Basculamento de caminhões: você está fazendo isso certo?
O basculamento é uma das operações mais importantes e também arriscadas realizadas pelos caminhoneiros. Para evitar acidentes, é preciso que você siga todo o procedimento de forma bastante rígida, pois qualquer falha pode gerar grandes problemas.
Acidentes durante o basculamento não são tão comuns, pois a maioria dos caminhoneiros cuida muito bem do processo. Mas, vez por outra, surgem notícias de capotamentos, ou ocorrências graves geradas por caminhões circulando com a caçamba erguida.
A questão é que o basculamento exige tantos procedimentos preventivos que alguns deles podem ficar para trás no momento de realizar a operação. Por isso, o ideal é que você tenha um check-list no caminhão para se certificar de que não há nenhum problema na hora de bascular.
Veja, abaixo, alguns dos principais procedimentos aos quais você deve ficar atento:
Distribua a carga de maneira uniforme para facilitar o basculamento
Ao distribuir a carga dentro da caçamba, lembre-se de que o basculamento acontecerá posteriormente. Se ela for composta de vários materiais diferentes, veja quais deverão ser escoados do caminhão primeiro e dê preferência para que os mais leves fiquem mais ao fundo. Assim fica mais fácil a retirada no momento da operação.
Verifique se a carga é úmida e se pode grudar na caçamba
Um dos problemas das cargas úmidas é a possibilidade de que elas grudem na caçamba. Com isso, ao bascular o caminhão, a carga pode ficar presa e sair toda de uma vez depois, o que pode causar acidentes ou mesmo danificar o carregamento.
Certifique-se de que esse risco não existe. Caso seja inevitável, bascule aos poucos, tentando soltar a carga com a ajuda de algum objeto. Não tente desprender a carga dando trancos na caçamba, pois isso prejudica o conjunto hidráulico e, ainda, pode fazer com que o material saia de uma vez só, causando acidentes.
Respeite os limites legais de carga
Carregar o caminhão com peso além do permitido gera vários problemas. Durante o transporte, você pode ser multado no trajeto. Além disso, carregar mais material do que deve pode prejudicar a estabilidade do caminhão, aumentando o risco de acidente.
Na hora de bascular, você pode perder o controle da carga enquanto ela é despejada, gerando acidentes. Há também o problema do peso extra, que acaba forçando o mecanismo de basculamento e pode gerar prejuízos de manutenção.
Ao descarregar o caminhão, isole o seu entorno
Como a operação de basculamento envolve alguns riscos, o ideal é isolar a área no momento em que ela for ocorrer. Sinalize com cones em volta do caminhão e certifique-se de que não há ninguém por perto quando for erguer a caçamba.
Por segurança, mantenha o mesmo procedimento no momento em que for recolhê-la.
Bascule em terreno firme e nivelado
Jamais faça o basculamento em terrenos que não sejam firmes e nivelados. Bascular com o caminhão estacionado em um aclive pode fazer com que a cabine se erga e cause um capotamento grave.
Neste caso, vale uma ressalva: caso esse tipo de acidente ocorra com você, mantenha a calma e jamais tente pular do caminhão. Como você estará usando o cinto de segurança, pressione o próprio corpo contra o assento, para ter mais firmeza. Se o caminhão não chegar a capotar, mas parar em pé, aguarde a chegada de um resgate. Não tente sair sozinho, pois a altura é muito grande.
Já em relação à firmeza do terreno, tome cuidado com lugares cercados por lama e terra, pois o caminhão pode afundar com as rodas traseiras, durante o basculamento. Se isso ocorrer, será impossível retirá-lo sem um reboque.
Abra a tampa traseira antes de iniciar a operação
Um erro que costuma ocorrer durante o basculamento é a não abertura da tampa traseira, antes da caçamba ser erguida. O grande problema é que a carga fica represada, descendo de uma vez assim que a tampa é aberta em seguida. Isso pode causar acidentes graves.
Verifique se há rede elétrica próxima
Ao bascular a caçamba, a altura pode chegar ao nível da rede elétrica. Se a estrutura metálica encostar em fios da rede, as consequências podem ser fatais.
Antes de realizar a operação, verifique se não há rede elétrica próxima e, se houver, mude de lugar.
Não bascule sob ventos fortes
Quando a caçamba é levantada, para o basculamento, a resistência ao vento aumenta muito, devido a altura atingida pelo conjunto. Se estiver ventando muito no local, a resistência pode fazer com que o caminhão vire ou até mesmo se incline para trás.
Para evitar acidentes, o melhor é bascular em locais que não haja vento forte. Se o tempo estiver muito ruim, espere até melhorar para não correr riscos desnecessários.
Alinhe o conjunto antes de iniciar
O conjunto caçamba mais cavalo mecânico deve estar 100% alinhado para a operação de basculamento. Existem alguns caminhões que bloqueiam o movimento da caçamba, caso isso não ocorra. Mas não são todos.
O risco de realizar a operação com o conjunto desalinhado é o fato de que a quina da caçamba pode bater no cavalo mecânico, danificando não só a lataria do caminhão como forçando o conjunto hidráulico, que pode sofrer um dano definitivo.
Não ande com a caçamba levantada
Por mais absurdo que pareça, ainda existem caminhoneiros que trafegam com a caçamba levantada, o que pode causar graves acidentes.
O primeiro deles é o risco de capotamento, devido à resistência do vento que pode desestabilizar o caminhão.
Mas o pior é que a ponta da caçamba pode atingir obstáculos como viadutos, que são projetados para ficarem a uma altura que permita que os caminhões passem por baixo deles, mas não com a caçamba levantada. Se o mecanismo acertar o viaduto, pode haver um desabamento que vai atingir a cabine e também os outros carros e pedestres que estiverem no entorno.
Se o seu caminhão não possui um alarme para alertar que a caçamba está levantada, certifique-se de que ela está recolhida antes de sair.
Como você pode ver, a operação de basculamento envolve riscos, mas eles podem ser atenuados se você seguir todos os procedimentos necessários. Dessa forma, você consegue realizar seu trabalho de forma segura e eficiente!
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4.5
Uma empresa pode obrigar a bascular dentro do armazém , onde as tesouras do telhado são menores que o lance da caçamba , obrigando a caçamba ficar entre uma tesoura e outra ?
Bom dia! Tivemos uma ocorrência onde uma carreta caçamba tombou. Estou com uma dúvida: até que estágio do pistão eu posso manter a caçamba erguida, caso não tenha caído ainda material. Tem uma regra para isso, tipo…até x estágio tem que escorrer parte do material, ou não tem uma regra básica?
Olá Arnaldo. Não há regra básica pra essa situação, tendo em vista que a aderência do material dentro da caixa de carga, depende: do tipo de material, umidade, distribuição da carga, entre outros. Recomendamos que departamento de segurança da empresa desenvolva protocolos de segurança para operação.
Tenho uma pergunta:
Alguém pode me informar qual é altura que atinge a caçamba quando está basculando?
Deu uma caçamba com carreta LS
Fico aguardando a resposta..
Olá! Gentileza verificar com os representantes das marcas de caçambas (Rossetti, Fachini, etc…)
Bom dia.
Nos caminhões 31.330 tem um suporte com uma corrente na lateral da caçamba para abrir a caçamba, a duvida é, qual o nome desse suporte.
Olá! Gentileza verificar com os representantes de caçambas.
A minha caçamba n para erquida o que pode ser
?
Olá Fávio! Depende da tecnologia aplicada em seu implemento. Vamos dar algumas dicas: falha da válvula bidirecional ou comando do sistema hidráulico, falha interna do cilindro de basculamento, falha do sistema elétrica ou pneumático.
Olá! Informações muito útil para orientação das equipes quanto a segurança na operação deste equipamento. Parabéns!
Gostaria de saber se durante a operação pode efetuar o retorno (baixar a caçamba) ainda carregada, devido esquecimento de abertura da tampa ou observar um desalinhamento da cara. Este procedimento traz algum risco adicional? Pode levar a rompimento do sistema de óleo? Problemas no pistão? Ou descida brusca da bascula?
Desde já agradeço o esclarecimento.
Gostaria de saber quando a caçamba não levanta qual pode se o problema
Olá Luiz! Depende da tecnologia aplicada ao seu implemento. Vamos dar algumas dicas: mal funcionamento do engate da tomada de força, baixo nível de óleo, emperramento da válvula direcional ou comando do sistema hidráulico, baixa pressão da bomba hidráulica, emperramento do interruptor do fim de curso, falha no inclinometro, falha elétrica.
Sou Técnico em segurança do trabalho e aproveito as dicas dadas nesse site porque elas são úteis nos meus treinamentos. Parabéns aos idealizadores!
Olá Jenilson! Que alegria poder compartilhar conhecimento com você!
Gostaria que deixasse dicas referente a conservação dos pistons, o que não deve fazer, o que devemos evitar “manobras” com a caçamba erguida, “trancos” no conjunto para a limpeza e fechamento da tampa traseira….
Olá, parabéns pela postagem! excelente material para auxiliar no treinamento das equipes sobre segurança nas operações com este tipo de equipamento.
Gostaria de uma orientação na etapa de descida da caçamba.
Caso necessário retornar (baixar a caçamba) ainda com a carga, devido esquecimento de abertura da tampa, desalinhamento da carga, ou material grudado… Existe algum risco adicional neste etapa? pode ocorrer rompimento das mangueiras do sistema hidráulico? problemas no pistão? ou levar a uma descida abrupta da caçamba?
desde já, agradeço pelo esclarecimento.