de quem compra online, a tecnologia inovou a forma como a logística é feita no Brasil. As empresas que já se atualizaram e apostaram no uso de aplicativos e softwares em seu dia a dia já saíram na frente com grande economia de custos e processos muito mais organizados, precisos e eficientes.

Garanta a eficiência das atividades

A tecnologia influenciou o dia a dia das transportadoras, oferecendo um trabalho com muito mais qualidade para seus colaboradores e motoristas, além de influenciar também na forma com que as rotas são escolhidas para entrega. O processo tecnológico diminui os riscos de erros ao mesmo tempo em que confere agilidade ao trabalho da transportadora em geral.

Por que vale a pena investir em tecnologia e atrair mais clientes?

Com o avanço do mercado de entregas no Brasil, o número de transportadoras também cresceu consideravelmente. Para manter uma empresa ativa e competitiva no mercado, é imprescindível investir na modernização dos processos.

Em 2017, cerca de US$ 38 bilhões foram investidos em hardwares, softwares e serviços tecnológicos no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES Software). Essas informações mostram a relevância que a tecnologia tem ganhado no país, o que naturalmente se aplica ao mercado de transporte de cargas.

Sendo assim, para se manter no mercado de transportes, é preciso investir em inovações capazes de gerar valor para os clientes. É imprescindível, nesse momento, contar com ferramentas que facilitem a comunicação com o cliente e a análise de dados para potencializar seus resultados.

A forma como uma transportadora aproveita a tecnologia a seu favor é o que faz a diferença no momento de ser contratada por outras empresas — principalmente por comércios eletrônicos. Além de oferecer mais qualidade para o serviço, a tecnologia, como mencionamos, auxilia na redução de custos ao criar mecanismos mais práticos em vários setores.

Nesse contexto, confira alguns pontos que podem ser destacados:

Roteirização automática

A roteirização automática é um desses diferenciais. Quando essa função é automatizada, todo o trajeto de uma entrega é traçado de forma mais estratégica e inteligente, oferecendo mais agilidade e reduzindo os custos para a empresa. Além disso, ao considerar diversos fatores, esse processo também contribui para uma diminuição de acidentes com a frota.

Integração de processos

Com todos os processos de entrega integrados, o acompanhamento de cada fase se torna muito mais simples e preciso. Com um sistema integrado, vários colaboradores da empresa podem verificar em tempo real como anda cada etapa do trabalho, criando muito mais praticidade e rapidez para os colaboradores e clientes.

Rastreamento em tempo real

A possibilidade de saber onde está a carga em tempo real gera uma série de vantagens. Com um sistema de rastreio moderno e tecnológico, torna-se possível sinalizar qualquer ocorrência o mais rápido possível e, em caso de necessidade, agir mais rapidamente — alterando uma rota, por exemplo.

É recomendável que tudo isso ocorra de forma que o cliente também fique ciente do que está acontecendo com seu pedido, de maneira transparente e eficaz.

Tecnologia mobile

A tecnologia mobile oferece a possibilidade de acompanhar de maneira muito mais prática todo o andamento dos processos. Com um bom software instalado nos celulares, o dia a dia de motoristas, gestores e clientes que estão aguardando a entrega de seus produtos fica muito mais fácil.

TMS

Este é um sistema de gestão de transportes que auxilia o gerenciamento de todos os detalhes relacionados ao serviço de entrega. Ele acompanha e verifica os planejamentos de rota, por exemplo, oferecendo rapidez na entrega, além de possibilitar o controle dos gastos totais da empresa.

Radiofrequência

Esse sistema permite saber onde exatamente estão os caminhões de uma frota e analisar as suas rotas. Dessa forma, além de ter um controle maior sobre cada carro, o gestor também pode observar se os motoristas estão seguindo as regras corretamente.

Quais os impactos das transportadoras digitais no mercado logístico?

São várias as mudanças positivas que o avanço da tecnologia proporcionou para transportadoras e clientes. Além dos benefícios que já citamos, o uso da tecnologia proporciona uma melhora na gestão das frotas, permitindo um controle muito maior sobre tudo que acontece com os caminhões durante cada trajeto e cada processo de entrega.

A seguir, entenda melhor cada uma dessas mudanças e as vantagens que elas trazem:

Controle de frotas via softwares

Hoje em dia, existe a possibilidade de utilizar softwares que conseguem transmitir informações precisas sobre o licenciamento do caminhão, o gasto de combustível durante o trajeto, o uso dos pneus e muitas outras funcionalidades extremamente úteis para os gestores.

Sem dúvida, com esse controle completo, todo o processo cíclico de uma logística melhora. Informações importantes, como, por exemplo, aquelas referente ao rodízio de placas que ocorre na cidade de São Paulo, são imprescindíveis para a determinação das rotas dos caminhões. Todo esse processo garante que as entregas sejam mais bem organizadas, garantindo resultados mais satisfatórios para os clientes.

Organização de fluxo no trânsito

No Brasil, a maior parte das entregas ainda é feita por caminhões, o que significa que nossas estradas estão sempre movimentadas com grandes frotas que transportam os mais variados materiais.

As transportadoras digitais conseguem manter esse fluxo de veículos também mais organizado. Com o uso de processos tecnológicos, lugares com mais trânsito, horários nos quais a circulação de carros grandes é proibida e outras informações de tráfego que são de extrema importância para uma transportadora podem ser verificados antes de alguns tipos de caminhão da frota pegarem a estrada.

Prevenção de acidentes e segurança

A prevenção também é um dos fatores de grande impacto para o sistema de logística no Brasil. Com a geração constante de informações em tempo real, torna-se muito mais fácil antecipar surpresas desagradáveis.

É mais seguro, para uma empresa de transporte, saber como está a manutenção de algum veículo da frota de forma automatizada. Assim, o agendamento de manutenções e o planejamento de uso dos carros torna-se mais organizado e eficiente.

Essa prevenção garante também a segurança de motoristas nas estradas. Ao saber exatamente como estão os componentes mais importantes de cada modelo de caminhão, torna-se mais fácil evitar acidentes com a frota. Embora o investimento em um software desse tipo possa parecer alto inicialmente, é preciso pensar no custo-benefício no longo prazo.

Uma frota rodando com qualidade e manutenção perfeitamente em dia diminui os gastos dos donos da empresa, que podem se programar melhor em casos de urgência — como quando um carro precisa ficar por muito tempo na oficina, por exemplo.

Além dessa melhora organizacional, a segurança também precisa estar em primeiro lugar para todos que estão na estrada. Por oferecer essa possibilidade é que as transportadoras digitais vêm transformando o mercado logístico hoje em dia.

Claro que todo processo de inserção de novos sistemas leva tempo e demanda planejamento, mas, sem dúvidas, esse investimento faz diferença no trabalho da transportadora no médio e longo prazo. Facilitar processos é o foco da tecnologia em logística.

Integração completa

Estar integrado de forma completa com as lojas parceiras também é imprescindível para as transportadoras digitais. A tecnologia diminui erros de comunicação e faz com que todos os processos funcionem de forma rápida, facilitando o dia a dia da empresa de transportes, da loja e, principalmente, dos clientes.

O maior impacto das transportadoras digitais pode ser considerado a organização de fluxos de trabalho e entrega. Quem ainda não se adaptou às novidades de mercado, com certeza, está enfrentando muitas dificuldades para conseguir trabalhar de forma qualitativa.

Como já mencionamos, o crescimento de lojas virtuais no Brasil causou uma necessidade grande de atualização da forma de entrega e logística em todo o país. Nesse contexto, o que permite entregas mais rápidas e com menos erros é exatamente o uso da tecnologia.

A tecnologia favorece processos de trabalho como controle de estoque, controle de frota, controle de quais caminhões farão entrega em quais dias, por onde passar para entregar de forma rápida e segura nas cidades ou bairros, como está o funcionamento dos caminhões etc.

Sem dúvidas, as transportadoras digitais mudaram a forma como a logística é feita no país, melhorando muito sua qualidade de atendimento e trabalho, o que acaba gerando também um bem-estar maior para colaboradores das empresas.

Por fim, vale ressaltar os benefícios para os motoristas, que conseguem ter mais controle de rotas, horários e informações importantes para que seu trabalho seja feito com ainda mais qualidade e precisão.

Como se tornar uma transportadora digital?

Pode parecer, em um primeiro momento, que se tornar uma transportadora digital é um processo fácil e rápido — basta contratar softwares e sistemas integrados e esperar os resultados. No entanto, é preciso um planejamento minucioso para garantir que todos os atores e partes funcionem de maneira satisfatória e integrada, e que todos os colaboradores consigam administrar bem as etapas dos processos que lhes cabem.

Além disso, como o foco desse trabalho é online, é preciso que todos estejam inseridos nesse cenário para garantir também o bom funcionamento dos aplicativos e plataformas.

Um processo automatizado e online facilita muito o dia a dia da empresa, porém de nada adianta investir em sistemas que ninguém saiba usar. Pensando nisso, é importante seguir algumas etapas para modernizar sua empresa e torná-la uma transportadora digital. A seguir, confira alguns pontos importantes:

Atendimento online

Resumidamente, para ser uma transportadora digital, a empresa precisa oferecer um serviço completo de logística com atendimento e operações eficientes, sempre de forma online. Primeiramente, para se tornar um transportador digital, é preciso planejamento e organização. Não adianta contratar softwares diferentes e inseri-los no dia a dia da empresa de forma aleatória.

Pesquisa de mercado

É interessante fazer uma pesquisa de mercado prévia, buscar pelos softwares e sistemas tecnológicos que estejam de acordo com o ramo da empresa e contenham funcionalidades que podem ajudá-la a resolver alguns dos problemas mais comuns da rotina.

É importante pesquisar, ainda, se existe sinal de qualidade disponível para os sistemas que você pretende usar nas localidades em que mais atende. Não adianta contratar um sistema que possa oferecer “pontos cegos” em determinados momentos, comprometendo o resto das operações.

Apostar na tecnologia

Para ser uma transportadora digital por completo, é preciso apostar na tecnologia como aliada em todos os processos internos e externos da empresa. Por isso, a pesquisa pelas melhores empresas de tecnologia é muito importante para garantir que o funcionamento esteja alinhado em todos os setores.

Treinamento de equipe

Além da pesquisa tecnológica, é preciso pensar também nas equipes. É muito importante que todos os colaboradores estejam atentos e compreendam os novos processos da empresa.

O treinamento de equipe é sempre necessário, em qualquer circunstância. No entanto, quando um novo sistema é inserido, é ainda mais importante que todos os membros da equipe estejam alinhados com a política da empresa e com o uso das novidades.

Parceria com lojas virtuais

Como ficou claro até agora, o comércio eletrônico é o grande foco de distribuição e entrega de produtos no Brasil. Para vender seus serviços para essas empresas, é preciso estar com todo trabalho alinhado e bem organizado. Para isso, esteja sempre se atualizando sobre as últimas tendências de mercado e pense em quais ramos de e-commerce sua empresa está pronta para atender.

Sempre priorize locais onde suas operações já rodem tranquilamente, para não perder o foco do seu negócio e gerar mais dúvidas nos seus colaboradores. Com o crescimento rápido desse ramo, a parceria com lojas virtuais significa sucesso na certa para as transportadoras digitais, com grande potencial de geração de lucro.

Foco na comunicação com os clientes

Um dos diferenciais do transporte tecnológico é a comunicação rápida e eficiente com os clientes — e esse deve ser o seu foco. Tanto o consumidor final quanto a empresa para qual o serviço é fornecido precisam receber todas as informações possíveis sobre as compras, seu trajeto e seu status dentro e fora da transportadora.

Levando tudo isso em consideração, é possível perceber que o transporte aliado à tecnologia é o futuro do mercado de logística no Brasil. Quanto mais atualizada a empresa está, melhor seu funcionamento e a satisfação dos clientes.

Além da garantia de novas parcerias de trabalho, estar inserido no mundo digital e tecnológico é uma necessidade cada vez maior para as empresas de transporte. Não apenas pela qualidade da entrega, mas também para ter melhor controle de processos internos e obter melhorias no desempenho dos colaboradores.

É incrível pensar que a tecnologia conseguiu chegar a um mercado tão tradicional como o transporte de carga. Porém, ela chegou e se tornou imprescindível para o novo processo de compra dos brasileiros. Não basta mais apenas ter uma transportadora e tentar controlar todos os processos com papel e caneta — esse processo já ficou para trás há muitos anos.

Estar com sua empresa atualizada é o que vai garantir sua permanência nesse mercado altamente competitivo do Brasil. Aparentemente, nossa principal forma de entrega de mercadorias ainda será via terrestre por algum tempo — o que significa que ainda veremos muitos caminhões rodando por todos os estados do país.

As estradas brasileiras e o transporte rodoviário do Mercosul, em geral, estão repletos de caminhões, dada a importância desse meio de transporte para a região. Assim, estar alinhado à inovação para garantir ainda mais segurança para todos que estão viajando por essas rotas é um passo muito importante para o setor.

Sem dúvidas, quem não investir agora em melhorias estará se tornando defasado perante os concorrentes, que investem cada vez mais na tecnologia como ponto chave para entrega.

Se tornar uma transportadora digital demanda tempo e planejamento, mas é a garantia de continuar participando desse importante mercado para o cenário nacional e fazer parte de uma nova história do transporte brasileiro.

Por isso, continue buscando a melhor forma para evoluir com sua empresa, sua frota e seus colaboradores e esteja sempre um passo à frente no mercado de transporte do Brasil.

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