Veja as 9 vantagens de apostar na conectividade na gestão de frotas

Veja as 9 vantagens de apostar na conectividade na gestão de frotas

Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Você já parou para pensar na importância da conectividade na gestão de frotas? Na realidade, as ferramentas tecnológicas impactaram todos os segmentos e revolucionaram diversos processos. No transporte de cargas não foi diferente.

Toda essa atividade fica muito mais ágil e eficiente com a tecnologia, o que melhora as entregas e aumenta a satisfação do cliente. Como consequência, a transportadora tem uma reputação mais bem avaliada perante consumidores e fornecedores.

Ao automatizar esse tipo de gerenciamento e investir em melhorias sua empresa pode conseguir grandes oportunidades, como a diminuição de desperdícios, riscos, perdas e gastos — o que favorece a lucratividade do empreendimento.

Quer saber mais sobre a conectividade na gestão de frotas? Então, continue lendo este conteúdo para conhecer as vantagens dessa inovação que veio para aprimorar o frete do seu negócio.

1. Otimização dos processos de gerenciamento

Uma gestão de frota integra diversas tarefas e obrigações, como:

  • geração e emissão de documentos;

  • controle de combustível;

  • custos operacionais;

  • desempenho do motorista;

  • manutenções.

Essas funções só conseguem ser administradas a contento com o apoio de softwares específicos.

Dependendo da qualidade do programa, os resultados são imediatos e a transportadora alcança mais competência em seu gerenciamento. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais extensa do processo logístico e consegue contemplar, em tempo real, todos os trâmites relevantes sobre o assunto.

Assim, é possível tomar decisões estratégicas e agir sempre que for necessário para otimizar as operações.

2. Disponibilidade maior de dados

O fluxo da conectividade na gestão de frotas gera informações, que, quando interpretadas corretamente, tornam-se relevantes para o andamento dos processos.

Graças à tecnologia é possível obter mais segurança e manter a transportadora sempre informada, pois os caminhões ficam conectados a ferramentas que enviam dados de forma contínua.

Normalmente, esses informes podem ser acessados na nuvem e em qualquer dispositivo com acesso à web. Isso elimina o uso de aparatos manuais e burocráticos, como é o caso de planilhas e relatórios.

3. Melhoria da distribuição dos veículos

A entrega é o procedimento que tem o maior impacto financeiro na cadeia de transportes. Portanto, é preciso sempre buscar opções para minimizar custos e realizar ações estratégicas.

Com o apoio de um bom software de gestão logística, a empresa trabalha de forma integrada a outros sistemas, o que simplifica a distribuição dos veículos conforme a necessidade das entregas.

O resultado é uma destinação mais econômica e efetiva, uma vez que indica o caminhão mais apropriado para o tipo de carga a ser transportada. Por exemplo, os trajetos próximos e de volume reduzido são direcionados para um veículo menor para evitar o desperdício de capacidade.

4. Possibilidade de agendamento de revisões

Com o apoio da tecnologia é possível organizar melhor o agendamento das revisões ou manutenções preventivas, sem interferir no ritmo produtivo da frota.

Um caminhão tem milhares de peças e componentes em seu interior: imagine ter o controle de todos esses aparatos somente com planilhas físicas? Gerenciar tudo isso com sistemas de alto nível representa ganho de tempo e efetividade durante as análises de rotina.

Com o controle de agendamento das revisões, todas as máquinas ficam com data marcada para serem inspecionadas, o que diminui o índice de paradas por quebras em trajetos, por exemplo.

checklist para economia em viagensPowered by Rock Convert

5. Melhor gestão de gastos da manutenção

De forma individual, a manutenção preventiva custa pouco. Alguns programas permitem a avaliação de consumo/desgaste de cada peça, além de gerar relatórios para descobrir quando algo está custando mais do que deveria.

Em algumas situações, dispositivos de telemetria são muito úteis para um controle mais completo. São ferramentas que mostram a performance do veículo em tempo real: velocidade, aceleração, temperatura etc.

Um cronograma virtual para lubrificação em períodos menores, por exemplo, é uma prática que traz impactos positivos no gasto com fluidos de freio e de motor. 

Em suma, tanto a gestão de custo quanto a manutenção se tornam mais eficazes com um sistema que oferece maior controle sobre as máquinas — desde a performance até a parte mecânica.

6. Monitoramento mais qualificado e eficiente

Um grande desafio da gestão de frotas é “presenciar” o deslocamento dos caminhoneiros. Felizmente, a tecnologia trouxe uma solução, pois ela favoreceu o contato entre a empresa e o motorista. Além da capacidade de monitorar o caminhão, é possível estar em comunicação contínua com o colaborador de qualquer lugar.

O sistema também pode receber diversos dados sobre o trajeto, como posição do veículo, consumo de diesel, tempo e custo de viagem, entre outros.

A partir dessas informações, você consegue avaliar o desempenho do frotista e da máquina, identificar ultrapassagem de limite de velocidade, detectar situações que demandam correção (ex: redefinição de rotas), entre outros benefícios.

7. Mais segurança durante os deslocamentos

Alguns recursos simplificam a vida da empresa e do motorista. Isso ocorre porque é possível ter certeza de que a legislação de trânsito está sendo cumprida durante o trajeto.

Já em caso de ocorrências mais graves, como assalto ou roubo de cargas, a tecnologia permite agir prontamente, pois o veículo é visualizado em todo o seu percurso. Dessa forma, qualquer manobra suspeita pode ser imediatamente comunicada à polícia rodoviária.

fale conoscoPowered by Rock Convert

8. Planejamento estratégico das rotas

O mapeamento de rotas é um grande ganho para o transporte de cargas. Com soluções de GPS fica mais fácil escolher os trajetos mais curtos e conservados. Isso faz com que os motoristas não desperdicem tempo em trajetos longos ou até mesmo não passem por estradas consideradas mais perigosas.

Essa otimização aumenta o nível estratégico do negócio, considerando todos os pontos de parada e os prazos de entrega. Com isso, você consegue fazer uma medição precisa do consumo de diesel e medir o desgaste dos pneus.

9. Aumento da produtividade

Quando tempo e custos para executar as tarefas são reduzidos, a produtividade cresce de forma natural. Ao usar as melhores soluções tecnológicas, é possível contemplar a redução de erros e garantir a disponibilidade dos caminhões.

Com as vantagens da conectividade na gestão de frotas expostas ao longo deste conteúdo, você provavelmente está tentado a adquirir algumas soluções para o seu negócio, não é mesmo? Para isso, basta levantar as demandas e necessidades da sua transportadora para fazer as melhores escolhas.

Gostou deste post? Aproveite que você chegou até aqui e conheça nossos produtos e soluções. A WLM Scania tem um catálogo variado de veículos e serviços Scania para todos os portes de frotas. Venha conferir!

Controlar os custos das sua frotaPowered by Rock Convert

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe 10 materiais para maximizar o lucro do motorista

Newsletter

Receba dicas e novidades sobre caminhões, no seu email:

Parceiros

WhatsApp

Canal WLM

Play
Play
Play
Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
Slider

Aumentar seus rendimentos como caminhoneiro

Guia do controle de custos da frota

Guia do controle de custos da frota
Share This