Entenda como funciona a digitalização dos transportes e como isso pode ser útil!

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Em meio à escuridão, facilmente resolvemos o problema com uma lâmpada: apertamos um botão e temos luz. Há poucas décadas, o trabalho era muito maior, pois, a iluminação era obtida com o uso de velas e lamparinas, sendo necessários fósforos, líquidos inflamáveis e a checagem constante para manter os objetos em funcionamento.

Na época, era comum que todos fossem dormir com o entardecer por falta de iluminação. Hoje, a luz elétrica possibilita que cada um faça o seu próprio horário, sem limites para a ação — e, a cada dia, inovações transformam a nossa forma de viver.

Um pequeno exemplo de como as mudanças chegam revolucionando, facilitando e trazendo novas possibilidades ao mundo é perceber como a nossa realidade se reinventa constantemente com a disseminação da internet. A Indústria 4.0, transformação a qual nossas gerações não apenas observam, mas fazem parte.

Chegamos à quarta Revolução Industrial, o que quer dizer que, assim como não faz mais sentido o uso de velas para iluminar uma casa em um universo de energia elétrica, com a internet, não temos mais motivos para continuarmos usando métodos de negócios que eram úteis a 50 anos atrás.

As novidades deste século chegam não para assustarem, mas como um processo que pode ser aprendido e integrado, beneficiando a todos. Saiba, agora, sobre a digitalização dos transportes e como essa tecnologia pode ser útil para o seu negócio.

1. Qual a importância da digitalização no setor de transportes?

Entre diversas áreas, a Indústria 4.0 vem chegando ao setor de transportes. A tecnologia, além de trazer agilidade para os processos, vem gerando economia para as empresas, eficiência na rotina de trabalho e crescimento de mercado.

Clientes são beneficiados com a facilidade de busca e acesso aos produtos, além de maior rapidez no atendimento e recebimento de mercadorias. Do outro lado, a digitalização do setor de transportes, para empresas, donos de frotas, caminhoneiros e trabalhadores da área, traz a chance de ampliarem seus canais de venda e diminuírem papeladas e burocracias.

Outro fator importante a ser destacado é o quanto a digitalização cresceu em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, provando que a tecnologia é o caminho. Neste período, prestadores de serviços e empresas que já tinham uma colocação no mundo virtual saíram na frente.

A quarentena acelerou a busca mundial por serviços on-line, um mercado sem volta, que só tende a se desenvolver, e apenas quem estiver inserido e preparado para as novas necessidades conseguirão continuar crescendo, o que não deve ser visto com receio, mas como oportunidade. Atualmente existem muitos meios de aprender e aplicar práticas e ferramentas digitais.

2. Como é feita a digitalização do atendimento nesse setor?

Uma nova rede de informações vem surgindo, mais do que nunca, empresas do setor de transporte podem alcançar um novo nível de eficiência, com a possiblidade de maior obtenção de mercado e lucro, mais qualidade no serviço oferecido, agilidade para a rotina de trabalho de colaboradores e um melhor atendimento a clientes.

Tudo começa com a facilidade do acesso à informação. Hoje, não importa a sua localização geográfica, com o acesso à internet, os quatro cantos do país (e mesmo do mundo), podem ter acesso ao serviço que você ou sua empresa oferece. Através de sites e redes sociais, é possível contar a sua história, detalhar os serviços oferecidos, mostrar trabalhos já desempenhando (agregando credibilidade à sua marca), disponibilizar informações de contato e muito mais.

Em seguida, processos internos também podem ser modernizados, com a digitalização e redes de computadores. Com toda a tecnologia e o entendimento do seu uso, facilmente, pessoas conseguem encontrar o seu serviço, atestar o nível de confiabilidade e com e-commerce (comércio eletrônico), fornecedores e clientes conseguem interagir, realizando compra e venda, transações financeiras, tudo pela internet, de forma fácil, rápida e segura.

Outro ponto importante é a digitalização de documentos, assinaturas, comprovantes, confirmações de entrega e rastreamento de mercadorias. É possível acompanhar o deslocamento do produto, garantindo maior segurança e controle, tanto para quem oferece o serviço, como para quem o recebe.

3. Quais ferramentas digitais podem ser feitas?

Para participar do que deixou de ser uma tendência para ser o caminho certo a seguir, é importante entender e acompanhar as inovações da indústria 4.0, percebendo de que forma a sua empresa ou o seu negócio pode ser beneficiado, integrando profissionais que possam contribuir e capacitando colaboradores.

Criar uma boa performance on-line, preparando um site para atendimento ao público é essencial. Também é preciso inserir a sua marca nas redes sociais, multiplicando o alcance, facilitando o acesso para o seu público e integrando a meios tradicionais como o telefone. Neste momento, é importante entender quem são os seus clientes, para saber como melhor interagir e fechar negócios.

Outro ponto importante é transmitir confiabilidade ao público, adotando sistemas operacionais seguros, que garantam um autoatendimento de qualidade, como o uso de chatbots (robôs de comunicação), um software muito popular que reproduz conversas humanas em chats, possibilitando um atendimento personalizado que enriquece a experiência do cliente.

Integrar a sua empresa com profissionais que entendam de comunicação e tecnologia é extremamente importante, afinal, ferramentas digitais só alcançam o seu potencial quando bem aplicadas. Aqui, você deve avaliar qual o tamanho da sua necessidade e o quanto pode e quer investir, lembrando que a digitalização só tende a expandir o seu mercado, e consequentemente, a sua empresa e os seus lucros.

4. É possível vender com soluções digitais no setor de transportes?

Não apenas é possível vender com soluções digitais no setor de transportes, como é possível crescer e lucrar. A digitalização não é apenas mais uma opção, mas o futuro. Empresas e prestadores de serviços que saírem na frente com o uso de tecnologia ao seu favor, conquistarão de forma mais rápida credibilidade e confiança no mercado, ganhando maior público e obtendo maior alcance.

Com a internet, a qualidade e a segurança do serviço aumentam para empresas, colaboradores e clientes, desburocratiza, com a realização de transações e comprovações on-line, o uso de papel e os métodos antigos se tornaram ultrapassados, assim como as velas e lamparinas em meio a um universo de luz e tecnologia.

Inovações podem trazer desafios e dúvidas a princípio, mas também é o respiro necessário para a expansão, reaquecimento da economia, principalmente neste momento de retomada econômica, mostrando um novo caminho, não apenas para sobrevivência no mercado, mas para consolidação e expansão. A internet e a digitalização apresentam infinitas possibilidades, basta ter a coragem para acender a luz.

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