Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogwlmscaniaita/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Estabilidade financeira como caminhoneiro: como conseguir?

6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Já pensou em não precisar se preocupar se conseguirá pagar todos os gastos até o fim do mês? Buscar a estabilidade financeira é uma maneira de se manter seguro durante esse período, garantindo qualidade de vida e tranquilidade para você e toda a sua família.

Neste texto, compartilharemos algumas dicas de como atingir a estabilidade trabalhando como caminhoneiro, além de explicar como fazer um planejamento financeiro eficiente e que garanta o seu sustento.

Entenda a importância do planejamento financeiro para caminhoneiros

Ter um planejamento financeiro oferece uma série de vantagens para o caminhoneiro, que, muitas vezes, não conta com uma renda fixa e precisa equilibrar as contas do mês com esse valor incerto.

Entender quanto ganha e quanto gasta auxiliará na redução de custos operacionais relacionados ao seu caminhão, já que você poderá avaliar em que aspectos deverá cortar gastos sem comprometer a eficiência do seu serviço.

Saiba como atingir a estabilidade financeira com essas dicas

Agora que você entendeu a importância de ter um planejamento financeiro, está na hora de aprender na prática como realizar isso. Abaixo, separamos algumas dicas de como alcançar a tão sonhada estabilidade monetária.

Mantenha os gastos pessoais e profissionais separados

A primeira dica para alcançar a estabilidade financeira é separar os seus gastos pessoais dos profissionais. Isso ajudará você a não utilizar a maior parte dos seus ganhos em uma área só ou fazer com que o seu planejamento financeiro fique desorganizado.

Crie contas diferentes no banco para o seu trabalho e vida pessoal, além de dividir o dinheiro recebido durante o mês entre as duas. O montante pessoal será destinado para o pagamento de contas, alimentação e lazer com a família, enquanto o montante profissional será utilizado para financiar manutenções e revisões ou realizar cursos na área.

Anote todos os ganhos e custos durante o mês

Anote no celular ou em um caderno todos os valores recebidos para a realização de fretes, entregas e outras atividades remuneradas feitas com o seu caminhão. Também é necessário documentar todos os gastos durante o mês, como a cerveja no final de semana ou o valor da conta de energia.

Assim, você terá uma visão mais realista sobre os seus gastos, se são maiores que o dinheiro recebido mensalmente e se é possível cortar despesas para que você possa dar um “respiro” para o seu montante.

Programe uma rotina de manutenção

O jeito mais barato de gastar menos com o conserto do seu caminhão é justamente tomando medidas preventivas para evitar o aparecimento de defeitos. Para realizar isso, crie uma rotina de manutenção para o seu veículo.

Procure avaliar a periodicidade necessária para levar o seu principal instrumento de trabalho para uma revisão, já que esse tempo poderá variar com a frequência e modo com o qual o caminhão é utilizado.

Defina objetivos

Ter metas de curto, médio e longo prazo bem definidas é uma maneira de se manter motivado a economizar, além de dar mais utilidade para o seu dinheiro. Você quer fazer uma reserva de emergência? Trocar de caminhão? Viajar com a família? Verifique em quanto tempo você conseguirá levantar essa quantia.

Para que o montante poupado renda ainda mais, você começará a fazer pequenos investimentos que permitam ao usuário retirar o dinheiro rapidamente para utilização.

Saiba quais os seus gastos por quilometragem

Saber quais os seus gastos na realização do frete, principalmente em relação ao consumo de combustível, é imprescindível para que você consiga cobrar um valor justo pela sua entrega.

Além disso, você poderá verificar se está consumindo mais combustível do que o ideal e planejar medidas para economizar, como analisar se o caminhão está com algum problema ou mudar a sua rota de entrega para utilizar caminhos mais curtos.

Conheça 4 formas de ter renda com o caminhão

1. Realizar fretes

Uma das maneiras mais comuns de ganhar dinheiro com um caminhão é com a realização de fretes. Existem no mercado diversos aplicativos que conectam caminhoneiros com pessoas e empresas que precisam de profissionais para realizar entregas de mercadorias.

Além disso, também é possível ter um contrato fixo ou ser efetivado em uma instituição como caminhoneiro, fazendo entregas recorrentes para uma mesma empresa sempre que ela precisar.

2. Fazer fretes de retorno

Que tal utilizar a viagem de volta para casa para ter mais renda? Você encaixará entregas da região para a qual você precisou viajar em locais perto da cidade ou bairro em que você mora.

Assim, você otimiza o tempo da sua viagem e terá a chance de ganhar até mesmo o dobro do que ganharia realizando apenas uma entrega. Você poderá utilizar os aplicativos de frete já mencionados anteriormente para pegar as mercadorias.

3. Transportar cargas perigosas

Algumas instituições contam com frotas simples, mas precisam contratar externamente caminhões para o transporte de cargas específicas ou perigosas, que necessitam de um cuidado maior.

Esse tipo de carga tem um pagamento maior do que os fretes normais, mas atenção: para a realização do frete de cargas perigosas é preciso seguir algumas regras da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Algumas das normas impostas pelo órgão são:

  • colocar avisos e sinalizações no caminhão;
  • realizar a limpeza e descontaminação do veículo regularmente;
  • contar com o CIPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos) e CIV (Certificado de Inspeção Veicular), duas certificações emitidas pelo INMETRO e obrigatórias para o frete de cargas perigosas.

4. Investir em outros tipos de transporte

É possível diversificar o seu leque de serviços ao realizar não apenas o frete de grandes cargas para empresas. Fazer serviços de mudança, movimentar cargas pequenas ou trabalhar com instituições menores também é uma opção.

Com isso, você não precisará lidar com a falta de trabalho durante o mês, conseguindo movimentar o seu caminhão frequentemente, o que significará ter sempre dinheiro entrando na conta.

Entendendo qual a importância do planejamento financeiro para os caminhoneiros, como atingir a estabilidade financeira e de quais maneiras é possível ganhar renda utilizando seu caminhão, você terá uma gestão financeira mais tranquila e sempre estará precavido contra emergências.

Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo em nosso blog!

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-