Quanto custa ser caminhoneiro no Brasil, afinal?
Se você está pensando em entrar para o ramo do transporte rodoviário de cargas, saber quanto custa ser caminhoneiro no Brasil é importante para calcular quanto é preciso investir no início da carreira.
Além disso, ter conhecimento sobre os custos auxilia no planejamento financeiro e pode ajudar o motorista a tomar uma decisão importante: afinal, é melhor ser autônomo ou trabalhar como empregado?
Confira neste post os principais custos para se tornar caminhoneiro e saiba quais são as possibilidades de rendimento.
Boa leitura!
Quanto custa a habilitação para caminhoneiro?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, para conduzir veículos pesados de carga, é necessário estar habilitado nas categorias C, D ou E. Cada uma dessas categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permite conduzir caminhões de determinadas características. Veja a seguir as diferenças.
Categoria C
A CNH de categoria C habilita o motorista a conduzir veículos de transporte de carga com peso bruto total acima de 3.500 quilogramas. No entanto, o peso bruto total da unidade acoplada (como o reboque ou semirreboque) não pode ultrapassar 6 toneladas.
Categoria D
A categoria D dá direito a conduzir veículos de transporte de passageiros com mais de 8 lugares. Segundo o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), pela prevalência das categorias, o habilitado D pode conduzir veículos da categoria C e ainda transportar produtos perigosos.
Categoria E
A categoria E autoriza o condutor a dirigir combinações de veículos com uma unidade tracionada de peso bruto total maior que 6 toneladas ou com mais de uma unidade acoplada. Esse motorista também pode, segundo o Detran-RS, conduzir veículos das categorias B, C e D, além de cargas perigosas.
Custos das habilitações
O custo para a mudança de categorias da CNH varia por estado. Em São Paulo, por exemplo, o custo inicial é de R$ 261,51 e inclui taxas do Detran-SP, exame médico e avaliação psicológica. Fora isso, é necessário contratar aulas práticas junto a uma autoescola. O valor total dessas aulas pode chegar a R$ 1.500,00.
Para habilitar-se nas categorias C, D ou E é obrigatório, ainda, realizar um exame toxicológico. O preço varia de acordo com o laboratório escolhido mas, geralmente, custa a partir de R$ 300,00.
Quais são as principais despesas de um caminhoneiro?
Conhecer as principais despesas da profissão possibilita ao estradeiro calcular o valor mínimo que um frete deve pagar para compensar o custo do quilômetro rodado. Além disso, é preciso dar lucro suficiente para que o profissional e sua família tenham uma boa qualidade de vida.
Em novembro de 2015, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) realizou uma pesquisa para levantar dados sobre o ramo no Brasil. Baseados nela e em outros estudos específicos, calculamos os principais custos de um caminhoneiro para que você conheça melhor a profissão. Veja, abaixo, quais são eles.
Combustível
De acordo com a CNT, os caminhoneiros autônomos gastavam, à época da pesquisa, uma média de R$ 6.485,55 por mês em combustível. Com os aumentos dos preços nos últimos anos, esse valor, certamente, está maior. Em 2015, o litro do diesel custava, aproximadamente, R$ 2,50. Já em fevereiro deste ano, a média no país era de R$ 3,40.
Pedágios
Estima-se que o brasileiro gaste com pedágios, em média, R$ 8,77 a cada 100 quilômetros. Como os caminhoneiros autônomos rodavam, segundo o estudo da CNT, uma média de 9.344,7 quilômetros por mês, o gasto seria de R$ 819,53 mensais por eixo.
Manutenção
De acordo com os dados da CNT, à época da pesquisa, um autônomo fazia em média 5,4 revisões por ano e gastava com cada uma R$ 1.921,82. Assim, tinha uma despesa de R$ 864,82 ao mês. Mas esse valor pode diminuir se o caminhoneiro fizer a manutenção preventiva, pois ela fica em torno de 40% mais barata do que a corretiva.
Depreciação do caminhão
A depreciação é a perda de valor do veículo desde a compra até a data atual. Utilizando como exemplo o Scania R440, modelo mais vendido do Brasil, segundo a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em abril de 2011, um zero-quilômetro do modelo A 4×2 2 portas a diesel, custava R$ 364.067,00. Em abril de 2018, o preço era de R$ 226.576,00. Houve, portanto, depreciação de R$ 1.636,80 por mês.
Seguro
O seguro do caminhão (sem contar o da carga, que é obrigatório), fica em torno de 4% a 8% do valor venal (tabela Fipe). O prêmio, como é chamado o valor pago à seguradora, depende, no entanto, de vários fatores, como perfil do condutor, ano do modelo, quilometragem média rodada e plano de cobertura.
Impostos, taxas e outros
O caminhoneiro paga, durante toda sua vida profissional, uma série de taxas e impostos, seja em descontos no pagamento, seja como recolhimento e contratação obrigatórios.
Alguns exemplos são INSS, Imposto de Renda, contribuições sindicais, taxas veiculares (IPVA, DPVAT e Licenciamento), exames toxicológicos regulares e seguros para as cargas.
Então, é melhor ser caminhoneiro autônomo ou empregado?
Essa pergunta é difícil de ser respondida, pois diz respeito a escolha pessoal. O ideal é que você compreenda as diferenças entre uma modalidade e outra e faça sua opção.
Vejamos melhor o que cada uma delas oferece e exige.
Motorista empregado
O caminhoneiro empregado de uma empresa não precisa fazer o investimento em um caminhão, nem arcar com os custos de propriedade (como impostos, licenciamento e seguros). Também não precisa se preocupar em conseguir fretes e clientes.
Além disso, recebe um salário fixo, o que dá segurança em meses com pouca demanda de trabalho, e o contrato garante direitos como férias remuneradas, décimo terceiro salário, folgas semanais e licenças.
Porém, segundo a pesquisa da CNT, em 2015, os empregados — comparados com os autônomos — trabalhavam em média mais horas diárias e em mais dias por semana, com uma renda líquida menor (R$ 3.381,59).
Já o salário médio de admissão de um motorista de caminhão é, atualmente, R$ 1.769,00, segundo o Salariômetro da Fipe. Sobre esse valor, incidem os descontos trabalhistas.
Caminhoneiro autônomo
Para ser um caminhoneiro autônomo é preciso arrendar ou comprar um caminhão, investindo suas economias ou recorrendo a um financiamento. Depois, é preciso registrar-se como Transportador Autônomo de Cargas (TAC) junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Também deve controlar toda a documentação pessoal, do veículo, da mercadoria transportada e dos serviços prestados. Fora isso, há a necessidade de encontrar clientes, planejar as viagens e fazer o controle financeiro do seu negócio.
Entretanto, como autônomo, o profissional tem mais liberdade para administrar os próprios horários, não responde a um chefe e recebe por produção, podendo aumentar os rendimentos. Na pesquisa da CNT, a renda líquida média de um autônomo era de R$ 4.113,31.
Saber quanto custa ser caminhoneiro no Brasil é importantíssimo para quem está começando na profissão, pois só assim é possível decidir entre ser autônomo ou empregado. Afinal, as despesas são muitas e é preciso responsabilidade para tocar um negócio próprio. Por outro lado, mais liberdade e a possibilidade de aumentar os rendimentos podem compensar.
Este post ajudou você a conhecer mais sobre a vida de caminhoneiro? Então, compartilhe com seus amigos e colegas nas redes sociais e ajude-os a também entender esse mercado!
Boa tarde !
Estou a 13 anos no ramo de motorista.
Comprei meu caminhão graças a Deus conquistei meus Objetivos .
Nos dia de hoje vc mal paga as contas
Mas vamos lutar por um Brasil melhor e + justo.
Att : frnd tls
Obrigado por ler nossos conteúdos, Fernando. Se inscreva em nossa newsletter e recebe os conteúdos em seu e-mail!
4.5
Hoje está complicado sou autônomo fretes pésimos manutenção cara e o que realmente afeta é o combustível e pedágio
Olá Gilmar! Agradecemos seu comentário em nosso blog!
Sou empregado e às vezes penso em ter meu caminhão e ser autônomo mas pelo que vejo no dia a dia tenho a impressão que não vale a pena enfrentar toda essa burocracia , além da responsabilidade a mais, com documentação e fretes baixo. Isso me desanima um pouco, e me parece melhor ganhar um pouco menor como empregado mas ter a consciência mais tranquila.
Eu comprei meu caminhão já faz quase 2 anos e não fiz nem uma viajem pois, não vejo atraente os fretes que estão aí vou esperar melhor as coisas é bom lembrar que tenho outra atividade.