O basculamento é uma das operações mais importantes e também arriscadas realizadas pelos caminhoneiros. Para evitar acidentes, é preciso que você siga todo o procedimento de forma bastante rígida, pois qualquer falha pode gerar grandes problemas.

Acidentes durante o basculamento não são tão comuns, pois a maioria dos caminhoneiros cuida muito bem do processo. Mas, vez por outra, surgem notícias de capotamentos, ou ocorrências graves geradas por caminhões circulando com a caçamba erguida.

A questão é que o basculamento exige tantos procedimentos preventivos que alguns deles podem ficar para trás no momento de realizar a operação. Por isso, o ideal é que você tenha um check-list no caminhão para se certificar de que não há nenhum problema na hora de bascular.

Veja, abaixo, alguns dos principais procedimentos aos quais você deve ficar atento:

Distribua a carga de maneira uniforme

Ao distribuir a carga dentro da caçamba, lembre-se de que o basculamento acontecerá posteriormente. Se ela for composta de vários materiais diferentes, veja quais deverão ser escoados do caminhão primeiro e dê preferência para que os mais leves fiquem mais ao fundo. Assim fica mais fácil a retirada no momento da operação.

Verifique se a carga é úmida e se pode grudar na caçamba

Um dos problemas das cargas úmidas é a possibilidade de que elas grudem na caçamba. Com isso, ao bascular o caminhão, a carga pode ficar presa e sair toda de uma vez depois, o que pode causar acidentes ou mesmo danificar o carregamento.

Certifique-se de que esse risco não existe. Caso seja inevitável, bascule aos poucos, tentando soltar a carga com a ajuda de algum objeto. Não tente desprender a carga dando trancos na caçamba, pois isso prejudica o conjunto hidráulico e, ainda, pode fazer com que o material saia de uma vez só, causando acidentes.

Respeite os limites legais de carga

Carregar o caminhão com peso além do permitido gera vários problemas. Durante o transporte, você pode ser multado no trajeto. Além disso, carregar mais material do que deve pode prejudicar a estabilidade do caminhão, aumentando o risco de acidente.

Na hora de bascular, você pode perder o controle da carga enquanto ela é despejada, gerando acidentes. Há também o problema do peso extra, que acaba forçando o mecanismo de basculamento e pode gerar prejuízos de manutenção.

Ao descarregar o caminhão, isole o seu entorno

Como a operação de basculamento envolve alguns riscos, o ideal é isolar a área no momento em que ela for ocorrer. Sinalize com cones em volta do caminhão e certifique-se de que não há ninguém por perto quando for erguer a caçamba.

Por segurança, mantenha o mesmo procedimento no momento em que for recolhê-la.

Bascule em terreno firme e nivelado

Jamais faça o basculamento em terrenos que não sejam firmes e nivelados. Bascular com o caminhão estacionado em um aclive pode fazer com que a cabine se erga e cause um capotamento grave.

Neste caso, vale uma ressalva: caso esse tipo de acidente ocorra com você, mantenha a calma e jamais tente pular do caminhão. Como você estará usando o cinto de segurança, pressione o próprio corpo contra o assento, para ter mais firmeza. Se o caminhão não chegar a capotar, mas parar em pé, aguarde a chegada de um resgate. Não tente sair sozinho, pois a altura é muito grande.

Já em relação à firmeza do terreno, tome cuidado com lugares cercados por lama e terra, pois o caminhão pode afundar com as rodas traseiras, durante o basculamento. Se isso ocorrer, será impossível retirá-lo sem um reboque.

Abra a tampa traseira antes de iniciar a operação

Um erro que costuma ocorrer durante o basculamento é a não abertura da tampa traseira, antes da caçamba ser erguida. O grande problema é que a carga fica represada, descendo de uma vez assim que a tampa é aberta em seguida. Isso pode causar acidentes graves.

Verifique se há rede elétrica próxima

Ao bascular a caçamba, a altura pode chegar ao nível da rede elétrica. Se a estrutura metálica encostar em fios da rede, as consequências podem ser fatais.

Antes de realizar a operação, verifique se não há rede elétrica próxima e, se houver, mude de lugar.

Não bascule sob ventos fortes

Quando a caçamba é levantada, para o basculamento, a resistência ao vento aumenta muito, devido a altura atingida pelo conjunto. Se estiver ventando muito no local, a resistência pode fazer com que o caminhão vire ou até mesmo se incline para trás.

Para evitar acidentes, o melhor é bascular em locais que não haja vento forte. Se o tempo estiver muito ruim, espere até melhorar para não correr riscos desnecessários.

Alinhe o conjunto antes de iniciar

O conjunto caçamba mais cavalo mecânico deve estar 100% alinhado para a operação de basculamento. Existem alguns caminhões que bloqueiam o movimento da caçamba, caso isso não ocorra. Mas não são todos.

O risco de realizar a operação com o conjunto desalinhado é o fato de que a quina da caçamba pode bater no cavalo mecânico, danificando não só a lataria do caminhão como forçando o conjunto hidráulico, que pode sofrer um dano definitivo.

Não ande com a caçamba levantada

Por mais absurdo que pareça, ainda existem caminhoneiros que trafegam com a caçamba levantada, o que pode causar graves acidentes.

O primeiro deles é o risco de capotamento, devido à resistência do vento que pode desestabilizar o caminhão.

Mas o pior é que a ponta da caçamba pode atingir obstáculos como viadutos, que são projetados para ficarem a uma altura que permita que os caminhões passem por baixo deles, mas não com a caçamba levantada. Se o mecanismo acertar o viaduto, pode haver um desabamento que vai atingir a cabine e também os outros carros e pedestres que estiverem no entorno.

Se o seu caminhão não possui um alarme para alertar que a caçamba está levantada, certifique-se de que ela está recolhida antes de sair.

Como você pode ver, a operação de basculamento envolve riscos, mas eles podem ser atenuados se você seguir todos os procedimentos necessários. Dessa forma, você consegue realizar seu trabalho de forma segura e eficiente!

Se quiser ter acesso a mais conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook!