Caminhão arqueado: entenda essa questão de uma vez por todas!

Caminhão arqueado: entenda essa questão de uma vez por todas!

Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Nos últimos anos, o caminhão arqueado passou a ter uma presença cada vez mais significativa nas estradas brasileiras. Trata-se de uma tendência observada, sobretudo, nos veículos dirigidos por caminhoneiros mais jovens.

Mas, o que pode ser dito sobre a segurança dessa prática e o impacto da elevação dos eixos traseiros sobre a estabilidade dos caminhões? Confira o artigo de hoje e esclareça essas e outras dúvidas agora mesmo!

Por que caminhões arqueados são cada vez mais comuns?

Como se não bastassem as más condições das estradas ou o risco de acidentes e de roubo de cargas, a preferência por dirigir um caminhão arqueado é mais um assunto que precisa ser debatido pelos caminhoneiros brasileiros com cautela, pois a segurança nas estradas pode estar em jogo mais uma vez.

A prática de elevar os eixos traseiros passou a ser bastante comum nos últimos anos, especialmente entre os motoristas mais jovens, interessados em fazer com que o seu caminhão tenha um estilo diferenciado, semelhante aos veículos dos campeonatos truck.

Para isso, eles investem uma quantia alta para inserir calços sob a mola, ou acrescentar molas adicionais, criando uma diferença de altura entre as partes traseira e dianteira do caminhão. Em alguns casos, é possível encontrar concessionárias oferecendo veículos novos que já são entregues aos proprietários com a mudança.

Alguns adeptos do caminhão arqueado chegam a afirmar que a elevação traseira não representa um problema para o transporte de cargas. Pelo contrário, ela seria uma forma de deixar a direção mais firme e oferecer mais estabilidade nas curvas.

No entanto, os profissionais mais experientes e as autoridades alertam para os riscos de aderir a essa prática, exatamente por se tratar de uma alteração capaz de comprometer a qualidade e a durabilidade dos caminhões, representando um grande risco para a segurança dos caminhoneiros e demais usuários das estradas.

Quais são os riscos dessa prática?

A elevação dos eixos traseiros de um caminhão causa um impacto considerável na estabilidade do veículo como um todo, pois os eixos dianteiros ficam sobrecarregados com a transferência de peso.

Nesse caso, a suspensão dianteira fica totalmente comprometida, o que pode causar avarias quando as rodas cruzam desníveis ou buracos na pista e aumentam consideravelmente o risco de tombamento em curvas.

Sem o para-choque traseiro, que deixa de exercer seu papel por estar mais alto, o risco de prejuízos maiores em colisões aumenta. Além disso, o caminhão arqueado apresenta uma inclinação severa do cardan, o que promove o ronco no diferencial e, consequentemente, danos ao rolamento.

Até os próprios caminhoneiros ficam diretamente mais expostos ao perigo, uma vez que, no caso de uma frenagem forte e inesperada, a elevação traseira enfatiza o deslocamento da carga para a frente, em direção à cabine.

Com tantos problemas envolvendo o caminhão arqueado, as autoridades decidiram estabelecer limites legais para a prática, visando a garantir a segurança nas estradas.

 

Existem impedimentos legais para rodar com um caminhão arqueado?

Em março de 2014, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou uma resolução que alterou o Código Brasileiro de Trânsito em relação às modificações permitidas na suspensão dos veículos.

Desde então, a única inclinação autorizada nos eixos traseiros dos caminhões é de dois graus no chassi, considerando-se a carga transportada para fazer a elevação. Isso significa que é proibido rodar com o caminhão arqueado, sendo possível apenas a elevação dos eixos dentro do limite estabelecido pela lei.

As alterações na suspensão dianteira dos caminhões, feitas para rebaixar a frente, também são proibidas por lei. De acordo com as definições do Contran, somente é permitido instalar um sistema de tração adicional e incluir ou retirar eixos auxiliares, direcionais ou autodirecionais.

Sendo assim, os caminhoneiros devem ficar atentos não apenas em relação à elevação ou rebaixamento da suspensão dos veículos, mas, também, à distribuição de peso e ao limite permitido por eixo.

Dessa forma, ainda que os motoristas sejam adeptos de um estilo diferenciado, para manter as condições ideais de funcionamento dos caminhões e agir de acordo com as obrigações legais, é recomendado que a prática do caminhão arqueado seja deixada de lado.

Como resolver a questão?

Uma vez que os caminhões possuem tamanhos diferentes, a elevação de dois graus no nivelamento da traseira resultará em alturas diferentes, o que pode fazer com que alguns caminhoneiros, e até mesmo os agentes da fiscalização nas estradas, acreditem que os veículos não estejam dentro do padrão permitido.

Considerando o exemplo de um caminhão de seis metros de comprimento, a elevação total da traseira não pode ultrapassar 21 centímetros. Para evitar problemas e esclarecer dúvidas, a Polícia Federal divulgou uma fórmula simples para fazer esse cálculo:

  • primeiro, basta medir a altura do final da longarina, que será chamada de altura X;

  • em seguida, você deve medir a altura da longarina a uma distância de 1,5 metros da altura X, encontrando a altura Y;

  • ao final, calcule a diferença subtraindo a altura Y da altura X.

Para que seu caminhão arqueado esteja dentro dos padrões legais, o resultado encontrado deve ser menor que 3,5 centímetros.

A punição para quem descumprir a resolução do Contran pode envolver a perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação, o pagamento de multa, a retenção do documento e a apreensão do veículo. A ausência da informação sobre as alterações feitas no documento do veículo também resulta em penalidades.

Entretanto, evitar a prática do caminhão arqueado é necessário tanto para cumprir o que prevê a lei como para prolongar a vida útil do seu veículo e promover a segurança nas estradas.

Nesse sentido, seguir corretamente a prática da manutenção preventiva tem uma importância fundamental, como você entenderá ao final do nosso artigo.

Qual é a importância da manutenção preventiva?

O transporte de cargas pelas estradas brasileiras é uma atividade que está repleta de riscos, especialmente devido às péssimas condições das vias e aos riscos naturalmente relacionados à direção pesada.

Por essa razão, realizar a manutenção preventiva dos caminhões é muito importante para evitar problemas que podem vir a causar acidentes graves, trazendo inúmeros prejuízos tanto para os motoristas quanto para as empresas e para a sociedade como um todo.

Somente com a análise cuidadosa do estado de funcionamento e conservação do seu veículo é possível detectar as falhas com antecedência e providenciar os reparos necessários.

Agora que você já sabe por que deve evitar rodar com o caminhão arqueado e como a manutenção preventiva é essencial, confira os cuidados necessários e saiba quais erros devem ser evitados na conservação do seu veículo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

 

como prolongar a vida útil do seu caminhãoPowered by Rock Convert

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe 10 materiais para maximizar o lucro do motorista

Newsletter

Receba dicas e novidades sobre caminhões, no seu email:

Parceiros

WhatsApp

Canal WLM

Play
Play
Play
Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
Slider

Aumentar seus rendimentos como caminhoneiro

Guia do controle de custos da frota

Guia do controle de custos da frota
Share This