Investimento em Programa de Manutenção Premium garante valor de revenda, reduz tempo de parada e traz tranquilidade aos clientes

O organismo humano funciona como uma grande máquina composta por elementos complexos e, para manter o bem-estar físico e mental, é fundamental se alimentar bem, fazer exercícios regularmente e realizar exames com frequência. Quem deixa esses cuidados de lado coloca a saúde em risco e pode ter de correr atrás do prejuízo — por isso, a prevenção é mais econômica do que o tratamento. Com os veículos, não é diferente: para manter os motores funcionado com todo seu potencial é indispensável estar atento aos detalhes da manutenção, para evitar danos e gastos não planejados.

Pensando nisso, a Scania oferece aos seus clientes diferentes tipos de Programa de Manutenção. O mais completo é o Scania Premium. “O programa pode ser comparado a um plano de saúde. O atendimento nos exames ou consultas é basicamente o mesmo para quem tem convênio. O que muda é o processo deste pagamento, os valores, a cobertura em tempo integral, o atendimento personalizado e, principalmente, o conforto de não ter que se preocupar quando algo sair dos planos”, acredita Pietro Nistico, Gerente de Vendas de Serviços da Scania.

O Scania Premium contempla todas as revisões preventivas e corretivas necessárias para o veículo a cada 40 mil quilômetros, e também todas as manutenções corretivas decorrentes do desgaste natural das peças. O valor é calculado a partir de variáveis como tipo e modelo do veículo, aplicação e média da quilometragem rodada por mês. Assim, é possível prever os gastos. “Por exemplo, se é uma rota rodoviária, mas é necessário entrar em uma fazenda com estrada de terra, aumenta a necessidade de lubrificação e outros cuidados para veículos que circulam em áreas rurais. O recomendado é procurar o atendimento da Scania para entender a necessidade do seu negócio”, explica Nistico.

As vantagens de ser Premium

Para acompanhar as melhorias na tecnologia embarcada de seus veículos, a Scania investe no treinamento de seus técnicos em mecânica e na aquisição de softwares cada vez mais avançados para diagnóstico. Além disso, as concessionárias possuem métodos de trabalho, peças de alta qualidade e ferramentas atualizadas para otimizar o tempo de parada de ônibus e caminhões. Profissionais capacitados e oficina eficiente estão entre os principais benefícios dos Programas de Manutenção.

“O cliente deixa de gastar com estoque de peças e montagem de oficina e passa a ter foco apenas no seu negócio, enquanto a responsabilidade do caminhão fica com a concessionária Scania. Além disso, fazer a manutenção regularmente mantém a garantia do veículo e o valor de revenda”, explica Nistico.

O que o programa de Manutenção Scania Premium pode oferecer para você

O Programa de Manutenção Premium oferece a coleta de dados operacionais dos veículos durante as revisões. Com os relatórios gerados a partir dessas informações, é fácil identificar, por exemplo, sinais de má condução e atuar de maneira preventiva. Problemas diagnosticados como responsabilidade do motorista não são cobertos pelo programa – o mesmo vale para acidentes. Outra vantagem fundamental para quem faz a opção pelo Premium é a economia, além da redução de trâmites burocráticos.

Se um cliente que não tem o programa tiver a necessidade de trocar uma peça de alto valor, ele vai precisar passar por uma análise de crédito, que pode demorar até um dia e, consequentemente, atrasar o fluxo do seu negócio. Além disso, a assistência é 24 horas: o motorista em apuros só precisa acionar o Scania Assistance para que um técnico vá até o local fazer uma avaliação. Se for  algo simples, o reparo é feito na hora; se não, ele será direcionado à Casa Scania mais próxima. “Quem prefere fazer manutenções esporádicas pode acabar perdendo tempo. Ter atendimento personalizado é garantia de qualidade e tranquilidade”, diz Nistico.

O gerente conta que a Scania já registrou casos em que clientes do Programa de Manutenção Premium tiveram o motor do veículo trocado, por defeito, sem custo adicional. “Um gasto como esse, que pode chegar a R$ 30 mil, pode prejudicar a transportadora. Todo veículo comprado na Scania tem garantia de dois anos se for revisado apenas em concessionárias da empresa.”

(Esta reportagem foi publicada na edição 163 da revista Rei da Estrada)

Quer saber mais sobre o Programa de Manutenção Premium? Clique AQUI e fale conosco!