Como avaliar se está na hora de trocar de caminhão?

Como avaliar se está na hora de trocar de caminhão?

As novas perspectivas que a troca de caminhões pode trazer para o profissional da estrada são inúmeras, seja pensando no conforto e melhora no desempenho ou até mesmo para aproveitar novos recursos disponíveis no mercado, como as tecnologias embarcadas.

Mas você sabe a hora certa de trocar o seu veículo? Saber analisar a situação e concluir que é o momento certo é fundamental para que o negócio dê certo e o retorno seja satisfatório.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial sobre os sinais que indicam a necessidade da troca de caminhões e mostraremos um comparativo que vai ajudar você a escolher entre um novo e um usado.

Para saber mais, continue a leitura!

Quais fatores observar?

Apesar de parecer uma decisão simples, optar pela troca de caminhões depende de vários fatores. Por isso, é importante levar em consideração o estado de conservação do veículo, pois sua degradação pode trazer prejuízos significativos.

Abaixo, separamos alguns indicadores que devem ser observados na hora de tomar essa decisão.

Problemas mecânicos

Caminhões mais antigos necessitam de uma atenção especial no que se refere à manutenção. Porém, se forem feitas com frequência, podem elevar o custo e acabar comprometendo os ganhos com as entregas. Isso ocorre, pois, a medida que o veículo vai sendo usado, a necessidade de reparo aumenta — sem contar as revisões periódicas programadas.

Outro ponto a se considerar é que esses caminhões, estando no fim de sua vida útil, não possibilitam um conserto definitivo, levando o dono a realizar reparos paliativos, que muita das vezes se tornam caros, devido aos gastos repetitivos para resolver o mesmo problema. 

Baixa performance

Mesmo seguindo à risca todas as manutenções, a performance do veículo pode diminuir a medida que o tempo passa, trazendo instabilidade. A sensação de que o motor não vai suportar a exigência em diversos trechos mais difíceis é motivo de grande preocupação e desconforto para qualquer profissional da estrada.

Por esse tipo de problema ser menos recorrente em caminhões mais novos, a troca pode ser uma ótima decisão, pois reduzirá os gastos com manutenções e com caminhão parado para conserto — fora o desempenho superior que um veículo atualizado apresenta.

Necessidade de incluir novas tecnologias

Os benefícios que as novas tecnologias oferecem têm despertado o interesse dos caminhoneiros e gestores de frota. Além de aumentar a eficiência do serviço prestado, proporcionam mais segurança, conforto e praticidade na estrada.

As vantagens obtidas ao se trocar de caminhão são inúmeras, sendo algumas delas:

  • sistema de frenagem com alerta de colisão e transmissão sincronizada;
  • dispositivos integrados de rastreamento;
  • computadores de bordo e sistema de GPS;
  • tecnologias que reduzem a emissão de poluentes.

Alguns caminhões mais antigos não contam com esses suportes, sendo necessário um investimento que, muitas das vezes, não compensa. Isso pode pesar na hora de tomar a decisão de trocá-lo.

Alterações no tipo de cargas

Com o aumento da demanda, o profissional vê a necessidade de expandir os negócios e ampliar seu campo de atuação.

No caso dos caminhoneiros, ofertas maiores podem significar uma proposta de fretes mais pesados e volumosos, o que pode levar à necessidade de adquirir um novo veículo ou substituir os já existentes por outros que suportem esses pedidos.

Caminhão novo ou usado: quais as vantagens e desvantagens

Quem decide trocar de caminhão, costuma ter a dúvida de qual categoria escolher: novo ou usado. A seguir, mostraremos as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Novo

A ideia de adquirir um caminhão novo é tentadora, ainda mais com as vantagens que essa categoria apresenta.

Menos despesas com manutenção

Uma das grandes vantagens dos veículos novos é reduzir os gastos com manutenção. Na intenção de manter esses reparos sempre em ordem, as montadoras costumam incluir em suas vendas planos preventivos.

Além de uma boa redução de custos a curto e médio prazo, o comprador conta com uma mão de obra especializada e eficiente na hora de realizar essas revisões periódicas, dependendo do modelo de serviço escolhido na compra.

Economia de combustível

Podendo representar até 50% dos custos operacionais da frota, o gasto com combustível deve ser levado em consideração na hora de escolher por um caminhão novo. Para se obter essa economia, o ideal é investir em veículos com motores modernos, que possuam tecnologias atuais — que vêm reduzindo cada vez mais o consumo de combustível.

Além disso, os componentes atuais estão cada vez mais ecológicos, tendo em vista que as fabricantes estão engajadas em projetos que buscam reduzir a emissão de poluentes.

Disponibilidade de novas tecnologias

Os caminhões novos estão cada vez mais equipados com o que há de moderno no mercado, gerando uma maior segurança e comodidade tanto para os motoristas quanto para quem gerencia a frota.

Sistemas de transmissão automática, controles de estabilidade e até detectores de descanso são apenas algumas das possibilidades que a conectividade embarcada pode oferecer para o cliente.

Facilidade para compra

A desvantagem é que todos esses benefícios têm um preço. Investir nesse modelo de compra pode estar um pouco distante pelo lado financeiro, porém, não há motivos para desespero. Com um planejamento eficaz, é possível se programar para trocar seu veículo já desgastado por um novo.

Existem programas — geralmente de níveis estaduais e federais — que possibilitam ao comprador isenção de impostos, taxas de juros reduzidas e ainda condições especiais que podem se adaptar ao seu orçamento.

Uma boa dica é adquirir um consórcio. Além da oportunidade de obter o seu veículo sem juros, o pagamento é feito por meio de parcelas mais longas — alguns consórcios chegam a oferecer parcelamento de até 120 meses.

Usado

A outra maneira de realizar a troca de seu caminhão ou de frotas é optando por veículos usados. Essa categoria é mais acessível financeiramente, porém, é necessário pesquisar bem antes de concluir a compra. Abaixo, listamos algumas vantagens e desvantagens desse modelo de aquisição.

Menor desvalorização do veículo

Uma das vantagens mais discutidas por quem defende esse estilo de compra é a menor desvalorização do caminhão. Caso você queira vender ou trocar o seu veículo mais a frente, ele não perderá tanto o valor, se comparado ao que foi tirado direto na concessionária. 

Apesar disso, é preciso ter atenção, pois se a intenção de quem gerencia a frota é de renová-la a longo prazo esse molde pode não ser tão vantajoso. Nesses casos, a melhor opção são veículos novos, já que sua desvalorização pode ser diluída com o passar dos anos, possibilitando melhor poder de negociação futuramente.

Variedade de modelos

Como algumas montadoras costumam retirar determinados veículos de linha, acaba sendo mais fácil encontrar o modelo que mais se adapta às suas necessidades entre os usados. Não é muito difícil encontrar caminhões de todos os tipos e que mais se encaixe em seu orçamento.

Mas lembre-se! Certifique-se de adquiri-lo em uma concessionária de confiança e que garanta a boa procedência do veículo. Informe-se sobre seu histórico, os problemas que ele já teve, peças que já foram substituídas e sua vida útil, além de checar toda a documentação do caminhão.

Seguro mais elevado

Quem decide comprar um usado tem que saber que o valor do seguro costuma ser mais elevado, se comparado aos veículos novos. Isso ocorre porque tanto a mão de obra quanto a reposição das peças danificadas são mais escassas no mercado. Isso faz com que o caminhão represente um risco maior à seguradora, elevando o valor do serviço

Agora que você já sabe identificar a hora certa para a troca de caminhões, ficou muito mais fácil executar essa tarefa com sucesso, obtendo o retorno esperado, não é mesmo? É importante atentar-se a todos os fatores apresentados para não correr o risco de sair no prejuízo futuramente.

Gostou do artigo e quer continuar recebendo as novidades em primeira mão? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado!


About The Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe 10 materiais para maximizar o lucro do motorista

Newsletter

Receba dicas e novidades sobre caminhões, no seu email:

WhatsApp

Canal WLM

Play
Play
Play
Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
Slider

Aumentar seus rendimentos como caminhoneiro

Guia do controle de custos da frota

Guia do controle de custos da frota

Parceiro

Share This