Ergonomia na cabine: entenda como influencia o desempenho ao volante
A ergonomia para motoristas é um assunto que vai muito além da qualidade de vida ao dirigir. Ao manter uma postura correta, sabemos que o motorista vai evitar dores no corpo e terá condições de dirigir com mais disposição. Esses são os reflexos a curto prazo. Porém, é importante destacar que a ergonomia traz benefícios significativos a longo prazo, como a redução do risco de surgimento de lesões e doenças mais sérias.
Quem é motorista profissional sabe bem: passar horas ao volante não é tarefa fácil! O desgaste físico é grande, principalmente quando o veículo não oferece condições adequadas. Porém, alguns fatores podem contribuir para que esse ofício se torne menos cansativo e desgastante para o corpo de quem conduz um veículo pesado. Um desses fatores é a ergonomia na cabine do veículo.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é ergonomia e a importância de ter um veículo ergonomicamente adequado. Além disso, vamos trazer dicas práticas que vão ajudá-lo a melhorar sua postura durante a condução do seu caminhão. Acompanhe e descubra!
Entendendo o que é ergonomia e sua importância
Se o termo “ergonomia” não soa tão familiar para você, não se preocupe! Vamos explicar rapidamente do que estamos falando. Ao falar em ergonomia nos referimos à capacidade que a máquina deve possuir para interagir com o homem, de forma que a segurança, conforto e eficiência na sua operação sejam sempre alcançados. Esse conceito busca otimizar as condições de trabalho humano por meio de novos projetos, tecnologias e desenhos industriais.
A ergonomia influencia diretamente o desempenho do motorista ao volante já que o profissional passa longos períodos na mesma posição e precisa estar confortavelmente inserido naquele ambiente. Quanto mais adequado for o posicionamento dento do caminhão, maior será a qualidade do trabalho, eficiência e rendimento.
O tema é tão importante que existe uma norma regulamentadora de segurança do trabalho que trata apenas dessa temática. A NR 17 estabelece os parâmetros de adaptação do ambiente de trabalho às características psicofisiológias dos trabalhadores. Para quem tem interesse em se aprofundar no assunto, vale a pena conferir o que diz essa norma.
Os estudos de ergonomia tem o propósito de harmonizar o sistema de trabalho — que, nesse caso, é o caminhão — a postura do trabalhador e os seus movimentos. Com a combinação desses três aspectos é possível reduzir o cansaço e o estresse, trazendo conforto e segurança ao dirigir:
- sistema de trabalho é o meio no qual o trabalhador está inserido, no caso do caminhoneiro o seu sistema de trabalho é a cabine do caminhão. Se incluem nesse contexto o banco, o painel de instrumentos, o volante e todo espaço interior.
- A postura do trabalhador se refere ao posicionamento dentro do cabine, isso inclui não só o posicionamento da coluna, mas também dos braços e das pernas. Trata-se da posição de todo o corpo e sua adequação ao espaço.
- Em se tratando de movimentos, nos referirmos a maneira como o corpo está posicionado e a adequação dos movimentos para que não ocorra nenhuma sobrecarga seja na coluna, no pescoço, nos braços ou pernas.
Ergonomia: conforto revertido em segurança
Quando falamos em ergonomia, a primeira palavra que vem à mente é “conforto”. Esse conforto, na condução de um veículo, significa, além de outras coisas, uma posição em que o motorista consiga trabalhar sem que partes do seu corpo, como tornozelos, pulsos e demais articulações sejam sobrecarregadas a ponto de ele sentir dores nessas regiões.
Nesse contexto, é fácil perceber porque a ergonomia tem ampla relação com a segurança. Como vimos, ela contribui para o conforto que, consequentemente, contribui para a melhora do desempenho nas atividades. Assim, dirigir se torna mais fácil e menos desgastante, o que faz com que o motorista esteja mais atento e seguro no que faz.
Isso significa que ao pensar em ergonomia para motoristas a temática se estende além do conforto e saúde, sendo também uma medida de segurança na estrada.
Ergonomia na cabine e dirigibilidade do veículo
Esse é um ponto que merece destaque. A ergonomia, muito mais do que apenas cuidar de questões relacionadas ao conforto, também está ligada a segurança. Somado a isso, outro aspecto importante e que afeta a rotina de trabalho é a sua capacidade de otimização da utilização da máquina.
Desta forma, a ergonomia deve estar preocupada também com a forma como o motorista pode usufruir da máquina em diferentes situações. Para deixar a explicação mais clara, vejamos alguns fatores que influenciam a ergonomia na cabine:
1. Posição do motorista e dos espelhos retrovisores
A posição do motorista, bem como a dos espelhos retrovisores devem ser pensadas de maneira ergonômica. Primeiro porque o motorista profissional passará horas a bordo do caminhão, logo, a posição de dirigir deve sempre primar pelo seu conforto; segundo, porque os espelhos retrovisores são uma extensão dos olhos do motorista e, por esse motivo, devem estar ao alcance de maneira ergonômica e fácil — não faz sentido o motorista ter que se contorcer para enxergar pelo retrovisor, ou perder o foco na estrada para fazer isso.
2. Tamanho da cabine
Em se tratando de ergonomia, esse é, sem dúvida, um dos fatores que mais contribuem para o conforto do motorista.
Cabines muito pequenas limitam muito a mobilidade do motorista. Embora quando ele está sentado dirigindo esse fator não tenha tanta interferência, é importante lembrar que muitos caminhoneiros fazem da cabine do caminhão a extensão de suas casas, logo a utilizam para passar a noite e descansar.
Nessas horas, a limitação de tamanho complica a vida do condutor, pois com espaço reduzido é bastante difícil acomodar seus pertences e ainda encontrar espaço para descansar com qualidade.
Esse fator é de grande relevância para a vida do motorista, pois uma noite mal dormida pode significar sono e cansaço no dia seguinte — o que pode afetar a segurança da viagem.
3. Posição dos instrumentos
Como dito, ergonomia significa a boa interação do homem com a máquina. Nesse ponto, não podemos deixar de falar sobre a posição dos botões, equipamentos e acessórios do caminhão.
Todos esses itens devem buscar uma excelente ergonomia, pois o motorista deve conseguir utilizá-los de maneira fácil e rápida para que não comprometa a sua atenção com a estrada. Além disso, essa característica proporciona um maior controle sobre a máquina e suas funções.
Para se ter um exemplo disso, basta olhar o interior de caminhões modernos. Todo o espaço interno é pensado para facilitar a interação com o motorista. Desde o volante com comandos dos sistemas do caminhão, regulável e que se dobra para facilitar a entrada e saída do motorista, até o painel curvo para facilitar o alcance, bancos que giram em seu próprio eixo etc.
A relevância da ergonomia para os fabricantes de caminhões
Atualmente a preocupação com a ergonomia na cabine é bem grande por parte das montadoras. Isso se deve ao fato de elas saberem que tal questão tem grande influência no desempenho do motorista ao volante e também na sua produtividade, e que esses fatores contam muito na hora da compra do pesado.
Contudo, essa preocupação com a ergonomia não deve ser preocupação apenas do fabricante do caminhão. O motorista também pode adotar algumas medidas que visam contribuir para o seu conforto, segurança e performance na direção do seu pesado.
Separamos cinco dicas práticas que vão ajudar a melhorar a sua ergonomia no trabalho. Confira!
1. Ajustes no banco
Sempre que entramos em um veículo, seja ela um carro ou um caminhão, a primeira coisa que fazemos é alinhar o banco, deixando na posição ideal para conduzirmos. Para os motoristas de caminhão esse cuidado com os ajustes no banco deve ser redobrado, já que eles passam muito tempo dirigindo na mesma posição.
O ajuste no banco deve ser feito de forma que fique com o motorista fique com a coluna reta e que seus pés alcancem os pedais sem esforço. Os bancos precisam ficar alinhados em uma posição em que os braços fiquem relaxados, exigindo menos esforço do profissional na hora de fazer as manobras.
Outro cuidado diz respeito ao ângulo do encosto do banco, ele não pode ficar reto demais nem deitado demais, geralmente o ângulo adequado é de 100 a 120 graus. Lembre-se que o ajuste do banco deve ser feito de acordo com as suas necessidades individuais, por isso, encontre o ajuste adequado ao seu corpo.
2. Organização da cabine
Algumas pessoas não sabem, mas a ergonomia vai além do posicionamento do corpo. Ela também diz respeito ao objetos que estão em nosso entorno. Isso quer dizer que o motorista deve manter a cabina sempre organizada, sem obstáculos no chão ou em locais que possam dificultar a condução do veículo e os movimentos do corpo.
3. Descanso e alongamento
Outra dica prática que vai fazer toda a diferença no conforto e produtividade é a questão das paradas para descanso e alongamento. É fundamental que o caminhoneiro respeite a legislação e faça as paradas como ela determina.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é obrigatório o descanso de 30 minutos após 4 horas na condução de veículo rodoviário de passageiros e 6 horas na condução de veículos de transporte de cargas, assim como o descanso mínimo de 11 horas dentro do período de 24 horas:
Art. 67-C. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas.
§ 1o Serão observados 30 (trinta) minutos para descanso dentro de cada 6 (seis) horas na condução de veículo de transporte de carga, sendo facultado o seu fracionamento e o do tempo de direção desde que não ultrapassadas 5 (cinco) horas e meia contínuas no exercício da condução.
§ 1o-A. Serão observados 30 (trinta) minutos para descanso a cada 4 (quatro) horas na condução de veículo rodoviário de passageiros, sendo facultado o seu fracionamento e o do tempo de direção.
Sempre que fizer paradas para descanso, faça alongamentos. Eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea além de aliviar as articulações.
4. Escolha do caminhão
Como destacamos anteriormente, a ergonomia da cabine e dirigibilidade do caminhão podem fazer toda a diferença no dia a dia do motorista. Nesse contexto, a dica é usar um veículo que ofereça as melhores condições para quem passa longos períodos na estrada.
Ao escolher um modelo de caminhão é fundamental avaliar diversos fatores e a ergonomia faz parte dessa lista. Por isso é importante testar o veículo e avaliar se ele atende às suas necessidades.
5. Suporte especializado
Quando falamos em ergonomia é preciso considerar tanto a escolha do caminhão adequado como o auxílio de um fisioterapeuta, caso necessário. Por isso a dica de buscar suporte de profissionais.
Na escolha do caminhão, conte com a expertise de fornecedores que forneçam veículos que atendam aos padrões de mercado e estejam alinhados às suas necessidades, tanto na questão de conforto e ergonomia, quanto em aspectos que envolvem motor, potência e tecnologia.
O cuidado com a saúde deve ser uma preocupação constante do motorista de caminhão. Por isso, busque adotar sempre uma alimentação saudável e ter cuidados com a saúde. Para garantir a adequação da sua cabine, procure a orientação de um fisioterapeuta especializado em ergonomia, além de avaliar o seu espaço de trabalho e adaptar às necessidades, ele poderá ensinar exercícios de alongamento que vão ajudar a relaxar o seu corpo durante as paradas.
Como você pode ver, é necessário ficar atento a muitos cuidados, desde a escolha do caminhão até o atenção com detalhes como os alongamentos e a busca de um suporte especializados.
A ergonomia na cabine tem total influência sobre o desempenho do motorista. Tanto em fatores relacionados à máquina, quanto ao motorista, é um tema que tem grande relevância na otimização da condução do veículo. Assim, é importante que o motorista saiba do seu papel e as medidas que pode tomar para diminuir o seu desgaste físico e melhorar sua saúde.
Com pequenas mudanças é possível enxergar grandes transformações, aos poucos você vai notando a melhoria da sua saúde, dos processos de carga e descarga, a redução no desgaste físico e mental e a produtividade. A atenção e o cuidado com a ergonomia trazem benefícios para todos os envolvidos na operação de transporte.
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