Quais são as vantagens de agregar um caminhão? Entenda aqui

6 minutos para ler
O guia completo sobre as cabines SCANIA: saiba escolher a ideal para seu negócio
Planilha Cálculo de Frete

Muitos caminhoneiros atuam com diferentes clientes todos os meses no seu trabalho de entrega, entretanto, também é possível atuar de uma maneira mais fixa, como um caminhoneiro agregado.

Neste texto, explicaremos o que é a atividade de agregar caminhão, quais as vantagens de trabalhar nessa modalidade e quais os requisitos necessários para se tornar um profissional desse tipo.

O que é um caminhão agregado?

Um caminhão agregado ocorre quando um caminhoneiro decide trabalhar de maneira fixa para uma empresa, realizando entregas de maneira periódica e por um valor fixo. Esse acordo é feito de maneira prévia entre a empresa e o motorista.

Mesmo trabalhando fixamente para uma instituição, isso não impede que o motorista atue com outros clientes ocasionalmente, mas claro, sempre respeitando os prazos de entregas estabelecidos com a empresa.

Além disso, o caminhoneiro continua sendo o dono do caminhão e, como tal, pode utilizá-lo quando quiser, inclusive para fazer outras entregas. Ao mesmo tempo, também será ele quem arcará com os custos de reparo, revisão e da garagem para o veículo.

A parceria entre ambos ocorre sem um vínculo empregatício, então, caso o contrato se encerre ou uma das partes decida encerrar a parceria, o motorista não receberá benefícios ou outros encargos trabalhistas.

Também é interessante saber que a agregação de caminhões não é uma atividade que serve para todos os tipos de caminhoneiros, já que alguns buscam uma maior estabilidade na profissão, e podem não encontrar isso nesse tipo de serviço.

Nesses casos, o melhor é procurar uma empresa que o efetive como um funcionário e assine a sua carteira, para que assim ele tenha um horário determinado de trabalho, bem como todos os direitos previstos em lei.

Quais são as vantagens de agregar um caminhão?

Agregar caminhão pode trazer várias vantagens para o motorista. A seguir, vamos explicar melhor cada uma delas e como você poderá se beneficiar ao máximo com esse tipo de trabalho.

Previsibilidade de cargas

Uma das vantagens de ser um motorista agregado é a previsibilidade de cargas. Ou seja: você sempre saberá que tipo de carga levará e poderá preparar o seu caminhão previamente para transportá-la.

Algumas mercadorias precisam de um cuidado ou adaptação especial na carroceria, o que poderia até mesmo impedir o caminhoneiro de pegar certos fretes, já que ele precisaria de tempo para modificar seu caminhão.

Além disso, ao trabalhar com uma empresa específica, é muito comum que eles façam a entrega apenas de um tipo de produto, o que facilita o caminho para preparar o seu veículo e deixar todo o processo de entrega mais fácil.

E mesmo que exista essa variedade de mercadorias, a empresa poderá lhe oferecer um período a mais para se preparar e o caminhoneiro não precisará ter receio de perder o frete para outro motorista por este ter uma disponibilidade imediata.

Receita recorrente

Sendo um motorista agregado, você terá uma maior segurança financeira, uma vez que o contrato com a instituição será fixo e os fretes para serem realizados por meio dela serão recorrentes.

Isso é ótimo para um maior controle financeiro, além da possibilidade de se organizar para conseguir outros trabalhos como caminhoneiro, para complementar a renda.

É muito importante que o caminhoneiro saiba monitorar e controlar seu dinheiro, já que é preciso pagar suas contas em dia, além de ter uma reserva para eventuais problemas, como defeitos no caminhão.

Esse valor pode ser acordado previamente com a empresa, antes de assinarem o contrato. É interessante que o pagamento feito seja justo pelo trabalho a ser realizado, além da possibilidade de acordar alguns gastos que podem surgir durante o transporte, como alimentação do motorista.

Maior liberdade

Como falamos, apenas de ser um contrato fixo, o motorista não conta com um vínculo empregatício. Assim, ele poderá atuar com outras empresas e fazer fretes menores ou maiores a depender da demanda dos seus clientes fixos.

Assim, ele conseguirá não apenas ter a segurança de ter um recebimento fixo todos os meses, mas também poderá encontrar novas entregas para complementar a renda e ter um rendimento mensal maior.

Entretanto, é importante que haja organização na hora de adquirir outros trabalhos, já que é importante cumprir com os prazos e exigências da empresa fixa, caso o contrário, ela poderá romper a parceria.

A dica que oferecemos é investir em fretes menores, para locais próximos ou para locais que você já passará normalmente na volta para a casa, o chamado “frete de retorno”. Com isso, você satisfaz a empresa fixa e consegue um retorno financeiro maior.

Quais são os requisitos para trabalhar como caminhão agregado?

Em muitos casos, o caminhoneiro passará por uma seleção para se tornar agregado de uma empresa. Durante esse período, a instituição contratante avaliará alguns itens, como ano do caminhão, as documentações do veículo e do motorista, bem como sua liberação do gerenciamento de risco.

É importante que o caminhoneiro esteja com toda a sua documentação em dia, e o mesmo vale para o caminhão. Além disso, ele precisa mostrar profissionalismo e comprometimento com o trabalho a ser prestado.

Uma vez admitido, o profissional precisará passar por um treinamento para compreender o funcionamento da empresa, além de entender como será o seu trabalho. O profissional também precisará ser liberado da gerenciadora de risco e participar do programa de segurança rodoviária.

Uma dica para ter maiores chances de sucesso ao se candidatar para uma vaga como agregado em uma empresa é conhecer bem a instituição e conversar com profissionais que prestam ou já prestaram serviços a essa empresa.

Pessoas que tenham uma pequena empresa de frotas também podem agregar seus motoristas e, para isso, é preciso fechar um acordo com a instituição que esteja necessitando desse serviço, bem como apresentar e regularizar toda a documentação dos seus caminhoneiros.

Assim, antes de agregar caminhão, procure conhecer melhor a empresa para se certificar de que ela é de confiança e que honrará a sua parte do contrato. Além disso, o acordo deve ser bom para ambas as partes.

Gostou do texto? Então o compartilhe nas suas redes sociais e mostre para outros motoristas ou donos de frota como eles podem agregar seus veículos!

Controlar os custos das sua frota
O guia completo sobre as cabines SCANIA: saiba escolher a ideal para seu negócio
Você também pode gostar

Deixe um comentário