6 mitos sobre o uso do freio motor no caminhão
Essencial para declives e desacelerações, o freio motor de caminhões é cercado de mitos. Para algumas pessoas, o uso dele causa superaquecimento, consome mais combustível e pode danificar os componentes do motor. Nenhuma dessas informações procede. Acreditar nesses boatos pode ser fatal, já que o freio motor é indispensável para uma direção segura.
O freio motor em um caminhão ou carreta, normalmente, não funciona como em um carro de passeio, em que basta baixar a marcha. Em alguns modelos mais novos, ele é acionado automaticamente com o freio normal, mas nos veículos mais antigos precisa ser manualmente ativado com um botão no painel ou alavanca perto do volante.
Neste artigo, desvendamos 6 mitos sobre o uso do freio motor em caminhões e carretas. Confira a lista:
1. Freio motor gasta mais combustível
Sem dúvida alguma esse é o mito mais comum sobre o uso do freio motor em veículos de carga. A razão para isso é que, ao sentir o motor segurar as rotações e ouvir um ronco forte, o motorista pode ter a impressão de que está sendo gasto mais combustível.
Mas a verdade é o contrário: sem pisar no acelerador, não há ingestão de combustível. Quando o motorista está pisando fundo e os giros ficam elevados, aí sim existe consumo excessivo. Mas quando o movimento é desaceleração, o aumento do giro se deve a outros fatores e não gasta combustível nenhum.
Ou seja, o bom uso do freio motor pode é reduzir o consumo do veículo em declives e desacelerações. Além disso pisar apenas no freio normal desperdiça mais potência gerada pela combustão.
Outra economia do uso correto do freio motor é no desgaste dos próprios freios regulares: como eles serão menos exigidos, vão durar mais tempo e, assim, baratear a manutenção do caminhão.
2. Freio motor superaquece o motor
O superaquecimento de um motor é um dos maiores medos de quem tem caminhão: além de ser um problema caro de consertar, os danos causados podem tirar o veículo de circulação por muito tempo, multiplicando os prejuízos.
Mas a verdade é que existem muitos mitos sobre o que pode levar ao superaquecimento, e o uso do freio motor é um deles. Considerando que outros componentes do motor estão em estado normal de funcionamento, a variação de temperatura causada pelo uso do freio motor é totalmente insignificante.
O fato é que, muitas vezes, os problemas de superaquecimento no veículo normalmente estão relacionados a um outro mito: o de que a válvula termostática não funciona. Ainda hoje, muitos motoristas removem a peça baseados em defeitos neste tipo de sistema no passado. Sem a válvula termostática, é bem provável que o motor superaqueça em subidas fortes.
3. Freio motor danifica os coletores de escapamento
Esse é um mito sem pé nem cabeça: o freio motor definitivamente não tem nada a ver com o desgaste dos coletores de escapamento. Talvez algumas pessoas imaginem essa associação pelo fato do ronco do motor ficar muito alto quando o freio motor é mal usado, mas nem nessas situações os coletores de escapamento são comprometidos.
A função dos coletores de escapamento é canalizar os gases de escape para os sistemas de exaustão, evitando que a contrapressão causada pelo funcionamento normal dos pistões no curso de escape drene a potência gerada no curso de combustão e/ou prejudique o funcionamento dos motores.
O curioso é que mesmo se o coletor de escape não for adequado para aliviar o motor do veículo, não é essa peça que vai estragar: os danos serão em outros componentes, com um risco maior para os pistões do motor. O que pode realmente estragar coletores de escapamento é o desleixo com a manutenção periódica do veículo.
4. Freio motor aumenta a pressão do cárter e prejudica o óleo
O cárter é o recipiente que envolve a parte inferior do motor, protegendo as partes móveis de objetos estranhos. Além disso, ele assegura a lubrificação em boa parte dos modelos de motores do mercado, pois é nele que fica acumulado o óleo lubrificante.
O mito aqui é que o uso do freio motor aumentaria a pressão do cárter, afetando a viscosidade do óleo e prejudicando a capacidade dele ser ‘puxado’. Não é verdade: o cárter e o óleo são feitos para aguentar condições bem mais extremas que um aumento de pressão pouco significativo causado pelo trabalho mais forte do motor.
O que realmente estraga o motor aí é não fazer as trocas de óleos regulares: à medida o óleo faz o seu trabalho e absorve resíduos, ele escurece e perde suas características. E o prejuízo causado pelo óleo velho no motor é um dos mais pesados financeiramente, apesar de ser prevenível apenas com a simples manutenção.
5. Freio motor em declives pode danificar a caixa de marchas
Essa é uma lenda com um inspiração em algo verdadeiro, mas não deixa de ser um mito. O uso do freio motor em veículos de carga é especialmente indicado para declives, para dar mais segurança, tração e controle de velocidade ao motorista.
Claro que, ao acionar o freio motor, é importante não fazer uma redução de velocidade brusca que poderia prejudicar as engrenagens — como em qualquer situação. E para garantir a suavidade e evitar o desgaste desnecessário no motor, é sempre importante ficar de olho no conta-giros e evitar que a rotação atinja níveis muitos elevados. Cada veículo possui uma faixa de rotação ideal para uso do freio motor, os fabricantes especificam essa faixa de rotação para o uso com maior eficiência sem danos nos componentes.
6. Freio motor não funciona
Só quem nunca desceu uma serra em um veículo pesado pode soltar uma dessas. O freio motor deve ser sempre acionado em desacelerações e declives, pois aumenta a capacidade de frenagem, reduz o desgastes nos freios e sobrecarga do sistema, aumentando assim a segurança na condução do veículo. É uma forma de não só economizar como evitar acidentes
Mas é preciso entender que para uma direção segura ele deve ser usado em combinação com os freios regulares do caminhão ou carreta. É pisando no freio que o motorista será capaz de controlar os giros do motor sem nenhum risco para o veículo; acionar o freio motor e soltar totalmente o pedal do freio não vai funcionar muito bem, ainda mais se a carga estiver pesada.
No final das contas, para evitar consumo excessivo de combustível e danos ao veículo na direção as regras ainda são as mesmas. Basta evitar rotações excessivas e trocas de marcha bruscas; ou seja, dirigir bem, com suavidade e segurança.
E você, usa o freio motor para conduzir seu caminhão com mais segurança? Já escutou alguma história dessas pela estrada? Compartilhe nos comentários!
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No carro, quando uso continuamente o freio motor, a temperatura baixa tanto que chega a menos de 70º C.
Obrigado por ler nossos conteúdos, Matheus. Se inscreva em nossa newsletter e recebe os conteúdos em seu e-mail!
Moro em Uberlândia MG e tenho como rota destino de trabalho o Rio de Janeiro. Sempre utilizando a Serra de Petrópolis, mantenho uma velocidade entre 50 e 60 kms/h com freio motor sempre em uso. Percebi que trabalhando a essa velocidade, pude obter grandes resultados. Com a grande captação de ar, tive melhor rendimento no sistema de arrefecimento, a refrigeração do sistema de freio de servicos é espetacular, consigo obter até 20 minutos no tempo de percurso sem aceleração constante e uma retomada expressiva no consumo de combustível, ja que, tenho uma perda considerável até chegar ao ponto de alívio na geometria da serra. Acredito que trabalhando a velocidade em sincronismo com o uso do freio motor, podemos obter melhores resultados. (Rs) não sei se estou realmente correto, mas estou aberto ao conhecimento. Alguém ai ja tentou trabalhar desta forma? Obrigado a todos e um excelente dia.
Obrigado por ler nossos conteúdos, Weslley. É isso mesmo! Quando você usa os recursos do caminhão de forma correta pode gerar uma economia significativa de consumo de combustível e de desgaste de outras peças do seu caminhão! Se inscreva em nossa newsletter e recebe os conteúdos em seu e-mail!
Manter sempre o freio motor acionado causa algum danos no motor?
Olá Lourival! Levando em consideração que o sistema do freio motor está funcionando perfeitamente, não haverá danos ao motor.
Bom dia! Tenho MB1935 Top Brake ano 1991, uso o freio sempre, gostaria de obter uma informação correta sobre os dois estágios do meu freio motor, ou seja, no estágio I ele funciona em conjunto com o acionamento do pedal de freio e no estágio II funciona imediatamente ao acioná-lo, porém se for trocar marcha, ao acionar a embreagem, o motor morre. Isto é normal, ou é um defeito?
Olá Guto! É normal, desde que essa redução na rotação seja apenas para tornar as trocas de marcha mais suaves, caso contrario sugerimos uma visita em oficina de sua confiança para executar um diagnóstico.
Bom dia! Tenho MB1935 Top Brake ano 1991, uso o freio sempre, gostaria de obter uma informação correta sobre os dois estágios do meu freio motor, ou seja, no estágio I ele funciona em conjunto com o acionamento do pedal de freio e no estágio II funciona imediatamente ao acioná-lo, porém se for trocar marcha, ao acionar a embreagem, o motor morre. Isto é normal, ou é um defeito?
Olá Guto! É normal, desde que essa redução na rotação seja apenas para tornar as trocas de marcha mais suaves, caso contrario sugerimos uma visita em oficina de sua confiança para executar um diagnóstico.