O consumo de diesel é um dos fatores mais relevantes que afetam o rendimento e a lucratividade do caminhoneiro. Por isso mesmo, escolher bem o combustível para caminhões faz toda a diferença no desempenho da sua viagem.

O Brasil é um dos países que mais sofre com a adulteração de combustíveis, sendo que o Diesel é um dos prediletos dos falsificadores. Além disso, o caminhoneiro tem muita dificuldade para escolher postos de qualidade, já que nem sempre é possível prever quais serão as opções existentes nos longos trajetos do dia a dia.

Por isso, preparamos este post com algumas dicas para que você escolha o combustível do seu caminhão sem medo de errar e, assim, melhore o rendimento do seu trabalho.

As diferenças entre o Diesel S-10 e S-500

A Petrobrás vem aumentando, gradativamente, a oferta do Diesel S-10 nos postos de combustível do país. Aos poucos ele poderá substituir o Diesel S-500, que é mais usado atualmente.

A diferença básica entre os dois tipos de combustível é a menor quantidade de enxofre na fórmula do S-10, em relação ao S-500.

Com isso, ocorre a redução da formação de poluentes, pois a queima de combustíveis com maior concentração de enxofre produz poluentes que são prejudiciais para saúde da população. Além disso, a redução do enxofre no combustível reduz a contaminação do sistema de injeção e de escapamento do veículos, aumentando principalmente a vida útil das unidades injetoras e catalisador”.

Sobre essa característica, vale uma ressalva: se você for usar o S-10 pela primeira vez, o ideal é esvaziar totalmente o tanque do caminhão antes de abastecer. Isso evita que a querosene jogue partículas do combustível velho no motor, causando entupimento dos bicos injetores, além de outros problemas.

Os cuidados para se escolher o melhor combustível

Agora, você vai ver 7 dicas para escolher o melhor combustível para o seu caminhão, tentando ao máximo fugir das armadilhas do Diesel adulterado.

1. Fique de olho no aspecto do posto

Postos mal cuidados, sujos e com frentistas sem uniforme denotam uma grande falta de cuidado dos seus proprietários. E servem de base para que você desconfie da qualidade do combustível.

Em geral, as grandes refinarias cuidam da imagem de suas marcas e tentam prezar pelo aspecto dos postos de combustível que utilizam suas bandeiras. Embora não haja uma fiscalização, existem competições internas que premiam os melhores postos e os mais bem cuidados.

Por isso, quando você vir um posto de combustível que não esteja em boas condições, é sinal de que ele não está no radar da empresa que lhe fornece combustível. Assim, a chance de que ele comercialize Diesel adulterado é maior.

2. Compare as bandeiras do posto e das bombas

Ao entrar no posto, a maioria das pessoas confere a bandeira exposta na fachada e nas marcações de preços. Mas e nas bombas?

Pois é, o perigo pode estar aí. Não existe um posto de combustível que ofereça produtos de refinarias diferentes no mesmo ambiente. Se isso ocorrer, certamente você estará diante de um caso de empresa clandestina.

Neste caso, é muito provável que este estabelecimento esteja oferecendo combustível adulterado. Fique esperto e, quando entrar no posto, veja se a bandeira que está nas bombas é a mesma da fachada e de outros itens presentes no espaço.

Caso contrário, não abasteça e denuncie o posto para as empresas cujas marcas ele está expondo.

3. Desconfie de preços muito baixos

Você já ouviu falar na frase “não existe almoço grátis”? Pois é, isso vale para combustíveis. Os postos compram combustível direto das refinarias e revendem para o consumidor. E o valor que os estabelecimentos pagam pelo produto é tabelado e estabelecido pela Petrobrás.

Portanto, o preço final para o caminhoneiro é definido sobre a margem de lucro do empresário. Postos que desejam baixar o seu preço, ganham menos no final da operação.

Assim sendo, você acha que um dono de posto, que tem que arcar com impostos, salários de empregados e estrutura do estabelecimento, tem condições de diminuir sua margem de lucro excessivamente? É claro que não!

Postos que oferecem Diesel muito mais barato do que a concorrência, certamente estão trabalhando com produtos de baixa qualidade, pelos quais pagaram menos. Portanto, por mais tentador que seja, não abasteça quando o preço for baixo demais.

4. Verifique a certificação do combustível

O Diesel passa por um controle de qualidade chamado teste de proveta, que verifica itens como a densidade do combustível, nível de poeira, ferrugem e a quantidade de água usada na mistura. Trata-se de um teste obrigatório que pode ser feito diante do consumidor, caso este solicite.

Postos com bons resultados costumam divulgar os números obtidos, como certificação para atestar a qualidade do seu combustível. Verifique esse item, antes de abastecer.

5. Guarde as notas fiscais

Além de ser um importante documento para o seu controle financeiro, a nota fiscal do abastecimento serve como proteção em caso de problemas.

Se você quiser acionar o posto na justiça, devido a algum problema causado pelo combustível, deve ter a documentação que comprove o abastecimento naquele local.

6. Programe sua viagem com antecedência

Como já dissemos, é difícil para o caminhoneiro escolher sempre os mesmo postos, já que seus trajetos são longos e variados. Mas você pode tentar programar suas viagens com antecedência.

Assim, é possível utilizar a Internet para verificar quais são os postos disponíveis no trajeto e qual a reputação deles entre os próprios caminhoneiros. Dessa forma, você evita ficar em situação de emergência, o que o obriga a abastecer em qualquer posto que aparecer.

7. Anote ocorrências em um caderno

Sempre que notar alto extraordinário, tanto positiva quanto negativamente, em relação ao abastecimento, anote em um diário de bordo no seu caminhão. Assim você poderá montar o seu próprio histórico de experiências com postos de combustível, dando preferência àqueles nos quais vivenciou as melhores situações.

Evite problemas ao abastecer, e escolha sempre o melhor combustível para caminhões, seguindo essas dicas. Você tem mais alguma contribuição para deixar para os colegas? Então participe deste post, deixando seu comentário e ajudando outros caminhoneiros!