Jogo de ferramentas: quais não podem faltar no meu caminhão?

jogo de ferramentas
6 minutos para ler
Planilha Cálculo de FretePowered by Rock Convert

Quem está diariamente na estrada e tem uma certa experiência, sabe bem que entre uma viagem e outra os imprevistos podem acontecer. Desde pequenas falhas no pesado, até panes mais complexas, tudo é possível na rotina do caminhoneiro. Por esse motivo, é importante estar preparado com um jogo de ferramentas adequado, capaz de auxiliar nesse tipo de situação.

Ter as ferramentas certas pode ser a diferença entre uma solução rápida e segura do problema e uma grande espera e dor de cabeça. Além disso, essa é uma postura preventiva, que pode tornar suas viagens mais tranquilas, evitar acidentes e ainda poupar um bom tempo.

Pensando em ajudar você, listamos aqui algumas das ferramentas que não podem faltar no seu caminhão. Continue a leitura e confira!

Macaco

Sem dúvida, quando o assunto é jogo de ferramentas, o macaco é um dos principais itens que deve compor a lista do caminhoneiro. Essa é uma ferramenta indispensável para o dia a dia, ainda mais quando se trafega por regiões em que as rodovias não estão em bom estado de conservação e sempre causam algum dano ao veículo.

Nesses locais, a probabilidade de que algum problema na suspensão surja ou de que um pneu fure ou estoure é ainda maior. Por isso, é bem provável que você precise do macaco com certa frequência para realizar algum reparo.

Vale mencionar, contudo, que existem diferentes modelos de macaco. Assim, o ideal é buscar orientações para comprar aquele compatível com o tipo e o peso do seu caminhão. Caso contrário, pode haver o risco de acidentes ao se utilizar ferramentas improprias e que podem não suportar toda a carga.

Chave de roda

Outra ferramenta que não pode faltar no caminhão é a chave de roda. Junto do macaco, esse tipo de chave forma um conjunto elementar para a substituição de pneus e reparos em que é necessário retirar toda a roda do caminhão, como é o caso da troca de pastilhas e lonas de freio.

Sem essa ferramenta, dificilmente você conseguirá remover os parafusos das rodas, já que geralmente eles são apertados com equipamentos hidráulicos em borracharias. Ou seja, uma simples troca de pneu pode se tornar uma grande dor de cabeça e atrapalhar sua viagem se a chave de roda não fizer parte do seu arsenal de ferramentas.

Chaves de fenda e philips

Seguindo com a nossa lista de ferramentas, não podemos deixar de mencionar itens menores, mas igualmente importantes, como as chaves de fenda e philips.

Esse tipo de chave é essencial para reparo em pequenas peças do caminhão, fixadas com parafusos de diferentes tamanhos e furações. No geral, ter um jogo de chaves com modelos variados pode tirar você de situações de perigo, ao permitir a solução rápida de pequenas panes ou substituição de peças, como lanternas, lâmpadas etc.

As chaves de fenda e philips são de uso geral dentro de um caminhão, de modo que é praticamente certo que você precisará delas em algum momento. Então, é bom que elas estejam sempre ao alcance para ajudar.

Alicates

Como já falamos das chaves de fenda e philips, não podemos deixar de citar o alicate. Você, melhor do que ninguém, sabe que essa é uma ferramenta bastante versátil e útil em diferentes situações.

Assim, por exemplo, seja em panes elétricas seja em falhas mecânicas, certamente o alicate poderá ser utilizado. Além disso, há situações em que o alicate acaba substituindo outras ferramentas, literalmente salvando o motorista de dores de cabeça ainda maiores.

Lanternas delimitadoras

Apesar de não ser propriamente uma ferramenta, um item que deve estar sempre à disposição do motorista é a lanterna delimitadora. Por ser obrigatório, segundo a legislação, é essencial que se tenha lanternas extras no veículo, para casos em que uma ou mais venham a se perder, danificar ou queimar durante as viagens.

As lanternas delimitadoras têm a função de indicar aos demais motoristas, especialmente no período noturno, as dimensões do veículo, tanto na lateral quanto na parte traseira. Ou seja, são verdadeiros dispositivos de segurança.

Luvas de proteção

Quando se trata de um caminhão, muitos dos reparos necessários exigem força e o manuseio de peças pesadas. Nesse sentido, sempre há o risco de acidentes, ainda que seja em uma simples troca de pneu.

Por esse motivo, o caminhoneiro deve sempre se precaver, utilizando equipamentos de segurança, a exemplo das luvas. Esse item, embora comum, pode evitar acidentes graves com o motorista na hora de solucionar algum imprevisto na estrada.

Nesse sentido, por exemplo, um par de luvas de couro pode evitar o contato direto com superfícies aquecidas, esmagamento dos dedos com algum objeto, escoriações e outros acidentes desse tipo.

Então, a orientação que deixamos é que você leve sempre um par de luvas no caminhão. Vale mencionar, inclusive, que muitas empresas colocam as luvas como item obrigatório para o motorista sempre que há a necessidade de se executar algum serviço no caminhão.

Torquímetro

Apesar de ser uma ferramenta mais técnica e comum em oficinas, o torquímetro também é fundamental para reparos no pesado, especialmente modelos mais novos, em que existem diferentes exigências do fabricante quanto à força aplicada no aperto de parafusos, porcas e similares.

Sendo assim, o torquímetro é bastante importante quando é necessário executar serviços com um certo rigor técnico, seguindo as orientações da montadora do veículo. De certa forma, como na estrada não é possível utilizar todos os recursos de uma oficina mecânica, com auxílio desse item você consegue respeitar as limitações estruturais de cada peça, evitando avarias ou o desgaste prematuro de componentes.

Por fim, como foi possível perceber, um bom jogo de ferramentas nem sempre está relacionado com a quantidade delas, mas com a utilidade. Isso porque, na maioria dos casos, ferramentas simples podem solucionar situações complexas, tirando rapidamente o motorista de situações de risco. Desse modo, na hora de montar a sua caixa de ferramentas, não deixe nenhuma das que listamos de fora e, mais do que isso, tenha a sua segurança como prioridade.

Gostou deste artigo sobre jogo de ferramentas? Tem interesse em se manter informado sobre esse e outros assuntos relacionados ao dia a dia do caminhoneiro? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
checklist das peças de caminhãoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-